Alimentação saudável: Adeque a sua rotina às estações do ano!

Alimentação saudável: Adeque a sua rotina às estações do ano!

Alimentação saudável é sinónimo de um regime variado, adequado às necessidades de cada pessoa e às condições climatéricas. Um ano normal em Portugal tem quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Todas têm características diferentes em termos de temperatura, humidade, luminosidade, entre outros fatores.

Estas particularidades influenciam o nosso corpo e, consequentemente, a nossa digestão e tolerância aos alimentos. O porquê e de que forma isto acontece é uma grande questão. Encontramos resposta a esta pergunta numa ciência milenar, o Ayurveda. Este constitui o conhecimento para ter uma vida feliz e saudável.

Em resumo, a explicação está associada à presença de cinco elementos no mundo: água, fogo, terra, ar e espaço. Os mesmos, associados no nosso corpo, dão origem aos famosos Doshas, que resumem as características biológicas de cada pessoa. Se pensarmos um bocadinho, conseguimos perceber a presença desses elementos, em maior ou menor evidência, em cada estação do ano.

O facto de estes elementos se encontrarem, com graus de intensidade diferentes, no momento da refeição provoca alterações em termos digestivos. Isto deve ter implicância na forma como nos alimentamos para manter o equilíbrio do corpo e a saúde.

Perceba quais as características de cada estação do ano e saiba como devemos comer para manter uma alimentação saudável.

 

Alimentação saudável mediante as estações do ano

 

  • Verão

Comecemos pelo verão, que, por norma, tem muita luz, calor e tempo seco e penetrante. O estio reduz a presença de água, já que esta evapora. É considerada a estação que nos tira a força, pois o calor cansa. É, por isso, o período de eleição para fazer férias. Desse modo, para equilibrar, repor os níveis de água e manter a hidratação do corpo, devemos ingerir cerca de 2,5 a 3 litros deste líquido.

O verão é, por excelência, o período dos sumos, batidos, smoothies, iogurtes, frutas, saladas, ervas aromáticas, sopas e gelados. Estes últimos só devem ser consumidos até ao lanche e nunca à noite, pois provocam a acumulação de muco. Para manter uma alimentação saudável, devemos ingerir comidas ricas em água, já que este elemento se encontra em baixa.

É aconselhável reduzir o consumo de pão, bolachas, frutos e alimentos secos de uma forma geral. É ainda a altura certa para cortar no café, nas bebidas alcoólicas e nos ovos. Os últimos são especialmente difíceis de digerir, uma vez que são alimentos muito ricos e imaturos. No verão, a digestão fica mais lenta, pelo que devemos beber chás digestivos como parte de uma alimentação saudável.

É aconselhável também ter o cuidado de dormir mais para descansar, recuperar energia e manter o bem-estar. É permitido dormir a sesta como período de descanso.

 

  • Outono

No outono, a luminosidade começa a diminuir e o tempo torna-se um pouco menos seco. É, por isso, altura para começar a reduzir a ingestão de líquidos como forma de conseguirmos uma alimentação saudável. Podemos introduzir mais comida sólida, como bolachas, vegetais cozinhados, massa, arroz e batatas. É permitido ainda ingerir bebidas quentes. À medida que avançamos no tempo e a temperatura desce, podemos introduzir as especiarias, em substituição das ervas aromáticas.

 

  • Inverno

No inverno, o tempo é frio, húmido, tem pouca luz e o ar começa a ficar pesado. Esta estação dá-nos mais hidratação e o nosso metabolismo fica mais lento, o que nos permite recuperar e reconstruir.

É tempo de acordar mais cedo, fazer mais exercício físico e com maior intensidade. Curiosamente, o desporto que fazemos no inverno é o que nos permite ter um corpo fit todo o ano.

Para manter uma alimentação saudável no inverno, é necessário ingerir bebidas e comidas quentes. Devemos reduzir o consumo de líquidos para cerca de 1,5 litros por dia, que é o mínimo para nos mantermos hidratados. É ainda época para privilegiar comidas sólidas e quentes. Alguns alimentos aconselháveis para esta estação são pão, cereais, arroz, massa, carne, peixe, ghee, marmelada, ovos, especiarias, frutos secos, alho e cebola. Aposte, de forma geral, em alimentos secos e penetrantes.

 

  • Primavera

Na primavera, a temperatura começa a aumentar gradualmente. Por isso, devemos progressivamente começar a retirar os alimentos sólidos e aumentar a ingestão dos líquidos. É aconselhável comer frutas, sopas e saladas. Para manter uma alimentação saudável, devemos também retirar especiarias, gorduras, alimentos pesados e ovos.

 

 

Todo este processo é feito gradualmente e de acordo com os elementos naturais presentes em cada dia. Por exemplo, num dia de chuva, temos o elemento água em abundância. Nesse sentido, para contrabalançar, devemos reduzir os alimentos ricos em água e privilegiar os secos.

Equilibrar o nosso corpo com cada estação e com cada dia permite-nos evitar distúrbios digestivos e manter uma alimentação saudável. Dessa forma, conseguimos impedir sintomas como vómitos, diarreias, muco e alergias e manter uma saúde perfeita.

Como sempre, o segredo está no equilíbrio e na capacidade de viver em sintonia com o tempo e o corpo. Observe as estações, privilegie uma alimentação saudável e goze de uma saúde perfeita. Recorde-se que um estilo de vida com saúde não passa apenas pelas refeições. Aprenda a reduzir os níveis de stress e a desenvolver o seu bem-estar. Faça download gratuito do nosso ebook e comece a investir na sua qualidade de vida.

 

Anabela Trindade

Consultora IHTP Academia de Saúde e Bem-Estar

 

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.