Alimentação saudável: Benefícios das ervas aromáticas

Alimentação saudável: Benefícios das ervas aromáticas

Uma alimentação saudável é essencial para promover o seu bem-estar e um estilo de vida ativo. Contudo, isto não significa que deva deixar de lado os prazeres gastronómicos e optar por pratos sem tempero. Existem imensas alternativas que conservam todo o sabor das suas refeições sem malefícios para a saúde.

O uso de especiarias e ervas aromáticas provém de culturas antigas, em que eram usadas como medicamentos e óleos. Servem para a confeção de pratos e refeições adequados a uma alimentação saudável. Contudo, além de darem sabor e aroma à cozinha, as principais vantagens são os benefícios que trazem ao seu bem-estar.

A utilização de especiarias e ervas aromáticas como parte de uma alimentação saudável é muito importante para o organismo e para a mente humana. As mesmas podem ser consumidas e utilizadas inteiras ou em pó.

Conheça 10 ervas aromáticas e especiarias, bem como os seus benefícios e formas de utilização.

 

10 Ervas e especiarias a utilizar numa alimentação saudável

 

  • Alecrim

Benefícios: Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ajuda a equilibrar a tensão arterial, a função urinária e a digestão. Beneficia, ademais, a atividade cerebral.

Utilização culinária: Pode ser usado na generalidade das receitas de assados, em carnes de aves, legumes, molhos, peixes, pães e bebidas.

 

  • Orégãos

Benefícios: Auxilia a função gástrica e digestiva, é diurético, calmante e facilita a expetoração.

Utilização culinária: Casa bem com saladas, legumes, sopas, carne de aves e receitas italianas, como pizza.

 

  • Coentros

Benefícios: Reduz a fome, controla o colesterol e é benéfico para a função digestiva. Utilização culinária: Ideal para molhos, massas, caldos, peixe, marisco e pratos de arroz.

 

  • Louro

Benefícios: É antiflogístico e contribui para uma digestão saudável. Além disso, é benéfico para a atividade cerebral e atua como repelente natural.

Utilização culinária: Deve ser usado em pratos de peixe e molhos. É também o melhor tempero para sopas, verduras e todo o tipo de carnes.

 

  • Salsa

Benefícios: Combate a retenção de líquidos, reduz as dores menstruais, é anti-inflamatório e reforça o sistema imunológico.

Utilização culinária: Pode ser utilizado em saladas, sopas, peixe, carne, arroz e massas.

 

  • Manjericão

Benefícios: Regula a função urinária, é desinfetante, controla os espasmos corporais e ajuda a dilatar os brônquios.

Utilização culinária: É indicado para temperar massas, sopas, molhos e carne.

 

  • Hortelã

Benefícios: Essencial para uma alimentação saudável, é eficaz no auxílio da digestão e no controlo da dor e dos espasmos corporais. Atua também como estimulante, auxilia a expulsão da expetoração acumulada e serve como antisséptico.

Utilização culinária: É muito agradável para dar gosto a gelados e bebidas. Pode também ser usado como tempero para caldos, molhos, assados e grelhados.

 

  • Tomilho

Benefícios: Rico em ferro e cálcio, é digestivo e melhora patologias respiratórias.

Utilização culinária: É ideal para saladas, sopas, grelhados, carne e peixe.

 

  • Cravinho

Benefícios: É um anestésico natural, anti-inflamatório e antisséptico. Também é rico em magnésio, cálcio e vitamina C.

Utilização culinária: Constitui um tempero excelente para assados, pratos doces, caldos e licores.

 

  • Gengibre

Benéficos: Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Atua como preventivo de doenças cardiovasculares e cancerígenas, elimina náuseas, acelera o metabolismo e é um protetor do estômago.

Utilização culinária: Pode ser usado em assados, guisados, bolos, sopas, chás, bebidas, saladas e carne.

 

Todas estas ervas e raízes são bons substitutos do sal na culinária e promovem uma alimentação saudável. Agora que já conhece os benefícios, use-as no seu dia-a-dia. Recorde-se que somos o que comemos e que, por isso, é fundamental cultivar uma alimentação saudável.

Opte por um estilo de vida salutar e equilibre corpo e mente. Descarregue gratuitamente o nosso ebook e descubra os quatro passos essenciais para a plenitude física e mental.

 

Vânia Pereira

Consultora IHTP Academia de Saúde e Bem-Estar

 

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.