4 Dicas para ensinar o seu filho a tomar decisões

4 Dicas para ensinar o seu filho a tomar decisões

Hoje em dia, é cada vez mais comum ensinarmos aos nossos filhos a importância de tomar decisões. Além disso, também devemos fazê-los compreender como é fundamental refletir sobre as mesmas.

Este é o propósito do artigo de hoje: mostrar-lhe 4 formas de ensinar os seus filhos a pensar pela própria cabeça. Tudo isto com o objetivo de torná-los cada vez menos dependentes dos pais.

 

Dica 1 – Debater um tema

Nas conversas em família, por vezes, surgem temas que dão origem a um debate de ideias. Inclua o seu filho na discussão e permita que dê a sua opinião, a sua visão dos factos. Neste ponto, mais do que preocupar-se se está certo ou errado, o relevante é ele poder refletir sobre o assunto. Partilhar os seus pensamentos sem qualquer receio de ser criticado permitirá que noutras situações o seu filho possa tomar decisões mais assertivas.

 

Dica 2 – Expressar opiniões

Quantas vezes já aconteceu estarmos em desacordo com o nosso filho sobre um determinado assunto? Ao invés de querermos ter a razão, esta pode ser uma excelente oportunidade para deixar o jovem refletir. Deixe-o justificar o seu ponto de vista e tente chegar com ele a um consenso.

 

Dica 3 – Negociar uma saída

Quantas vezes os nossos filhos querem sair com os amigos e vêm ter connosco para pedir autorização? Querem ficar em casa de um amigo até às 18h, mas os pais querem que eles estejam em casa às 17h para o lanche. Este é o momento certo para ambos negociarem argumentos válidos.

A negociação vai dar ao seu filho a possibilidade de pensar, refletir sobre os argumentos a seu favor e expô-los de maneira a chegarem a um consenso. Estas competências são essenciais para o futuro e podem educá-lo, ao mesmo tempo que aprende a pensar e a tomar decisões.

 

Dica 4 – Justificar um comportamento

Muitas vezes, “atropelamos” os nossos filhos com um sermão por um determinado comportamento inapropriado. Contudo, é importante deixar que os mesmos exprimam as suas opiniões e façam uma reflexão sobre as suas atitudes. Dessa forma, estará a ajudá-los a pensar e a compreender o alcance dos seus atos.

 

Pensar e raciocinar ajuda a tomar decisões melhores

 

Através destas dicas, o que pretendo é que possa ver a realidade pela perspetiva do seu filho. Assim, será mais fácil compreendê-lo e ajudá-lo a pensar melhor sobre cada situação ou contexto. No final, permitirá que o jovem tome decisões melhores e com mais confiança.

Para que tudo isto funcione na perfeição, utilize um método fantástico que já foi usado por muitos no passado e continua a ser de extrema utilidade na atualidade. Chama-se fazer perguntas.

Em qualquer contexto, faça uso das perguntas. Opte preferencialmente por perguntas abertas começadas por “o quê”, “de que forma” ou “como te sentiste”. Assim, o seu filho vai sentir-se seguro para pensar, refletir e estruturar as suas ideias para partilhar consigo.

Este comportamento deve ser acompanhado de um reforço positivo, ou seja, é importante elogiar a forma como o seu filho partilha a sua opinião. Tenha atenção para se focar no comportamento e não na pessoa.

Lembre-se como é bom podermos ser escutados sem sentir que do outro lado vão criticar-nos. De salientar que não me refiro a uma crítica construtiva da nossa ideia, mas sim a uma crítica à nossa pessoa.

Quando os nossos filhos são pequenos, devemos começar a incutir-lhes competências basilares para a sua vida adulta. Uma das mais importantes é pensar pela própria cabeça e ter a coragem de partilhar as suas próprias ideias.

Estimule esta atitude no seu filho desde cedo e encoraje-o positivamente quando ele a tiver. Estará a ajudá-lo a tomar decisões mais facilmente no futuro.

 

Torne-se melhor pai/mãe com a ajuda da IHTP

 

Gostou deste artigo, mas acredita que precisa de uma ajuda extra para cumprir melhor o seu papel de pai? Na I Have The Power, temos uma grande variedade de cursos, audiobooks e livros que o podem auxiliar nesta tarefa. Damos-lhe ferramentas úteis para ajudar o seu filho a crescer e a tornar-se um adulto mais independente. Trilhem juntos o caminho para o sucesso!

 

SABER MAIS

 

Nelson Ramos
Consultor & Coach IHTP
Manager Academia Educação

 

One response to “4 Dicas para ensinar o seu filho a tomar decisões”

  1. Parabéns pelo teu artigo Nélson ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *