Alimentação Saudável e o Mito da Comida Sem Sabor!
Alimentação saudável é um tema que gera bastantes dúvidas e com imensos mitos associados. Um deles relaciona-se com a comida que se generaliza como algo sem sabor, sem tempero, sem diversidade, à base de cozidos, grelhados e saladas.
Sempre que o tema alimentação saudável aflora numa conversa, é quase inevitável o surgimento da típica questão: “Mas tu não te cansas de comer comida sem sabor?”. De facto, a alimentação saudável parece habitar o subconsciente de várias pessoas associada à prática de dietas extremistas e aos básicos da alimentação de hospital: comida sem sabor e que apenas se come quando não existem outras opções. Muitos devem já ter escutado, variadas vezes, amigos e conhecidos referirem “Eu até podia ser saudável, mas não consigo comer só salada e legumes cozidos. É aborrecido.”. A novidade que apresentamos é a seguinte: uma alimentação saudável não é sinónimo de restrições extremistas ou pratos que nos fazem lembrar a última visita ao hospital. Pelo contrário, uma alimentação saudável pode ser extremamente rica em sabores, texturas e cores. Uma verdadeira convocação de todos os nossos sentidos, desde o visual ao gustativo.
Apesar da possibilidade de mantermos uma alimentação saudável aliada a momentos de grande prazer gustativo, a verdade é que a alimentação não deverá ser única e exclusivamente um momento de prazer. A importância da restituição dos nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo deve estar presente na nossa mente, sempre que nos sentamos para degustar uma refeição.
Como controlar a vontade de comer açúcar, fritos e junk food?
Uma questão incontornável, quando este tema é tocado, é a ânsia pela tão conhecida junk food, os doces e as bebidas alcoólicas. Os seguidores de uma alimentação cuidada e saudável são frequentemente confrontados com perguntas tais como: “Tu não comes batatas-fritas, nem pizzas, nem bolos? Ok, é uma opção, mas certamente tens muita vontade de comer. Correto? É impossível não gostar de gelados, hambúrgueres ou francesinhas.” O ser humano é um ser de hábitos e adaptação. Deste modo, e como em várias outras vertentes, também na alimentação o nosso corpo se adapta. Se constantemente ingerirmos sabores fortes, fritos, alimentos muito processados e com doses industriais de açúcares e sal, o nosso corpo vai desenvolver um anseio por esse tipo de alimentos.
O segredo passa por combinar os ingredientes saudáveis seguindo algumas dicas que vão surpreender até mesmo os paladares mais exigentes e habituados a alimentos menos saudáveis. Não é pretendido passar uma informação pouco esclarecedora, e como tal, é necessário que tenhamos claro que não será um processo de desabituação muito fácil numa primeira fase. Contudo, neste como em todos os processos de alto desempenho e excelência, em qualquer área da nossa vida, é necessária uma dose de resiliência e espírito de sacrifício. A lógica simples é “Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”, Hipócrates. Quanto mais natural comer, mais natural fica a ausência de vontade de comer comida processada, carregada de aditivos, açúcar, gorduras da pior espécie e sal.
4 Sugestões para dar sabor e alma à sua comida
Apresentamos 4 dicas simples que intensificam o sabor dos seus pratos saudáveis.
1. Use ervas aromáticas frescas ou secas
A adição de ervas frescas aos seus pratos saudáveis irá melhorar o seu aspeto e decoração, através do brilho e cor, mas também aumentará o consumo de nutrientes essenciais e manterá o sal afastado do seu prato. Para além disso, as ervas secas são também uma opção. Apesar de não introduzirem tanta cor, irão melhorar o sabor e intensificar o valor nutritivo. Algumas das ervas recomendadas são manjericão, salsa, coentros, estragão, louro, orégãos, tomilho,
2. Abuse de especiarias
Tais como o açafrão, canela, gengibre, cominhos, caril, alecrim, cravinho, malagueta, mostarda, entre outras. Além de excelentes auxiliares na preparação das suas refeições, potenciam ainda a absorção de certos nutrientes de outros alimentos.
3. Tempere com vinagre de maçã biológico, sem aditivos e sucos cítricos
Adicione na finalização do prato. O vinagre e o sumo de limão ou lima, por exemplo, funcionam muito bem em saladas, legumes e frutas.
4. Cozinhe com alho e cebola
Use bastante alho e cebola para o tempero. Para além de saborosos, são também ricos em nutrientes que potenciam a sua saúde e bem-estar.
4 Substituições saudáveis e saborosas
Para uma alimentação saudável podemos ainda optar por realizar determinadas substituições que sendo saudáveis são também muito saborosas.
- Ao invés de gorduras trans saturadas, prefira as gorduras saudáveis provenientes de alimentos como abacate, azeite de oliva, frutos secos, óleo de coco e salmão.
- Troque o chocolate tradicional, com percentagens elevadas de açúcar, pelo cacau cru.
- Como substituto do açúcar refinado, pode optar pelo açúcar de coco ou mel. Além disso, pode remover a adição de açúcar e optar por adicionar uma fruta, tal como a banana ou a maçã, que são excelentes opções para, por exemplo, adoçar os seus bolos caseiros.
- Substitua todos os sumos por águas aromatizadas caseiras. Vai aumentar os seus níveis de hidratação e o seu organismo vai funcionar de forma mais equilibrada, pois vai conseguir eliminar as toxinas acumuladas. Partilhamos algumas sugestões de águas aromatizadas para se deliciar durante o dia: água com tomilho, limão e gengibre; água de mirtilos; água de morangos; água de laranja; água de framboesas; entre muitas outras opções.
Estas são apenas algumas dicas para intensificar o sabor de pratos saudáveis. Uma alimentação saudável e saborosa não é uma utopia. É possível reinventarmos a nossa cozinha e facilitarmos o funcionamento natural e equilibrado do nosso organismo. Tudo depende da imaginação em reutilizar certos alimentos e dar novos papéis de destaque a alimentos tradicionais que, por vezes, são esquecidos.
Acabe com o mito da alimentação saudável, composta por pratos aborrecidos e sem sabor. Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e completa pode ser divertida, aventureira e, sobretudo, muito saborosa.
Vanessa Silva
Consultora IHTP Academia de Saúde e Bem Estar
Excelente artigo e excelentes sugestões Vanessa!
Muito obrigado por todas as partilhas!