Alimentos: combinações saudáveis versus combinações erradas!
Alimentos saudáveis e combinações equilibradas são assuntos na ordem do dia mas nem por isso fáceis de dominar. Muito se fala de combinações saudáveis mas será que é assim tão fácil perceber claramente quais são as melhores combinações de alimentos?
Acreditamos que muitas pessoas sentem dificuldade em conjugar os alimentos da melhor forma e que, muitas das vezes, fazem combinações que acham adequadas quando na verdade são totalmente erradas. Pretendem ter uma alimentação saudável e equilibrada mas não têm refeições equilibradas e ajustadas.
Queremos que seja fácil e rápido para qualquer pessoa perceber quais as combinações de alimentos mais saudáveis e quais as prejudiciais. Para isso, vamos ensinar um truque simples, infalível ao erro e dar alguns exemplos de boas e más combinações. Vamos a isso?
# Truque para combinações saudáveis
Combine alimentos que sejam iguais, com as mesmas características. Os alimentos iguais unem-se, os alimentos diferentes separam-se e, muitas vezes, são processados, digeridos e assimilados em tempos diferentes e locais diferentes. Esta questão, que pode parecer um simples pormenor, causa algum mal-estar e indisposição a muitos de nós. Quem já teve digestões difíceis? E azia ou flatulência? Pode ser sinal de uma má combinação de alimentos!
# Combinações erradas: evite-as a todo o custo
As combinações erradas têm a ver, sobretudo, com as diferenças. Alimentos diferentes são processados num tempo díspar e num meio diferente.
-
Fruta e Carne: uma união desajustada
Quantas vezes acompanhamos carne ou peixe com fruta ou molho de fruta? Este é um exemplo de uma combinação completamente errada. A fruta demora cerca de 30 a 60 min a ser digerida. Por sua vez, a carne ou o peixe precisam de cerca de 3 a 4 horas. Já imaginou o que acontece? A fruta entra em processo de putrefação e fermentação, o que provoca gases e inchaço. A fruta foi concebida para passar rapidamente pelo estômago e ser digerida no intestino e aí libertar os seus nutrientes.
Como é suposto combinar a fruta então? A melhor combinação de fruta é: fruta com fruta.
A fruta deve ser sempre comida sozinha, com o estômago vazio, e combinada com peças com as mesmas características. Por exemplo: fruta doce com fruta doce, fruta ácida com peças ácidas, fruta semi ácida com fruta semi ácida. Melão, melancia e meloas não devem ser misturadas com outras frutas.
-
Proteína e Amiláceos: super comum, super errado.
Este é sem dúvida um dos nossos erros mais típicos. Vamos lá explicar o porquê de não ser uma combinação saudável.
Os hidratos de carbono – amiláceos (batatas, massas, arroz, pão etc..) são digeridos em meio alcalino e a proteína em meio ácido. Ora todos nós sabemos que alcalino e ácido se neutralizam. A digestão torna-se lenta e dá origem a fermentação e decomposição. Teremos como resultado gases e desordens digestivas. Para além disso, esta combinação rouba-nos energia o que pode originar doenças.
# Combinações saudáveis: a melhor conjugação de alimentos
-
Proteína com vegetais
Pode combinar carne ou peixe com legumes cozidos ou crus. Os legumes sendo ricos em água vão compensar a densidade da proteína.
-
Hidratos de carbono com vegetais
Uma combinação perfeita é o caso do arroz e do feijão que têm uma sinergia perfeita, melhorando a assimilação.
-
Gorduras com vegetais
A combinação dos vegetais com gorduras é interessante já que os vegetais anulam o efeito inibidor da gordura sobre a digestão.
Com estas dicas simples vai ser mais fácil saber combinar os alimentos. Apenas precisa de força de vontade e determinação para ter uma alimentação e uma vida mais saudável. Acima de tudo, aprenda a ouvir o seu corpo. Este é de todos o truque mais valioso que podemos deixar. O seu corpo dirá o que lhe faz bem ou mal, o que digere bem ou pior, o que lhe dá energia ou o que a suga.
Anabela Trindade
Consultora IHTP Academia de Saúde e Bem Estar
Gostei muito deste texto. Aprendi bastante, nunca tinha ouvido falar de combinações certas ou erradas de alimentos. Muito interesse!
Gratos pelo seu comentário, ainda bem que pudemos ser úteis .
Gostaria de ver abordado algum tema em especial ?
Bem haja
Anabela Trindade
Muito bom este texto . Grande verdade que as pessoas desconhecem estes conceitos.
Deveriam ser mais divulgados. E claro está as pessoas deveriam também interessar-se mais pela sua alimentação, pois a sua saúde depende dela. Infelizmente isso raramente acontece.
Muito obrigada pelo excelente texto. Amei.
Maria José Almeida
Muito obrigada pelo seu comentário, esperamos continuar a partilhar cada vez mais artigos interessantes.
Bem haja
Adorei o artigo!
Aprendi muito!
Muito obrigado pela partilha
Boa tarde.
Parabéns pelo assunto que há já algum tempo me suscitava dúvidas.
Gostava de ler mais sobre o tema.
Consegue sugerir livro /bibliografia relativa ao assunto?
Cumprimentos
Fabiana
Olá,
Muito obrigada pelo vosso artigo,
Vou seguir os vossos conselhos.
Maria Gonçalves