Liderança: Para ser um bom líder, dê o exemplo!

Liderança: Para ser um bom líder, dê o exemplo!

Liderança e compromisso. Quando abordamos estes temas, devemos lembrar-nos de que é na escola e na família que tudo começa. Será que vale a pena o esforço de cumprir? Vamos continuar a premiar quem não cumpre?

Há dias, assisti à indignação de uma jovem estudante que se deparou com uma situação de injustiça. Havia um teste marcado para o início da semana e o professor adiou-o a pedido de alguns alunos. Quem pediu esse adiamento não estudou e não se preparou. Comentou inclusivamente que tinha uma vida para além da escola e que não ficaria em casa a estudar durante o fim-de-semana. Porém, essa era, efetivamente, a sua responsabilidade.

A aluna estava indignada porque tinha feito um esforço, tinha passado o fim-de-semana a estudar. A revolta não se prendia por ter mais alguns dias para estudar, mas porque a sua liderança – neste caso, o seu professor – resolveu premiar quem não se esforçou, em detrimento de quem se empenhou por cumprir os seus compromissos e objetivos.

Este caso diz respeito a alunos, que estão a aprender com a liderança do professor e, portanto, na escola. Será este o ensinamento que queremos dar?

 

Educar sendo um exemplo de liderança!

Há algum tempo, estive numa reunião com encarregados de educação, agendada para as 18:45 horas, para a qual todos os pais tinham sido avisados. Chegadas as 18:45 horas, quem liderava a reunião disse: “Vamos lá dar os tais 15 minutos de tolerância”.

Então, quem chega a horas não é valorizado? Que sinal é que este líder estava a dar a quem chegou a horas? Para a próxima vez, valerá a pena o esforço para cumprir o compromisso?

Ainda durante a reunião, foram abordados vários assuntos de interesse geral de alunos, pais e professores. Dois ou três pais chegaram muito depois da hora designada e marcada para a reunião.

A professora chamou a atenção para a importância de os alunos chegarem a horas à primeira aula da manhã. A mãe de um aluno disse que não sabia porque é que o seu filho raramente conseguia chegar a horas. Curiosamente, foi a mãe que chegou à reunião de pais muito depois da hora de início.

A liderança pelo exemplo é crítica. Às vezes, vai custar, vai ser exigente e trabalhoso, mas é a liderança na família e na escola que vai influenciar decididamente aqueles que vão ser os líderes de amanhã.

Gostaria de ser um líder de sucesso, mas não sabe exatamente que princípios deve colocar em prática no seu dia-a-dia? Faça download gratuito do nosso ebook e perceba como pode desenvolver as suas capacidades de liderança.

 

Jorge Mendonça

Consultor & Manager Academia Liderança IHTP

 

CTA Ebook Aprenda a Ser um Líder de Sucesso!

 


Subscreva o nosso blog!

 


2 responses to “Liderança: Para ser um bom líder, dê o exemplo!”

  1. Concordo plenamente Jorge Mendonça!
    A Liderança pelo Exemplo é a única que tem valor e é crítica!

  2. Grande Verdade Jorge!

    No exército diz-se que só há uma maneira de Liderar: Pelo Exemplo!

    Dizer e não fazer é fácil, dizer e praticar o que se diz é arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *