Alimentação Saudável: 10 Lanches Nutritivos Para o Seu Filho!

Alimentação Saudável: 10 Lanches Nutritivos Para o Seu Filho!

Uma alimentação saudável é primordial para nutrir o nosso corpo. Nada deverá ser mais importante para um pai do que proporcionar uma alimentação rica em nutrientes, completa e equilibrada aos seus filhos. No entanto, o quotidiano agitado, as agendas preenchidas e a facilidade em adquirir refeições pré-cozinhadas ou embaladas dificultam o compromisso com uma alimentação saudável para os mais jovens.

 

Hábitos saudáveis em família!

Os seus filhos são diariamente bombardeados com publicidade tentadora a bolachas, fast-food e refrigerantes. Estes alimentos são nutricionalmente pobres e podem prejudicar gravemente a sua saúde e desempenho físico e mental.

É extremamente importante que os pais ensinem os filhos a optar, desde cedo, por uma alimentação saudável e a cuidar da sua saúde e bem-estar de forma preventiva.

Num país onde a taxa de obesidade atinge percentagens preocupantes, os pais devem ter consciência de que a forma como os filhos se alimentam tem uma influência marcante na sua qualidade de vida e futuro.

 

5 dicas para melhorar a educação alimentar do seu filho:

 

1. Liderar pelo exemplo.

É essencial que, enquanto cuidador, mostre ao seu filho que uma alimentação equilibrada é o caminho para um estilo de vida saudável. Se tenta convencê-lo a comer sopa todos os dias antes do prato principal, dê o exemplo e coma também. Molde os hábitos alimentares lá de casa.

 

2. Usar uma linguagem positiva.

Um dos erros mais comuns é a utilização de linguagem negativa quando são abordadas as temáticas alimentares em família. Mantenha um ambiente positivo e alegre relativamente às questões alimentares. Evite proibir determinados alimentos de forma direta e opte, ao invés, por encorajar escolhas mais saudáveis. Lembre-se de celebrar as boas opções do seu filho e ajude-o, assim, a desenvolver uma auto-imagem forte.

 

3. Respeitar os gostos das crianças.

Inclua o seu filho na preparação das refeições, levando-o consigo às compras e perguntando-lhe, entre um conjunto de opções equilibradas, quais as suas frutas, legumes e proteínas preferidos. Desta forma, ajustará as refeições familiares às preferências dele e promoverá uma alimentação saudável.

 

4. Parar de premiar os miúdos com alimentos nocivos.

Se quer que o seu filho opte autonomamente por alimentos saudáveis, é contraproducente premiá-lo com doces ou fast-food. Encontre formas de compensá-lo pelo bom comportamento com escolhas que não coloquem em causa a sua saúde.

 

5. Ser paciente. Fazer uma mudança de cada vez.

Se deseja promover uma alteração nos hábitos alimentares da sua família, seja paciente. Não espere que, de repente, o seu filho peça uma maçã para o lanche e legumes assados para o jantar. Fomente um processo de mudança a longo-prazo e lembre-se de que os gostos e paladares do seu filho irão transformar-se ao longo do tempo. Uma alimentação saudável não se adota de um dia para o outro.

 

Como preparar lanches que garantam uma alimentação saudável?

Os lanches da manhã e da tarde são as refeições em que é mais difícil garantir que o seu filho come de forma saudável. De facto, o hábito de dar às crianças um pacote de bolachas e um leite está bastante enraizado. É uma opção mais simples e rápida do que preparar algo com antecedência para os mais jovens levarem para a escola.

Contudo, sendo a saúde dos filhos tão importante, é fácil para qualquer pai encontrar motivação e proceder a determinadas mudanças. Siga os conselhos que lhe indicamos para ter uma alimentação saudável.

1. Confecione o lanche do seu filho com antecedência. Não espere pela manhã para preparar a lancheira. À pressa, tenderá a fazer escolhas menos baseadas no valor nutricional dos alimentos e mais dependentes do fator tempo.

2. Varie as opções de lanche e vá procurando alinhar-se com as preferências do seu filho. Se ele eventualmente não gostar de uma opção, troque e tente introduzi-la mais tarde, sem nunca forçar.

3. Sempre que possível, envolva o seu filho na preparação das refeições. Se não conseguir fazê-lo durante a semana, dediquem algum tempo do vosso fim-de-semana a preparar as refeições que ele vai ingerir.

 

Alimentação saudável: 10 opções de lanche para o seu filho!

As receitas de algumas das sugestões que lhe damos abaixo podem ser encontradas no grupo Wellness&Me 2017, no Facebook.

1. Fruta laminada. Numa primeira fase, facilite a ingestão cortando-a em cubos e colocando-a em recipientes de fácil acesso para o seu filho consumir.

2. Palitos de cenoura com húmus.

3. Muffins caseiros de alfarroba sem açúcar.

4. Chips de batata doce.

5. Iogurte natural com frutos vermelhos.

6. Batido de banana.

7. Granola caseira sem açúcar com iogurte.

8. Crepes de farinha de arroz com queijo fresco.

9. Barritas de aveia com frutos secos.

10. Bolachas de aveia e banana.

 

Jovens com hábitos alimentares saudáveis e equilibrados têm uma maior propensão para se tornarem adultos felizes e de sucesso. É fundamental que os pais promovam um estilo de vida e alimentação saudáveis desde tenra idade.

 


Subscreva o nosso blog!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *