Férias, Pensar e Crescer

Férias, Pensar e Crescer

E chegaram as férias!

Para alguns (e algumas) é o constatar que mais de meio ano já passou e tanto há por fazer; para a maioria, é o constatar que mais de meio ano já passou e ainda falta mais meio…

Se és dos que vive a vida um dia de cada vez, à espera que chegue a próxima sexta-feira, com a promessa de alívio de um mal laboral que criaste, então, o que vem a seguir não vai ser muito simpático. Especialmente, porque vai-te mostrar que precisas de parar de “viver a vida um dia de cada vez” por te mostrar que estás apenas a viver o mesmo dia a cada dia que passa…

Para quem olha para a vida com o entusiasmo de ter planos e objectivos e sonhos, o ter chegado a metade do ano, apenas relembra que o tempo passa! E a promessa de descanso, sol, calor, relaxamento e outros que as férias trazem, apenas relembram como posso usar esse tempo para chegar mais rápido a esses objectivos ou sonhos!

Porque para além de ser um bom tempo para descansar e refocar, as férias são ótimo tempo para melhorar! Temos mais tempo para ler; temos tempo para ver aqueles vídeos que temos gravados; temos disponibilidade para fazer formações; temos tempo para parar e visualizar os nossos sonhos! Seja o que for que usa para se melhorar, as férias da correria do dia-a-dia e das azafamas da modernidade, permite-nos tempo.

E este continua a ser o bem mais importante: tempo! Tempo para pensarmos! Tempo para sermos! Tempo para nos transformarmos! Tempo para crescermos! Tempo para sermos mais e melhor!

Por isso, continuamos a insistir em formações neste tempo de canícula!

Por isso, se ainda não decidiu o que fazer nos dias de férias, deixamos-lhe algumas sugestões:

Primeira: compre um livro de uma área que não é a sua área profissional, mas que também não seja um romance ou coisa que o valha. Encontre um livro que lhe faça companhia à beira-mar ou rio, mas que lhe acrescente alguma competência. Com certeza que há milhentas opções. E se quiser acertar, escolha um que ensine a lidar com pessoas (afinal, são a única constante em todas as situações profissionais, porque haverá sempre pessoas…)! E já agora, compre e leia (esta parte é importante!!)

Segunda: inscreva-se num curso online! Experimente aqueles que não são síncronos (que pode fazer quando tiver tempo e pachorra)! A oferta é grande e pode ser algo, mais uma vez, de uma área que ainda não domina ou de algo que acrescenta às suas funções. E comece logo a fazer a primeira aula ou parte; é a melhor forma de garantir que não vai voltar a deixar para “um dia destes”!

Terceira: Reserve tempo para estar com os seus. Sejam família ou amigos. Escolha o seu tempo para que inclua esta possibilidade. E escolha mesmo quem lhe acrescenta! E não se sinta culpad@ por fazer essa escolha! Não se sinta obrigad@ a estar com aquelas pessoas só porque há uma ligação de sangue ou legal qualquer (ninguém deve ter tempo para pessoas que só nos azucrinam as ideias). A ideia é escolher as pessoas de quem gosta e nem sempre tem tanta disponibilidade mental durante o resto do ano. Pode até ser uma boa altura para voltar a conhecer aqueles que moram consigo…

Quarta: Organize os seus dias para ter tempo para si. Para meditar, para começar a escrever um diário, para fazer exercício, para dar um passeio a pé, para apanhar sol, para o que quiser. No fundo, para desligar o consciente e deixar que o seu subconsciente lhe permita pensar mais além. É uma grande forma de recarregar baterias. Escolha o que mais lhe agrada e garanta que há tempo para fazer acontecer. E é também uma forma fantástica de começar um novo hábito!

 

E divirta-se! Que as férias servem especialmente para isso: para perceber como a vida é boa! E faça-o cada vez melhor! Para que a sua vida seja cada vez melhor! Para ter uma vida cada vez melhor!

E Boas Férias!!

 

Cristina Sousa

Consultora IHTP e IHTP Business Development Academy Manager

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *