Educação de um filho: Como ensiná-lo a tomar boas decisões

Educação de um filho: Como ensiná-lo a tomar boas decisões

A educação de um filho é uma tarefa complexa, que muitas vezes nos faz duvidar sobre o caminho a seguir. Com alguma frequência, encontro pais e mães que mostram preocupação face às escolhas que os filhos têm de fazer.

Dizem-me que os mesmos têm medo de não escolher a melhor opção ou, então, a mais acertada. Como tal, tendem a evitar decidir. Isto acontece em diferentes vertentes, tais como a escolha do curso universitário, dos amigos e até mesmo dos relacionamentos amorosos.

Para ajudar os jovens nas suas tomadas de decisão, vou partilhar uma ferramenta composta por 3 filtros. O recurso que se segue é um instrumento poderoso para a educação de um filho e pode ajudá-lo a ganhar mais confiança.

 

3 Filtros para auxiliar na educação de um filho

 

1. Filtro do Sonho

No livro Rumo à Terra dos Sonhos, o Dr. Adelino Cunha escreveu algo que para mim fez todo o sentido. Partilhou com o leitor uma fase da sua vida em que esteve incerto sobre a melhor decisão a tomar.

Na obra, o autor aconselha a que, sempre que tiver dúvidas sobre o caminho a seguir, pense se a decisão que vai tomar o leva para mais perto dos seus sonhos. A escolha que o fizer será sempre a melhor resolução.

 

Este ensinamento pode ser transposto para a realidade que abordamos neste artigo. Ensinar a seguir os sonhos sem medos é uma parte fundamental da educação de um filho.

 

2.Filtro dos Valores

Recentemente, numa sessão de Student Coaching, ajudei uma jovem a passar pelos filtros que agora partilho, através da identificação dos seus 5 valores fundamentais.

Um deles era a liberdade, o que significava poder ter uma vida sem rotinas definidas. Desejava não ter horários estabelecidos ou uma rigidez profissional que lhe limitasse a liberdade de escolher o que fazer diariamente.

 

Uma vez que um dos cursos que tinha em cima da mesa era Medicina Dentária, perguntei de que forma este valor estava alinhado com aquela área profissional e como teria de trabalhar. A resposta foi que o mesmo não estava em concordância com os seus anseios. Isto ajudou-a a colocar de parte uma área que não seria totalmente satisfatória para si.

 

3.Filtro da Aprendizagem

Quando estava na faculdade e me comecei a interessar pela área da Massagem, ainda frequentava o curso de Educação Física e Desporto. Contudo, embora não tivesse a certeza, sentia que esta outra atividade poderia ser interessante profissionalmente.

Decidi fazer um curso de Massagem, investi algum dinheiro e aprendi bastante. No entanto, cheguei à conclusão de que aquela área não fazia sentido para mim. Isto aconteceu porque a mesma não passava nos dois primeiros filtros, o do sonho e o dos valores. Claro, sei isto hoje!

 

Falhar e aprender com a experiência

O que eu gostava de sugerir é que permita e incentive o seu filho, desde muito novo, a tomar decisões. Mesmo que ache que aquela resolução não é a mais acertada, deixe-o seguir esse caminho. Permita que seja ele a descobrir que falhou para aprender com a experiência. Esta é uma medida fundamental para a educação de um filho.

Por vezes, os adultos têm tendência a tomar muitas decisões pelas crianças e jovens à sua responsabilidade. Assim, não se podem admirar que estas ganhem receio de decidir.

Não dê logo aos seus filhos as respostas às suas dúvidas. Coloque-os em situações para que as possam descobrir. Na educação de um filho, é importante fazer mais perguntas que o ajudem a refletir e pensar por si mesmo. Com esta atitude, estará a ensinar-lhe algo mais importante: aprender a tomar decisões.

 

Espero que tenha gostado desta ferramenta simples e que comece a aplicá-la no seu dia a dia. Vai ficar surpreendido com os resultados!

 

Lembre-se de que a educação de um filho é um processo contínuo que abrange várias áreas. Se o aproveitamento escolar também é uma das suas prioridades, faça download gratuito do nosso ebook. Obtenha dicas simples para ajudar o seu filho a melhorar as notas.

 

Nelson Ramos

Consultor IHTP Academia de Educação

CTA Ebook Ajude o seu Filho a Melhorar as Notas

 


Subscreva o nosso blog!

 


One response to “Educação de um filho: Como ensiná-lo a tomar boas decisões”

  1. Helder diz:

    Excelente artigo Nelson!
    Dicas simples e eficazes.

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.