Alongamentos ajudam-no a melhorar a qualidade de vida!

Alongamentos ajudam-no a melhorar a qualidade de vida!

Os alongamentos são essenciais para quem pratica exercício físico. São, aliás, um complemento deste hábito cada vez mais presente no nosso quotidiano com vista à melhoria do bem-estar.

Além da prática desportiva, uma boa alimentação, relações com qualidade e realização pessoal são fundamentais para ter um estilo de vida equilibrado e saudável.

 

A importância dos alongamentos

A realização de atividades físicas é muito importante para a saúde do corpo e da mente. Os alongamentos também o são, uma vez que devem sempre anteceder e suceder a prática de desporto.

Em suma, tratam-se de um conjunto de movimentos essenciais para a preparação e proteção dos músculos. Devem, com efeito, fazer-se a qualquer hora, seja ao acordar, ao deitar ou até mesmo no local de trabalho.

Implementar a modalidade dos alongamentos na sua rotina desportiva pode fazer milagres pelo seu bem-estar físico e mental. Previne, por exemplo, lesões e dores musculares, além de melhorar a postura, flexibilidade e saúde dos músculos e tendões.

Com estes movimentos, estamos não só a ativar a coordenação motora, mas também o equilíbrio, a força e a estabilidade do corpo e da mente. Além disso, treinamos a respiração. Pode até parecer uma perda de tempo. No entanto, é a diferença entre viver ou não com mais qualidade e equilíbrio.

Alongar-se regularmente proporciona relaxamento. Além disso, permite reduzir a ansiedade e o stress e oxigenar melhor o cérebro. Acima de tudo, trata-se de ter mais qualidade de vida!

Bastam apenas alguns minutos de alongamentos para promover diversos benefícios no seu dia a dia. Desde logo, estes preparam a musculatura para um melhor desempenho na atividade física. Ademais, ajudam-no a aguentar os movimentos e desgaste dos esforços repetitivos.

 

Recomendações para fazer os seus alongamentos

Deixamos-lhe algumas recomendações para que possa realizar os seus alongamentos. Siga as nossas dicas para melhorar o seu bem-estar e, acima de tudo, potenciar a sua saúde:

  1. Ao acordar, espreguice-se;
  2. No trabalho, procure manter uma postura correta. Se estiver muito tempo sentado, mantenha a coluna direita;
  3. No final do dia, faça movimentos de respiração e alongamento de cada grupo muscular.

O ideal é alongar durante 30 segundos em cada posição. No entanto, é importante referir que os alongamentos devem progredir de forma crescente. Nas primeiras vezes, encontre o seu limite. Verá que, depois de algum tempo, os movimentos tornar-se-ão mais fáceis e ágeis.

Durante os movimentos, é importante realizar respirações lentas e profundas. Os alongamentos e movimentos de relaxamento devem ser praticados por crianças, jovens e adultos.

 

Principais benefícios dos alongamentos

Entre as múltiplas vantagens e melhorias, destacamos:

  • Criam a sensação de relaxamento;
  • Aumentam a perceção consciente do corpo;
  • Acalmam a atividade mental;
  • Aumentam a sintonia entre o corpo e a mente;
  • Melhoram a elasticidade dos músculos, ou seja, a flexibilidade;
  • Aliviam as tensões musculares;
  • Promovem uma melhor circulação sanguínea;
  • Previnem lesões.

 

Não descure o seu equilíbrio o bem-estar. Encontre, no nosso ebook, 4 passos para um corpo e mente saudáveis. Faça o download gratuito e comece já a melhorar a sua qualidade de vida.

 

Vânia Pereira

Consultora IHTP Academia de Saúde e Bem-Estar

 

4 Passos para um corpo e mente saudáveis

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.