Campos de férias: A melhor experiência para os seus filhos!

Campos de férias: A melhor experiência para os seus filhos!

Os campos de férias são uma excelente solução para ocupar os filhos durante as interrupções escolares. São lugares onde se vivem momentos marcantes de aventura, se criam novas amizades e se gera uma diversão que fica na memória dos mais novos.

Nos campos de férias, vivem-se períodos em que os estudos são esquecidos, os gadgets são colocados de lado e o tempo é de exploração de novas capacidades, no sentido de um maior desenvolvimento da autonomia.

Para os principiantes, pode ser algo assustador. Significa sair da zona de conforto, conhecer pessoas novas, fazer atividades diferentes das habituais, sem os miminhos dos familiares. Em poucos dias, os jovens que chegam com ar assustado e com vontade que o campo de férias acabe depressa mudam de opinião. E, no último dia, são os que ficam mais tristes, pois não querem que a experiência chegue ao fim.

É curioso assistir à chegada destes jovens com ar frágil e tímido e, após uma semana de convívio e aprendizagens mútuas nos campos de férias, vê-los crescer, quebrar a timidez e serem capazes de interagir com uma alegria e segurança próprias de quem sente que pertence a um grupo.
Neste artigo, fique a conhecer os benefícios que os campos de férias podem trazer aos seus filhos. Perceba, ainda, por que princípios se regem os profissionais que garantem a segurança e bem-estar das crianças e jovens.

 

8 Benefícios dos campos de férias para os jovens

1. Gestão de dinheiro:

  • Aprendem a gerir o dinheiro, a poupar, a negociar e a desenvolver estratégias para não “irem à falência”, com recurso a uma moeda criada no campo de férias.

2. Autonomia, independência, trabalho em equipa e sentido de responsabilidade:

  • Aprendem a pôr a mesa, a fazer a cama e a manter o espaço de refeição e os quartos limpos, através de uma estratégia de incentivos.
  • Tornam-se mais colaborantes e estimulam a entreajuda.
  • Aprendem a tomar decisões em grupo.

3. Ultrapassar medos e experimentar novos desafios:

  • Desenvolvem atividades divertidas que permitem ultrapassar os seus limites e ganhar resistência.

4. Conviver e desenvolver relações com os pares e com os adultos:

  • Aprendem a comunicar, interagir e partilhar.
  • Desenvolvem espírito de camaradagem.

5. Ganhos de desenvolvimento social:

  • Adquirem Fair Play. Têm de comemorar a vitória num jogo, mas são incentivados a comemorar com mais intensidade quando uma equipa rival ganha. Embora exista competição entre os grupos, aprendem a ficar felizes com as vitórias do adversário e a não levar a sério as suas derrotas.
  • Fazem grandes amigos.

6. Realização de grande parte das atividades ao ar livre.

7. Aumento da autoconfiança e autoestima.

8. Desligar dos gadgets:

  • O uso de telemóvel é permitido apenas no tempo livre após o jantar para falarem com os pais. Para lá desse tempo, os contactos com a família são travados por intermédio do coordenador do campo de férias.

 

Cuidados a ter com os jovens em campos de férias

Para que estes benefícios sejam reais, é necessário um exigente trabalho de bastidores. Embora a alegria e a animação sejam uma constante dos campos de férias, por trás de tanta diversão existe uma equipa responsável, treinada e atenta a tudo o que acontece.
Só profissionais qualificados garantem a segurança dos seus filhos nos campos de férias. Conheça alguns dos princípios pelos quais se rege uma equipa de sucesso.

Observação:

  • Conhecer os participantes.
  • Estar atentos aos mais novinhos, pois, a meio do campo de férias, sentem saudades de casa e necessitam de atenção extra do grupo.
  • Ter reuniões diárias para analisar ao pormenor o dia que passou e evitar ou resolver conflitos e situações de bullying.

Comunicação:

  • A comunicação é constante entre os animadores e o coordenador do campo de férias, para que os conflitos sejam trabalhados e resolvidos.
  • A comunicação existe entre o animador e a sua equipa, de modo a que as suas expectativas possam ser analisadas diariamente.
  • A comunicação é estimulada entre equipas.

Planificação:

  • A planificação é feita antes de iniciar o campo.
  • Todas as atividades são pensadas ao pormenor e têm um objetivo pedagógico.
  • Há uma adaptação diária baseada nas expectativas dos participantes.

 

Os campos de férias proporcionam aos participantes experiências enriquecedoras durante as interrupções escolares. É muito gratificante chegar ao fim de uma semana de convívio e ver os jovens soltos, felizes e cheios de vontade de voltar.

 

Susana Raposo

Consultora IHTP Academia de Educação

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.