Alto Rendimento no Desporto… e na Vida!
Alto rendimento é uma palavra que conotamos com esforço máximo, resultado otimizado e, não raras vezes, associamos ao desporto. Contudo, muitas das boas práticas que conduzem a esse alto rendimento poderiam e deveriam ser absorvidas e aplicadas no nosso dia-a-dia.
Temo-nos inspirado, desde sempre e ainda mais recentemente, em resultados de exceção de variados atletas e equipas de Alto Rendimento Portugueses, representando as mais diversas modalidades desportivas.
Podemos aprender com eles e aplicar esses ensinamentos nas nossas vidas? Com certeza que sim! Só tem vantagens!
Aprendizagens do desporto para a vida!
Da prática desportiva de excelência devemos aproveitar contributos tão simples, quanto importantes, como os seguintes.
Não obstante o facto de o desporto ter uma expressão de rendimento físico, a dimensão mental é determinante, sendo que esta componente mental é também ela suscetível de ser treinada.
Até termos resultados não temos nada! Apesar de nem sempre ser do nosso agrado, é mais que evidente que os resultados falam por si. Esta é, verdadeiramente, a forma mais justa e objetiva de avaliar desempenhos, mesmo tendo em conta o ponto de partida e o caminho percorrido por cada um.
Ainda assim, se é verdade que, até termos resultados não temos nada, também é inquestionável que, depois de os atingir, voltamos ao início, isto é, a não ter nada. Neste sentido, podemos afirmar que o resultado tende a ser um momento e pouco mais, estando nele já contemplada a comemoração do triunfo alcançado. Da mesma forma, o que se sugere é que, se após um fracasso devemos levantar-nos e continuar em frente, teremos de fazer o mesmo após um grande êxito, ou seja, “aterrar” e persistir, mais fortes, em direção a um êxito ainda maior.
Por mais que planifiquemos, que treinemos e que estejamos preparados, devemos sempre considerar que outros também o estão. Assim, ainda que assumindo o enorme poder que temos, nunca teremos total controlo sobre os processos e, por consequência, sobre os resultados. Ajudará, certamente, termos uma forte capacidade de adaptação e de antecipação, bem como uma enorme polivalência competente e, no limite, a capacidade de aceitar.
Os resultados extraordinários são alcançados por pessoas normais que, isso sim, têm ações extraordinárias, como fazer o que é certo, com paixão, em equipa, sempre e durante muito tempo.
E agora, passo-lhe a si a bola! Alinha?
Abel Pereira
Consultor, Trainer e Sports Academy Manager IHTP
Life & Sports Coach
Alinho Abel!
Muito obrigado pela partilha!
Eu pratico deporto e concordo 100% consigo!