Filhos: Não se deixe atormentar pelas dúvidas na hora de educar

Filhos: Não se deixe atormentar pelas dúvidas na hora de educar

Os filhos e a sua educação são sempre uma preocupação, além de um constante desafio, para qualquer pai. Por isso, é normal que surjam dúvidas.

Quantas vezes a pergunta “e se?” ecoou na sua cabeça? Quantas vezes se questionou sobre o que poderia ter sido diferente? No entanto, está é uma questão que ficará sempre sem resposta.

Na verdade, uma mãe ou um pai nunca estarão verdadeiramente preparados para o desafio supremo de ter filhos. Não há forma de contornar esta realidade. Contudo, atrevo-me a dizer: Ainda bem!

 

Educar os filhos é um processo de aprendizagem desafiante

A evolução e a aprendizagem são algo que nos deverá acompanhar ao longo de toda a vida. É uma pena que ainda existam pessoas com opinião contrária a esta.

No essencial da questão, eu, tu e tantos outros pais e futuros pais vivemos num permanente desafio. Procuramos constantemente ser e fazer o nosso papel o melhor possível e sem esperar nada em troca.

Afinal, o orgulho de “apenas” ver o crescimento acontecer, em todas as dimensões das nossas vidas, é uma retribuição fantástica. Além disso, é um privilégio sem par, que nem todos têm, acompanhar este processo de muito perto. Trata-se, com efeito, de algo imensurável.

Na ausência de um livro de instruções, apelamos normalmente ao que faz sentido. Com foco em tudo o que de bom se faz de forma generalizada, direi que o exemplo é algo muito poderoso. Por conseguinte devemos educar, ensinar e, acima de tudo, formar pelo exemplo.

Talvez a maior responsabilidade dos pais seja formar os filhos. Acima de tudo, como bons seres humanos, partindo daqui, tudo o resto fica mais fácil.

 

Aprender para poder educar melhor

Se precisarmos de aprender ferramentas para educar melhor os nossos filhos, então, aprendamos! Não deixemos que, neste ponto, a pergunta “e se?” ecoe. Ademais, se precisarmos de pedir ajuda a outros para corrigir algo, então, peçamos! Não devemos deixar que o orgulho nos tire o sono a pensar: “E se?”.

As obras de arte que perduram no tempo são aquelas que são realmente construídas com amor e paixão. Para uma mãe e para um pai, os filhos serão sempre as suas maiores obras de arte. Portanto, vamos a isso, coloquemos tudo o que temos e somos na educação destes seres maravilhosos: os nossos filhos!

 

Na I Have The Power, tem ao seu dispor uma equipa de consultores que o ajudarão a encontrar soluções para a educação dos seus filhos. Saiba mais sobre a nossa oferta formativa!

 

CONHECER OFERTA FORMATIVA

 

Fernando Agudo

Consultor IHTP Academia de Educação

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.