Meditação: 8 Dicas para se iniciar no processo meditativo!

Meditação: 8 Dicas para se iniciar no processo meditativo!

A meditação é uma prática milenar, conhecida por melhorar o bem-estar espiritual, mental e físico de quem a pratica. Atualmente, é vista também como uma forma de relaxamento natural.

Os budistas foram os primeiros a formalizar a meditação, na Índia, há cerca de 2.500 anos. O seu criador foi Siddhartha Gautama, tido como fundador do Budismo. O líder religioso viveu por volta de 500 a.C. Ficou conhecido como Buda depois de alcançar a “iluminação”, enquanto estava sentado sob uma árvore sagrada na posição de lótus.

Hoje em dia, a meditação é uma prática relevante em todas as principais religiões do mundo, embora de diferentes formas. Os seus princípios e métodos foram convergindo, dando origem a outros estados e ensinamentos.

Atualmente, vivemos num estado de hiperatividade e défice de atenção constantes, decorrentes do acesso a inúmeros estímulos de diferentes ordens. Isto faz com que nos esqueçamos, às vezes, de desacelerar (ou desligar) o nosso processamento mental. Em última instância, poderemos mesmo perder o controlo das nossas ações e pensamentos, sejam estes conscientes ou inconscientes.

 

Benefícios da meditação para a vida pessoal e profissional

A meditação, enquanto fantástico treino mental da atenção, visa a introspeção e a metacognição. Permite-nos, assim, desenvolver a capacidade de exercitar a atenção voltados para nós mesmos. Esta prática funciona como um treino do nosso estado de ser, que sincroniza mente, corpo e ação no mundo. Dessa forma, trabalhamos processos de atenção, introspeção e transformação.

Podemos encontrar vários tipos e formas de meditação. Não mencionando nenhuma em especial, é de ressalvar que as mesmas podem diferir na forma e estímulo de concentração.

Uma mente lúcida é aquela que está sintonizada com a consciência e com o momento presente! Através do processo meditativo, obtemos energia vital para o cérebro e a mente, orientados para se focarem no momento presente. O que conseguimos através desta prática? Ter maiores condições de interpretação da realidade exatamente como ela é. Tal assemelha-se a usar uma lente de “realidade” e não tanto a nossa “interpretação” (o que achamos que é).

A meditação permite-nos, ainda, estar realmente atentos e livres de pensamentos e memórias. Estes podem surgir naturalmente, pelo que devem também ser “descentralizados”. Assim, conseguiremos estar menos permeáveis a estados de instabilidade, ansiedade e nervosismo, entre outros.

Esta técnica é cada vez mais comum no nosso quotidiano. É possível encontrá-la em serviços educativos, no seio da família e até mesmo em empresas, que já reconhecem os profundos benefícios na performance das pessoas. Por isso, experimente! Treine! Confirme os resultados por si!

 

8 Passos para um pequeno exercício de meditação

  1. Sente-se em silêncio e numa posição confortável;
  2. Permita-se fechar os olhos para obter uma maior concentração;
  3. Observe a sua respiração e sinta como se desenrola todo o processo de entrada e saída do ar;
  4. Foque a sua atenção numa palavra, som ou sensação ou simplesmente coloque a sua mente em branco;
  5. Relaxe os músculos. Sinta a maravilhosa sensação de relaxamento que percorre todo o seu corpo, desde os pés até ao topo da cabeça;
  6. Respire devagar e naturalmente. Concentre a sua atenção em todo este processo e no movimento do seu abdómen a cada inspiração e expiração;
  7. Concentre-se e permaneça assim durante 10 a 20 minutos;
  8. Por fim, calma e tranquilamente, retome aos pensamentos presentes, abrindo os seus olhos. Sinta-se bem e em perfeito equilíbrio.

 

A meditação é uma estratégia importante para melhorar o seu bem-estar, mas não é a única. Descarregue gratuitamente o nosso ebook 4 Passos para um corpo e mente saudáveis, com dicas simples que o ajudarão a mudar o seu estilo de vida para melhor.

 

Andreia Dias e Ricardo Telo

Consultores IHTP Academia Saúde e Bem-Estar

Hipnoterapeutas

 

 


Subscreva o nosso blog!

 


2 responses to “Meditação: 8 Dicas para se iniciar no processo meditativo!”

  1. Excelentes dicas e uma boa primeira abordagem, da minha parte, à meditação.
    Parabéns pelo artigo Andreia Dias e Ricardo Telo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *