Fitness: A Importância do Exercício na Saúde das Mulheres!

Fitness: A Importância do Exercício na Saúde das Mulheres!

O fitness é cada vez mais procurado pelas mulheres que querem melhorar a forma física e aumentar o bem-estar. O papel da mulher na sociedade tem vindo a evoluir. Antigamente, cuidava da lida da casa e dos filhos, deixando o trabalho/negócio para o marido. Hoje começa a cuidar mais de si e dos seus interesses e é uma trabalhadora e/ou empresária. Em alguns casos, é inclusivamente a responsável pelo sustento da família.

Os ideais de beleza feminina também se alteraram. Hoje as mulheres veem o corpo elegante e definido como saúde e bem-estar. Daí que atribuam grande importância ao fitness.

 

O que é o fitness e quais os benefícios?

Muitas são as vezes em que ouvimos falar de fitness. Mas do que se trata, afinal? É um conjunto de exercícios que contribuem para uma boa forma física. Com uma alimentação adequada e a prática regular de exercício físico, conseguimos produzir resultados que melhoram o nosso dia-a-dia:

 

Pilates: A modalidade mais indicada para a mulher

Existem cada vez mais opções de atividades físicas, desde o treino funcional às aulas de dança e à musculação. O pilates é a modalidade mais indicada para a mulher, tendo em conta os seus benefícios:

  • Ajuda a diminuir os desequilíbrios musculares
  • Aumenta a resistência
  • Protege os ossos e articulações
  • Diminui a incontinência urinária
  • Define o abdominal
  • Melhora a postura corporal e o equilíbrio
  • Aumenta o metabolismo
  • Melhora a circulação sanguínea

Ao praticar pilates trabalha-se a respiração profunda, fazendo o corpo libertar a endorfina que atua como analgésico para algumas variações hormonais na mulher. Há, ainda, benefícios associados à gravidez, como o reforço do assoalho pélvico que vai auxiliar na hora do parto. O pilates ajuda também no reforço muscular para suportar o bebé e no reforço na coluna para não criar uma lombalgia. As grávidas que praticam exercício têm uma melhor recuperação pós-parto, menor incidência de cãibras durante a gravidez, menor probabilidade de ter varizes e ainda controlam mais facilmente o peso.

 

Dedique tempo ao fitness e melhore o seu bem-estar

Por vezes, dizemos que não temos tempo para a prática de exercício, mas na verdade 30 minutos do nosso dia são suficientes. Opte por algo que a faça verdadeiramente feliz e faça disso um hábito. Ganha em saúde, vitalidade e energia.

Quase todas as mulheres que procuram o ginásio têm como objetivo reduzir a gordura. Querem um corpo com um aspeto tonificado, sem celulite nem flacidez. Com a prática de fitness, o organismo sofre uma redução da gordura corporal e um aumento da massa magra. Os “pneuzinhos” no abdominal diminuem e as pernas e braços ficam mais firmes.

Se quer praticar fitness, conte inicialmente com a ajuda e apoio de um profissional de atividade física para ter um alto desempenho e fazer uma caminhada de e para o sucesso! Se entender útil e quiser um alento extra, há suplementos alimentares que, conjugados com exercício físico, trazem resultados fantásticos.

Lembre-se que é importante ter um sono de qualidade, através do qual relaxa e descansa de verdade. Todas as mulheres deveriam praticar atividade física para prevenir problemas de saúde e conquistar um excelente corpo e uma boa saúde física e mental. Só praticando é que conquistarão o maior galardão de todos – o bem-estar!

 

Patrícia Rodrigues

Professora de Educação Física e Desporto, Professora de Pilates e Treino MIT, Practitioner de PNL

www.altodesempenho.pt

 


Subscreva o nosso blog!

 

One response to “Fitness: A Importância do Exercício na Saúde das Mulheres!”

  1. Muito obrigado por todas as sugestões Patrícia Rodrigues!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *