E a Páscoa já passou …
E estamos em Abril… Já quase no fim… O tempo tem isto de engraçado: por vezes, parece que não passa e, por outras, quando olhamos já é Natal outra vez!
A questão não é bem a estação do ano ou o feriado que estamos a celebrar, é que ainda ontem o ano começou e já quase que passou um quarto… E nem sempre estivemos atentos. Nem sempre nos apercebemos que o tempo passa. Nem sempre fizemos a coisa certa. Nem sempre estivemos com a motivação certa.
E tudo o que planeamos para 2023 pode agora, 4 meses passados, não acontecer como pensamos. Sabia que segundo a revista Forbes, apenas 8% das pessoas concretizam os seus objectivos?
E chegados a este ponto, temos 2 alternativas: dar o nosso melhor, a sério, e ainda conseguir concretizar o que planeamos, ou encolher os ombros e deixar 2023 correr como quiser.
Para quem nos conhece (ou porque já frequentou um dos nossos cursos ou porque acompanha este nosso blog) já deve saber qual é a nossa opção: será sempre o passar a fazer o correcto e lutar por concretizar o que planeamos!
Acredito muito em segundas oportunidades de fazer a coisa certa! Ou terceiras! Mas, desde que dentro de nós exista mesmo uma vontade de as fazer. Porque quaisquer que sejam as razões por que não fez o que devia nos primeiros três meses do ano, agora está na hora de para com isso! Seja isso o medo de falhar, seja isso o medo de ter sucesso! Está na hora de olhar para aquilo que planeou e perceber se quer mesmo!
Querendo mesmo, há sempre uma forma de atingi-lo! Pode significar mais horas de dedicação ou mais concentração! Pode ser apenas uma questão de passar a fazer algo que até agora evitava! Pode ser fazer algo contrário do que estava a fazer (ou a não fazer)! Seja o que for, há sempre uma forma de se concentrar e concretizar!
Então, comecemos!
O que precisa começar a fazer?
Comece por ter uma agenda e cumpri-la! Não tem de ser nada muito elaborado, mas comece por fazer uma lista das tarefas que são essenciais para que o que planeou aconteça (tarefas que obviamente dependam de si). Exemplo: contactar x clientes por dia depende de si; eles comprarem depende deles (e claro da sua eficiência em oferecer o que eles/elas precisam e querem).
Agora que tem a lista, perceba que tarefas são para fazer todos os dias e dê-lhes um horário. Se já trabalha na sua área há algum tempo, terá aqui alguma facilidade. Será mais fácil perceber se, para si e para os seus clientes, é mais fácil conversar ao início da manhã ou depois do almoço. Ou se à Segunda ou se ao Sábado.
Deixe-me fazer aqui um alerta: a melhor forma de fidelizar um(a) cliente é trata-lo(a) como ele(a) quer ser tratado. A pessoa importante na relação comercial é o cliente. Então, os horários que vai escolher são os que são preferidos pelo(a) cliente! Obviamente, têm de se ajustar à sua vida e ao seu horário de trabalho, mas a escolha principal é sempre do(a) cliente!
Ainda assim e sempre que possível, aproveite as suas próprias inclinações para ter mais resultados: funciona melhor de manhã, de tarde ou ao final da tarde? E se nunca tinha pensado nisso, perceba-o agora. E agora que o sabe, decida: o que é mais desafiante para si na actividade comercial? E em que parte do dia a deve fazer?
E agora a sua agenda começa a ganhar forma e começa a ter os dias preenchidos.
Aplicar o que planeou é o passo seguinte! Sem receios e com confiança! Até pode não fazer tudo o que pensou, mas não desista ao primeiro desafio! Afinal, não é comercial? Já estamos habituados a ter desafios. A nossa agenda é só mais um! E imagine como será a sensação de conseguir fazer tudo o que planeou para amanhã!
A páscoa pode ter passado mas ainda há muito ano para concretizar! Acredite que é possível. Comece por fazer!
Cristina Sousa
Consultora de Excelência Pessoal IHTP e Business Development Academy Manager