Alimentação saudável: sugestões e dicas para o pequeno-almoço!

Alimentação saudável: sugestões e dicas para o pequeno-almoço!

Uma alimentação saudável é indissociável de um pequeno-almoço completo e equilibrado para começar o dia. Fazer uma refeição saudável dá-lhe energia para superar todos os desafios e compensar o gasto energético até ao anoitecer.

O pequeno-almoço é uma das refeições mais importantes do dia. É, aliás, eleita por muitos especialistas como a mais determinante para manter uma vida saudável. Após o jejum noturno, que tem uma duração média de 8 a 12 horas, é imprescindível que possamos reabastecer o nosso organismo da melhor forma pela manhã. É o primeiro momento que incentiva e consolida um estilo de vida com bons hábitos de uma alimentação saudável.

 

Pequeno-almoço saudável: Uma refeição essencial!

Escolhas saudáveis para a primeira refeição da manhã podem influenciar positivamente todo o nosso dia, permitindo melhorar a concentração, fomentar os níveis de humor e equilibrar o peso corporal. Esta refeição equilibrada e nutritiva é assim essencial num estilo de vida que preze uma alimentação saudável.

Durante a noite, apesar de estarmos a descansar, o corpo necessita de energia para manter as funções fisiológicas básicas do organismo, tais como a respiração, a regulação da temperatura corporal e o batimento cardíaco. Assim, é fundamental que o pequeno-almoço reponha toda a vitalidade necessária.

Depois de várias horas sem comer, o organismo absorve rapidamente os nutrientes dos alimentos ingeridos à primeira hora da manhã. Cair na tentação de ‘saltar’ o pequeno-almoço, quer seja por preguiça, quer seja pelo desejo de perder peso, é um erro grave.

As pessoas que têm por hábito fazer escolhas saudáveis ao pequeno-almoço têm uma maior propensão para consumir as doses diárias recomendadas de nutrientes e comer menos gorduras. Apresentam, por isso, um peso mais equilibrado, baixos níveis de colesterol e menor probabilidade de sofrer doenças cardíacas.

Um bom pequeno-almoço é essencial numa alimentação saudável e cuidada, que promova saúde e qualidade de vida.

 

5 Dicas para um pequeno-almoço saudável e variado

O típico pequeno-almoço português não se enquadra nas opções mais saudáveis. Pão com manteiga, meia de leite, café e leite com chocolate não representam as melhores e mais completas escolhas que podemos fazer pela manhã nem são compatíveis com uma alimentação saudável. Aliás, contribuem mesmo para que sinta menos energia e mais fadiga e irritabilidade ao longo do dia.

Ao pequeno-almoço, é extremamente importante evitar alimentos com muito açúcar ou ricos em gorduras saturadas. Para iniciar o seu dia da melhor forma, faça uma refeição completa e nutritiva e tenha uma alimentação saudável.

1. Água com limão ao acordar

Depois de muitas horas em jejum, é importante hidratar o organismo. Adicionando algumas gotas de limão à água, estará a facilitar a libertação de toxinas e a estimular o bom funcionamento intestinal.

2. Proteína

Acrescente uma fonte de proteína complexa (magra, com oito aminoácidos essenciais e biodisponível, ou seja, que é absorvida facilmente pelo organismo) ao seu pequeno-almoço. Coma ovos, queijo fresco, carnes brancas e sementes de cânhamo.

3. Gorduras saudáveis

Opte por gorduras boas, tais como o abacate.

4. Hidratos de carbono complexos

Inclua batata doce, pão de centeio e frutos vermelhos na sua refeição.

4. Fontes de fibra

Adicione aveia integral, linhaça e chia à lista de alimentos a ingerir.

 

Pequenos-almoços saudáveis para cada estação do ano

Respeitar o nosso corpo e escutá-lo é uma regra primordial. O organismo tem diferentes necessidades em função da temperatura que se faz sentir. Apresentamos-lhe algumas sugestões de pequeno-almoço para cada estação do ano e correspondentes a um estilo de vida e alimentação saudável.

Outono:

  • Papas de aveia quentes com claras, abóbora e frutos secos;
  • Bolo de maçã e canela na caneca;
  • Omelete de cogumelos com abacate e tostas de batata doce.

Inverno:

  • Tosta de abacate com ovos escalfados;
  • Muffins de espinafres e cogumelos;
  • Queque de aveia com mirtilos e uvas.

Primavera:

  • Dois ovos cozidos com frutos vermelhos e abacate;
  • Batido de morangos, chia, leite vegetal e meia curgete;
  • Pudim de chia com frutos vermelhos.

Verão:

  • Batido de banana, canela e abacate;
  • Iogurte natural com manga, coco e frutos secos;
  • Taça de meloa com iogurte natural e sementes de cânhamo com ovo cozido.

 

Um pequeno-almoço saudável deve ser priorizado enquanto refeição, uma vez que aporta um grande número de benefícios que contribuem para o bem-estar de cada indivíduo.

A primeira refeição do dia deverá ser completa, equilibrada e variada, combinar todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, respeitar as necessidades de acordo com a estação do ano e ir de encontro aos gostos de cada pessoa. Esta ideia é essencial num estilo de vida e alimentação saudável.

 


Subscreva o nosso blog!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *