Liderança: Para ser um bom líder, dê o exemplo!

Liderança: Para ser um bom líder, dê o exemplo!

Liderança e compromisso. Quando abordamos estes temas, devemos lembrar-nos de que é na escola e na família que tudo começa. Será que vale a pena o esforço de cumprir? Vamos continuar a premiar quem não cumpre?

Há dias, assisti à indignação de uma jovem estudante que se deparou com uma situação de injustiça. Havia um teste marcado para o início da semana e o professor adiou-o a pedido de alguns alunos. Quem pediu esse adiamento não estudou e não se preparou. Comentou inclusivamente que tinha uma vida para além da escola e que não ficaria em casa a estudar durante o fim-de-semana. Porém, essa era, efetivamente, a sua responsabilidade.

A aluna estava indignada porque tinha feito um esforço, tinha passado o fim-de-semana a estudar. A revolta não se prendia por ter mais alguns dias para estudar, mas porque a sua liderança – neste caso, o seu professor – resolveu premiar quem não se esforçou, em detrimento de quem se empenhou por cumprir os seus compromissos e objetivos.

Este caso diz respeito a alunos, que estão a aprender com a liderança do professor e, portanto, na escola. Será este o ensinamento que queremos dar?

 

Educar sendo um exemplo de liderança!

Há algum tempo, estive numa reunião com encarregados de educação, agendada para as 18:45 horas, para a qual todos os pais tinham sido avisados. Chegadas as 18:45 horas, quem liderava a reunião disse: “Vamos lá dar os tais 15 minutos de tolerância”.

Então, quem chega a horas não é valorizado? Que sinal é que este líder estava a dar a quem chegou a horas? Para a próxima vez, valerá a pena o esforço para cumprir o compromisso?

Ainda durante a reunião, foram abordados vários assuntos de interesse geral de alunos, pais e professores. Dois ou três pais chegaram muito depois da hora designada e marcada para a reunião.

A professora chamou a atenção para a importância de os alunos chegarem a horas à primeira aula da manhã. A mãe de um aluno disse que não sabia porque é que o seu filho raramente conseguia chegar a horas. Curiosamente, foi a mãe que chegou à reunião de pais muito depois da hora de início.

A liderança pelo exemplo é crítica. Às vezes, vai custar, vai ser exigente e trabalhoso, mas é a liderança na família e na escola que vai influenciar decididamente aqueles que vão ser os líderes de amanhã.

 

Jorge Mendonça
Consultor IHTP

 


Subscreva o nosso blog!

 

One response to “Liderança: Para ser um bom líder, dê o exemplo!”

  1. Concordo plenamente Jorge Mendonça!
    A Liderança pelo Exemplo é a única que tem valor e é crítica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *