Vida saudável: 5 Dicas para a chegada da primavera

Vida saudável: 5 Dicas para a chegada da primavera

Quando falamos sobre os cuidados a ter para mantermos um estilo de vida saudável, são várias as vertentes a ter em conta. Além das preocupações com o corpo, é essencial que tomemos atenção a outros aspetos da nossa vida. A nossa mente, as nossas emoções, a nossa casa, o ambiente familiar e o trabalho devem ser considerados. Cuidarmos de nós de fora para dentro é tão importante como fazê-lo de dentro para fora.

A chegada de uma nova estação é sempre um momento de recomeço, de rejuvenescimento e também de desprendimento. A primavera, em particular, é sinónimo de transformação, renovação, florescimento, brilho e renascimento. É, sem dúvida, uma época de limpar o velho para dar espaço ao novo.

Antes de conhecer algumas dicas para rejuvenescer com a chegada da primavera, decore este mantra: fora com o que não nos serve! Seja bem-vindo, recomeço!

 

Limpe e renove o seu corpo

Se limpar e renovar a casa é normal na primavera, o que dizer de fazer o mesmo com o nosso corpo? E com a nossa mente?  A vida é, à semelhança das estações, da lua e das marés, um ciclo de renascimento, vida e morte.

Num sentido muito próprio, iniciamos fases na nossa vida e atingimos o seu apogeu. Mais tarde, em algum momento, estas encerram-se, dando origem ao que é novo e renascido.

A primavera também traz consigo a oportunidade de, seguindo o ciclo da natureza, limparmos o nosso organismo e a nossa mente do que já não nos acrescenta. É o verdadeiro momento de desintoxicarmos o nosso corpo. Deixar para trás os alimentos pesados do inverno, os excessos, as emoções não exprimidas e a falta de tempo para cuidarmos de nós. Estas ações de limpeza e renovação do corpo e da mente são essenciais para quem deseja manter um estilo de vida saudável.

 

5 Dicas para começar uma vida saudável com a chegada da primavera

 

1. Adote uma alimentação natural

Na chegada da primavera, opte preferencialmente por ingredientes naturais e integrais. Escolha alimentos que não sejam processados, alterados, embalados ou enlatados e que mantenham todo o valor nutricional de origem.

Consuma vegetais orgânicos (sempre que possível), frutas, gorduras saudáveis, sementes e grãos integrais. Prefira carnes magras e caseiras, de animais criados ao ar livre, não sujeitos a medicação e tratados de forma humana.

 

2. Mantenha uma vida saudável e pratique exercício físico

Se quiser manter um estilo de vida saudável, não basta ter atenção à alimentação. Ajude o seu corpo a manter a fluidez que lhe é natural.

Movimente-se, seja de que maneira for. Comece a fazer caminhadas ou corridas, pratique yoga, pilates, surf, inscreva-se num ginásio ou em aulas de dança. Não importa como, o que interessa é encontrar um tipo de exercício que o relaxe e que lhe proporcione um momento prazeroso de libertação.

 

3. Defina as suas intenções e objetivos

A chegada de uma nova estação também exige que elimine as múltiplas tarefas que não o levam a lado nenhum. Este passo trar-lhe-á clareza mental, foco e leveza no seu quotidiano. Defina os seus objetivos, desenhe um plano de ação e coloque-o em prática!

 

4. Beba água tépida com umas gotas de limão em jejum

Uma das melhores formas de ajudar o seu organismo a eliminar as toxinas acumuladas é beber um copo de água morna com algumas gotas de limão, logo pela manhã. No entanto, se tiver problemas de estômago ou qualquer outra sensibilidade face ao limão, deve aconselhar-se com o seu médico antes de iniciar esta prática.

 

5. Faça um detox total

Prepare-se para este novo ciclo de vida saudável, começando por fazer uma desintoxicação ao seu corpo. Dê continuidade a este processo realizando um detox total que inclua mente e emoções, de forma a que possa estar totalmente preparado para recomeçar em plena energia, leve e feliz.

 

Com dicas como estas, simples e holísticas, espero que seja capaz de criar um novo eu nesta primavera. Se tiver interesse em aprender mais sobre como desintoxicar corpo, mente e emoções, mantendo um estilo de vida saudável, fique atento às ofertas da IHTP.

Conheça os nossos cursos e tenha acesso às melhores práticas e ferramentas para se preparar para todos os desafios.

 

VER CURSOS E EVENTOS

 

Vanessa Silva

Consultora IHTP Academia de Saúde e Bem-Estar

One response to “Vida saudável: 5 Dicas para a chegada da primavera”

  1. Muito bom artigo Vanessa
    Obrigado pelas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *