eSports: Como fazer preparação para o alto desempenho?

eSports: Como fazer preparação para o alto desempenho?

eSports é um termo que lhe é familiar? O desenvolvimento da tecnologia a um ritmo alucinante, como o verificado no século XXI, abriu portas a novos mundos. Falamos, por exemplo, da competição virtual que está na origem dos desportos eletrónicos.

Assim como sucede no Xadrez, treinar para os eSports é significativamente diferente de treinar para desportos como voleibol ou andebol. Nestes últimos, melhorar a condição física e a força consegue ter muita influência na performance durante um jogo. No entanto, no caso dos eSports, o objetivo não é treinar a dimensão física, como a resistência. O foco está, pelo contrário, nas skills técnicas e táticas e na dimensão mental.

 

O que é determinante nos eSports?

 

Para conseguirmos alcançar maiores níveis de performance no gaming, é preciso seguir as guidelines listadas abaixo. As mesmas permitir-nos-ão conquistar as competições, partindo do nível amador até ao nível profissional.

 

1. Preparação física

 

  • A nossa condição

Devemos procurar estados internos que proporcionem equilíbrio e concentração, como por exemplo estar relaxado e descansado.

 

  • Preparação técnica

Neste ponto, treinam-se os nossos reflexos através da prática. Aprende-se a tomar decisões perante acontecimentos improváveis e a lidar com a confiança, seja no mapa, nas ferramentas ou nos heróis ou personagens. Ou seja, aqui, o importante é perceber como fazer.

 

  • Preparação tática

Para progredir nos eSports, é importante continuar a aprender como se desenrola o jogo. Nesse sentido, é preciso descobrir os seus mais íntimos detalhes, bem como as regras que o constituem. Além disso, conhecer combinações, tanto a nível individual como em estratégias de equipa, é relevante. Trata-se de entender o que fazer.

 

2. Preparação mental

 

  • Objetivos e metas

É fundamental percebermos a natureza das nossas metas, por que razão as definimos e o que queremos atingir com elas. Tal corresponde a ter uma missão/sonho.

 

  • Motivação

A motivação é aquela chama interior que, associada às nossas conquistas, produz energia que nos faz mexer em direção ao que desejamos. Isto serve tanto para o jogo como para a vida. Neste ponto, falamos da razão que nos leva a fazer algo.

 

  • Atenção e perceção

Nos eSports, é importante mantermo-nos concentrados, além de percebermos o que causa e como podemos evitar a falta de atenção. O foco é fundamental, pois permite-nos transitar para o mundo virtual como se estivéssemos nele. Trata-se de compreender o que realmente está a acontecer.

 

  • Emoções

É também primordial saber controlar as emoções. Para termos um melhor desempenho, devemos reconhecer como reagimos instintivamente a determinadas situações e como podemos melhorar essas reações. Nos momentos críticos do jogo, se não existir controlo prévio, estamos a desligar o caminho da criatividade e do pensamento lógico. Tal faz, às vezes, com que nos descontrolemos.

 

  • Pensamentos

Os pensamentos que vagueiam na nossa cabeça, em vez de nos ajudarem, fazem com que os nossos esforços nos impeçam de atingir as metas definidas. Nesse sentido, recordamos que a qualidade do pensamento é determinante na qualidade da nossa vida e também do jogo.

 

  • Valores

Sabermos quem somos e percebermos como agimos é essencial para vivermos preenchidos. Com efeito, é preciso uma determinada skill para viver com uma própria perceção e reconhecer uma postura de jogadas feitas por ego. Os valores são como a armadura de um cavaleiro: quanto mais resistente for o aço, mais vale a pena.

 

O aspeto mais fulcral na preparação mental não é descobrir as nossas potencialidades, mas tirar conclusões concisas e construí-las à volta da nossa vida. Acima de tudo, é necessário transformá-las em hábitos diários através da disciplina. Só a partir daí é possível alcançar os grandes palcos dos eSports.

 

Gonçalo Pires

Consultor e Coach IHTP Academia Desporto

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.