As 3 Pedras Basilares de uma Liderança Perseverante!

As 3 Pedras Basilares de uma Liderança Perseverante!

A liderança perseverante é um tipo de orientação que está assente na capacidade de gestão, tanto nos momentos altos, como nos baixos. Além disso, é uma forma de liderar que consegue resultados mesmo perante os desafios mais complexos.

Alguma vez se viu em situações de dificuldade, quando as coisas não correm como planeado? Já enfrentou momentos em que colaboradores, parceiros, líderes ou até amigos dizem que vão abandonar um projeto em conjunto, desistir e simplesmente atirar a toalha ao chão? E alguma vez já sentiu a sua liderança ameaçada por falta de recursos: tempo, dinheiro, conhecimento, as pessoas certas ou o ambiente propício?

Qualquer ser humano já passou, passa atualmente ou irá, em dado momento, passar por alguma das situações anteriores. Quando isso acontece, uma das questões mais comuns é: Será que vale a pena continuar?

Estudando os líderes de maior êxito a nível mundial, é possível encontrar um fator comum: antes de alcançarem as suas maiores conquistas, tiveram de passar por momentos de grandes dificuldades e desafios. Mas todos eles se mantiveram firmes no caminho.

Para perceber se vale a pena continuar, vamos abordar as 3 pedras basilares de uma liderança perseverante.

 

1. Ter uma visão nítida

Este passo, só por si, é suficiente para fazer pensar e refletir profundamente até o mais sábio dos sábios. A visão necessária para uma liderança perseverante terá que ser apoiada num conjunto de valores que, a dada altura, é tão nítido e natural como se já fosse real.

Onde quer estar daqui a 5 anos? E daqui a 20? E dentro de 50 anos? Se sabe as respostas, está de parabéns! Já está à frente de mais de 80% da população, pois a maioria não tem nenhuma visão definida nem sabe para onde quer ir.

No entanto, se ainda não sabe as respostas, também está de parabéns! Isto porque está a dar o primeiro passo para chegar a um lado reservado a poucos. Trata-se de ganhar consciência da importância de uma visão para uma liderança eficaz. Um bom exemplo disso é o facto de estar a ler este artigo agora e de querer aprender mais.

Depois de ter uma visão, que pode demorar algum tempo a definir e pode estar em melhoria contínua, é fundamental reforçá-la com a imaginação. A visão é gravada vendo as imagens, ouvindo os sons e sentindo as sensações de ter lá chegado e de viver o momento como se fosse agora. Visitar a visão a cada oportunidade dá mais poder para ultrapassar obstáculos e vontade de seguir em frente com a sua liderança perseverante.

 

2. Anular-se a si próprio

Numa liderança perseverante, depois de a visão estar nítida, passa para primeiro plano. Agora que a encontramos, ela é nossa e faz parte de nós. Apenas falta concretizar uma coisa: torná-la realidade! Tal consegue-se com o plano certo e com muito trabalho.

Acima de tudo, para uma liderança perseverante, é necessário deixar o ego de fora. Anular-nos a nós mesmos é abdicar do bom agora, de forma a obter o melhor mais tarde. Isto não significa que se deixe de viver no presente, até pelo contrário. Significa estar no presente o máximo possível (e com consciência) para se fazer o necessário para nos aproximarmos da visão.

Anular-se a si mesmo também significa perceber o poder de uma equipa. Uma pessoa, por mais incrível que seja, jamais terá a mesma capacidade e força de uma equipa. A sua força advém do facto de os elementos estares alinhados e a agir de acordo com os mesmos valores.

O todo é maior do que a soma das partes. Daí ser importantíssimo saber atrair a equipa certa, desenvolvê-la e conseguir mantê-la. O foco de todos terá que passar sempre por uma visão partilhada.

 

3. Agradecer cada acontecimento

Como foi mencionado anteriormente, na nossa liderança perseverante, vão sempre acontecer coisas boas e menos boas nas nossas experiências do dia-a-dia. Vamos passar por várias fases a que alguns autores chamam A Montanha Russa da Vida. Contudo, cada dificuldade apresenta uma oportunidade camuflada.

Podemos ir abaixo com o que não corre bem ou então aprendemos a superar aquela dificuldade e ficamos enriquecidos com mais uma lição aprendida. Ao mesmo tempo, vai fortalecer-nos e preparar-nos para mais facilmente lidarmos com uma próxima situação semelhante. Quando ficamos gratos por tudo o que acontece, conseguimos manter o foco nos aspetos positivos de cada situação.

Uma vez conheci um jovem combatente, pertencente às Forças Armadas, que tinha uma tatuagem no braço. Esta servia de recordação de uma situação que lhe tinha acontecido há alguns anos atrás. O desenho era composto por dois grupos de riscas separadas entre si por um espaço. Num dos grupos, cada risca representa uma pessoa que perdeu a vida durante o incidente. No outro, representa uma pessoa que sobreviveu ao sucedido.

O facto é que ninguém consegue anular o que aconteceu nem fazer o tempo voltar atrás. O verdadeiro poder reside em escolher para onde vai o foco: para o grupo da perda ou para o grupo da vitória. A gratidão ajuda-nos a focar no lado potenciador e dá-nos força para continuar em frente.

 

Implemente a sua própria liderança perseverante!

Uma pessoa que não tem vontade de desistir e se mantém no caminho com paixão, dedicação e felicidade segue certamente os pilares da liderança perseverante. Recapitulando:

  • Tem uma visão nítida, apaixonando-se por ela a cada momento;
  • Anula-se a si própria, focando-se e fazendo o que é preciso em direção à sua visão;
  • Agradece a todos os momentos por cada acontecimento, aprendendo e percebendo que são todos importantes por fazerem parte do processo.

Deixo-vos com uma citação de um Grão-Mestre de Artes Marciais:

O que distingue um cinturão amarelo de um cinturão negro é que o último falhou muitas mais vezes, mas perseverou sempre no caminho.

 

Precisa de ajuda para percorrer o caminho necessário para uma liderança perseverante? Necessita de apoio para definir ou melhorar a sua visão? Quer deixá-la mais nítida e traçar um plano de ação para a tornar realidade? Ao invés de desistir, gostaria de ser perseverante nas coisas que lhe são mais importantes? Na I Have The Power, podemos ajudá-lo!

Comece por fazer o download gratuito do ebook “Aprenda a ser um líder de sucesso!”. Fique a conhecer algumas das nossas dicas para levar a sua equipa ao sucesso!

 

Edgardo Lopes
Consultor IHTP Academia de Liderança
Sargento do Exército Português

 

CTA Ebook Aprenda a Ser um Líder de Sucesso!

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *