Stress: Aprenda a parar e diminua a pressão do dia a dia!
O stress é uma das condições mais comuns na sociedade atual. Saber parar é um desafio dos tempos modernos. Vivemos numa “sociedade microondas”, em que se quer tudo no imediato: para hoje ou, de preferência, para ontem. Não temos tempo para parar ou, julgamos nós, não nos é permitido fazê-lo. Toda esta agitação origina mais stress, que acaba por causar danos na nossa saúde.
Contudo, a tese de que não podemos parar é um mito. Na maioria das vezes, esta ideia é imposta por nós mesmos e não pelos outros.
Existem alturas em que, efetivamente, terceiros nos impõem prazos e pressões e aumentam os nossos níveis de stress. Apesar disso, na generalidade das vezes, somos nós que não nos permitimos parar e respirar. Impomos a nós mesmos o perfeccionismo da sétima arte, em que nada falha e tudo é perfeito. Por isso, esquecemo-nos da nossa condição humana.
É ao colocar o nosso toque pessoal e o nosso “eu” naquilo que fazemos que nos distinguimos das máquinas. No entanto, quando a saúde falha, acabamos por parar durante muito mais tempo e o Mundo permanece no mesmo local.
Aprender a parar é um desafio
Quando não sabemos combater o stress e parar atempadamente, o corpo arranja sempre uma forma de o fazer. Quando este resolve tomar as rédeas da nossa vida, é um sarilho. Isto porque não o faz da forma mais bonita ou confortável. Fá-lo à custa da nossa saúde.
Por vezes, surgem doenças repentinas causadas por stress que podem levar-nos para a cama de um hospital. Nós não percebemos que foi simplesmente porque não tirámos as horas e dias de que precisávamos para restabelecermos as forças e continuarmos com plena energia.
Por isso, é imperativo ouvir o nosso corpo e fazer a pausa necessária. Parar e descansar não é desistir.
Combata o stress e pare, pela sua saúde
Aprenda a fazer pausas diárias para retemperar forças, equilibrar o corpo e a mente e ajustar os níveis de energia. A sua saúde irá agradecer cada minuto de paragem.
Fique com algumas dicas que irão transformar os seus dias, tornando-os mais produtivos e saudáveis. Diminua o stress com estes conselhos.
Manhã:
- Tire os primeiros 10 minutos do dia para si;
- Comece o seu dia com respirações profundas;
- Aprenda a ser grato. A gratidão mantém-nos saudáveis e dá-nos um boost de energia;
- Organize a agenda pelas categorias urgente, importante e circunstancial.
Meio do dia:
- Feche os olhos durante 10 minutos depois do almoço. Segundo algumas correntes, perdemos muita energia pelos olhos, principalmente devido às novas tecnologias, que requerem esforço ocular. Ao fechá-los, recuperamos força e enfrentamos a tarde sem a lentidão habitual pós-almoço. Dessa forma, temos melhor rendimento e terminamos o dia com energia e foco;
- Reveja a agenda e faça os ajustes necessários.
Final do dia:
- Medite durante, pelo menos, 10 minutos. É tempo de desligar, rever o dia, perceber o que fizemos e o que poderíamos ter feito de forma diferente. Reflita sem culpas e perceba que fazemos o melhor que sabemos a cada momento. Depois, simplesmente, respire profundamente, esvazie a mente e deixe-se relaxar;
- Termine o seu dia com gratidão.
Apenas 30 minutos podem tornar o seu dia mais gratificante, produtivo, organizado e oxigenado, uma vez que fará mais respirações profundas. Acima de tudo, ganhará bem-estar e poderá salvar a sua saúde, diminuindo os níveis de stress.
Se pretende adotar um estilo de vida mais saudável, siga as dicas dos consultores da I Have the Power. Descarregue o nosso ebook 4 Passos para um corpo e mente saudáveis e alcance o equilíbrio. Aqui vai encontrar dicas para ter qualidade de vida, boas rotinas e conquistar uma vida mais feliz, em harmonia e paz.
Anabela Trindade
Consultora IHTP Academia Saúde e Bem-Estar