Natal: 5 Conselhos para não se deixar levar pelo stress!

Natal: 5 Conselhos para não se deixar levar pelo stress!

O Natal é retratado como uma época de amor, família, conforto, relaxamento, tranquilidade, paz, contribuição e harmonia. No entanto, para muitos, as festividades inerentes à quadra natalícia são temporadas de stress, correria e ansiedade.

O mês de dezembro preenche de conflitos a mente de muitas pessoas. Os problemas podem surgir, desde logo, com as horas intermináveis nas compras e a preocupação de encontrar as melhores prendas. Além disso, no emprego, chega o fecho do ano, bem como a ansiedade relativamente ao cumprimento dos objetivos.

A estes fatores acrescem a apertada gestão de tempo, a presença em inúmeros eventos e compromissos e os exageros alimentares. Podemos ainda somar a pretensão de criar a decoração de Natal perfeita e a preocupação com a felicidade de toda a família. Por fim, as finanças pessoais são outra das causas de stress nesta quadra.

Tranquilize-se! Se já sofreu de ansiedade pré-festividades, saiba que não é o único. Aliás, é algo bastante comum no nosso quotidiano.

Numa época que supostamente deveria ser de alegria, é comum deixarmo-nos levar pelas inúmeras exigências sociais. Assim, acabamos por nos esquecer do que é verdadeiramente importante: aproveitar o espírito natalício e desfrutar em família.

Algumas dicas são fundamentais para poder fazer deste Natal uma época de genuína harmonia a todos os níveis. Damos-lhe, por isso, 5 conselhos para reduzir o stress.

 

1. Planeie, prepare e agende (com antecedência)

Planeie o que pretende oferecer aos seus familiares, bem como as atividades e eventos prioritários para esta quadra festiva. Prepare desde o jantar com o grupo de amigos mais próximo à prenda da avó e do avô. Não se esqueça do jantar de Natal com os colegas nem do trabalho manual para oferecer ao seu filho. Ademais, reserve no calendário um horário para a visita a casa da tia, entre outros.

Crie uma lista para os presentes e outra para as atividades. Em seguida, aponte na sua agenda os blocos de tempo alocados a cada uma das tarefas. À medida que as for realizando, assinale-as como cumpridas.

 

2. Organize os seus eventos e descanse

Numa época tão especial como o Natal, a sua vontade é, certamente, aproveitar cada momento para estar com todas as pessoas que ama. No entanto, as atividades extra acarretam um custo. A falta de tempo para estar consigo e descansar, algo essencial para o seu equilíbrio, pode provocar-lhe stress.

Tente organizar as atividades de forma a reunir o máximo de pessoas importantes para si num único momento. Assim, poupará tempo e energia e conseguirá descansar nos intervalos entre eventos. Acima de tudo, conseguirá desfrutar da melhor forma da companhia dos que lhe são mais queridos.

 

3. Faça as suas compras online e peça ajuda

Uma das formas mais eficazes de poupar tempo e energia neste Natal é optar pelas compras online. Esta é a solução indicada sobretudo para quem fica ansioso só de imaginar uma ida ao shopping ou comércio local. Outra opção pode passar por pedir recomendações sobre quais os melhores presentes para oferecer aos seus familiares. Aproveite e informe-se com o seu consultor I Have The Power sobre as campanhas em vigor durante a época natalícia.

 

4. Pratique exercício físico

A prática desportiva ajudá-lo-á a sentir-se relaxado e a aliviar a tensão acumulada pela agenda mais exigente. Além disso, auxiliará na eliminação de algumas das toxinas decorrentes das escolhas alimentares.

 

5. Alimente-se bem e cuide de si

Opções alimentares menos saudáveis têm um impacto elevado na forma como se sente. Tal pode ter implicações não só na sua energia física, mas também na disponibilidade mental nesta quadra.

O mês de dezembro é, normalmente, marcado por alguns excessos, que apenas culminam no dia 2 de janeiro do ano seguinte. Portanto, são muitos dias de exageros e de toxinas a serem introduzidas no seu organismo. Tudo isto pode ser altamente prejudicial para a sua saúde.

Assim, aproveite o Natal para preparar pratos e sobremesas deliciosos e saudáveis e para cuidar de si. Mime-se com uma massagem, um banho de Sal de Epsom ou uma caminhada à beira mar. Acenda a lareira e leia um livro, medite ou faça qualquer outra atividade que o deixe feliz.

 

Aplique estas dicas e aproveite para fazer deste Natal uma época de verdadeira harmonia, amor e felicidade!

 

Vanessa Silva

Consultora IHTP Academia de Saúde e Bem-Estar

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.