Alimentação saudável: Coma bem e mantenha-se jovem!
Uma alimentação saudável é determinante no processo de envelhecimento. Existem diversas variáveis que nos fazem envelhecer. No entanto, se mantivermos um estilo de vida saudável, promovemos o equilíbrio e o bem-estar.
A par de outros pilares importantes, o exercício físico e uma boa suplementação de nutrientes atrasam o envelhecimento, melhoram a qualidade de vida e evitam o aparecimento de determinadas doenças.
A alimentação é o combustível que mantêm o nosso corpo a funcionar. Mas não podemos tratar o organismo como uma máquina. Este é um sistema complexo que trabalha com informação e energia.
De facto, tudo aquilo que comemos tem um reflexo direto no nosso organismo, independentemente de nos apercebermos ou não dos efeitos, pois alguns são silenciosos.
O nosso corpo recebe a comida e processa-a como informação. Uma alimentação saudável é interpretada como um conjunto de nutrientes (minerais, vitaminas, antioxidantes, entre outros) que o organismo deteta e processa.
Uma das características mais incríveis do corpo humano é a capacidade de as células se regenerarem. Assim, o envelhecimento e as doenças estão muitas vezes ligados a carências e desequilíbrios que impedem o corpo de se revitalizar.
Neste âmbito, vale a pena recordar uma afirmação do Dr. Manuel Pinto Coelho, que dá conta de que “o corpo humano tem tolerância limitada aos insultos que recebe, principalmente alimentos processados e açúcar”.
Segundo o médico, “o verdadeiro problema é o nosso regime alimentar, a nossa inatividade e o declínio dos nossos níveis hormonais”. Isto para não “falar do tabaco, álcool e outras drogas”.
Aposte numa alimentação saudável e retarde o envelhecimento
Uma alimentação saudável e rica em nutrientes permite uma maior e melhor regeneração do corpo. Aposte em alimentos anti-inflamatórios e com propriedades antioxidantes para que o seu organismo funcione de forma harmoniosa. Uma boa hidratação assume também uma importância fulcral para a sua saúde. Saiba em que produtos alimentares deve apostar para atrasar o envelhecimento e para se manter jovem e saudável.
- Frutas e vegetais de folha verde e crucíferos:
- Brócolos
- Couve
- Beterraba
- Espinafres
- Alimentos ricos em antioxidantes:
- Frutos vermelhos (Morangos, Amoras, Framboesas, Groselhas…)
- Batata-doce
- Açaí
- Tomate
- Chá verde
- Canela
- Alimentos ricos em Ómega 3:
- Abacate
- Azeite
- Amêndoas
- Salmão
- Alimentos ricos em carotenoides (poderosos antioxidantes):
- Damasco
- Cenoura
- Abóbora
- Alimentos anti-inflamatórios:
- Gengibre
- Curcuma
- Óleo de coco
- Alimentos ricos em vitamina C:
- Laranja
- Ananás
- Limão
- Outros alimentos anti-envelhecimento (se consumidos com moderação):
- Chocolate puro ou com no mínimo 70% de cacau
- Vinho tinto
- Água (fonte de hidratação)
Aposte numa alimentação saudável, faça excelentes escolhas e ajude o seu corpo a regenerar-se. Garanta o bom funcionamento do organismo e atrase o envelhecimento.
A alimentação é fundamental para um bem-estar pleno mas não é suficiente. Se quiser saber mais sobre como alcançar equilíbrio e qualidade de vida, faça o download gratuito do nosso ebook 4 Passos para um corpo e mente saudáveis. Aqui encontrará dicas para ganhar saúde e conquistar uma vida mais feliz, em harmonia e paz.
Vanessa Silva
Consultora IHTP Academia de Saúde e Bem Estar
Excelente artigo!
Obrigado por todas as sugestões Vanessa.
Bem haja Ricardo