Fome Falsa: Controle a Vontade de Comer a Toda a Hora!

Fome Falsa: Controle a Vontade de Comer a Toda a Hora!

Fome falsa é algo mais comum do que possa pensar. Nem tudo é fome, às vezes é só vontade de comer. É o verdadeiro engano dos sentidos!

Quantas vezes ouvimos isto: “Não tenho fome, tenho vontade de comer!“. Parece contraditório, mas é verdade. Acontece com muita gente e, infelizmente, com maior frequência do que o expectável, somos enganados pelos sentidos.

O nosso processo digestivo, de um modo muito generalista e abordado de uma forma muito superficial, demora cerca de 3 a 4 horas aproximadamente. Este tempo envolve todo o processo dos sucos gástricos no estômago, terminando com a passagem para o intestino. A partir desse momento, o estômago fica finalmente vazio e pronto para receber novos alimentos. Supostamente, seria nessa altura que sentiríamos fome, já que esta é a fome física. Porém, os sentidos enganam-nos. Quantas vezes passamos por um local que imana um cheirinho a pão quente ou outra comida apetecível e a fome aparece? O olfato engana-nos e desejamos comida. Outras vezes é a visão. Quantas vezes sentimos fome quando olhamos para um gelado magnífico no verão ou para um bolo na vitrina de uma pastelaria? Mais uma vez somos enganados pelos sentidos.

Saber ouvir o nosso corpo e perceber os seus mecanismos, permite-nos resistir a estes pequenos assaltos que, mais tarde ou mais cedo, fazem estragos quer no peso quer na saúde.

 

Beber água, quando tiver fome. Simples, mas funciona!

Já parou para pensar sobre o que acontece quando a meio do processo digestivo coloca comida novamente no estômago? O processo pára e começa de novo. Já imaginou o que acontece ao alimento que já estava há mais tempo no estômago? Não pretendo ser descritiva porque com certeza já percebeu que não é uma boa prática comer a toda a hora. Mais do que isso, importa conhecer muito bem o funcionamento do nosso organismo, perceber as más práticas que temos no dia-a-dia e, sobretudo, corrigir esses maus hábitos, para que cada vez mais tenhamos uma melhor qualidade de vida.

Um truque simples para quando somos assaltados pelos impulsos dos sentidos é beber água. Simples? É verdade, mas eficaz. Beba um copo de água e isso acalmará o impulso. Se não for suficiente, beba um copo de água com açúcar – que me perdoem os mais sensíveis à questão do açúcar. Este é um método milenar e que funciona como o verdadeiro remédio para acalmar acessos de falsa fome. Quando estamos desidratados, parece que temos fome e na verdade é sede.

Ouçam e sintam o vosso corpo. Ele é, sem dúvida, um grande mestre. Permitam-se a parar para o fazer, assim serão com certeza menos vezes enganados pelos sentidos.

O engano dos sentidos continua no próximo artigo. Siga-nos e descubra como os sentidos o podem enganar durante o ato de comer. Até já!

 


Subscreva o nosso blog!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *