Tenho a Equipa Cansada e Desmotivada! E Agora?

Tenho a Equipa Cansada e Desmotivada! E Agora?

2023 começou com novos desafios que, na primeira abordagem, são sempre maiores e mais complicados do que todos até aí.

Há os elementos da equipa que começam a perder gás, que começam a perceber que terão de fazer mais, de dar mais ou até de acreditar mais, e aqui começam os desafios de quem os lidera!

Ser Líder de equipas comerciais tem alguns aspectos especiais em relação a todas as outras lideranças e todos sabemos que os melhores vendedores são os que acreditam mais, e, por isso, fazem mais.

Quando essa crença de que somos capazes e de que vamos conseguir, começa a ficar enevoada, perde-se o foco e começa-se a desistir aos bocadinhos. Vamos fazendo um pouco menos todos os dias, até ao dia em que nos perguntamos: “afinal, o que ando aqui a fazer?”

Já todos vimos isto a acontecer ao nosso lado. Provavelmente, alguns de nós, em alguma fase da nossa vida, já o dissemos para nós próprios e para os outros ao nosso lado.

Então, como evitamos chegar a esse ponto?

A primeira forma é fácil: ter claro para que somos vendedores e para que é que nos levantamos da cama todos os dias e que seja sempre algo maior do que nós próprios!

Maior do que o que vendemos.

Maior do que recomendamos.

Maior do que a nossa vida!

Ter esta noção clara na nossa cabeça faz com que o cansaço raramente se instale e o desânimo nunca entre.

A segunda forma de nos mantermos motivados precisa também de ser trabalhada todos os dias: saber para onde vamos!

Na verdade, não é só na actividade comercial que isto é verdade. Na realidade, em todos os aspectos da nossa vida, convém que saibamos para onde nos dirigimos, até porque se não for claro para onde queremos ir, qualquer caminho serve, e, para sabermos se estamos mais perto ou mais longe, temos de ter um ponto claro para onde queremos ir.

Como, por vezes, há quem perca o norte, repetir todos os dias (até em voz alta e para nós próprios ao espelho, pela manhã) qual é o nosso caminho, faz toda a diferença.

Fazendo esta duas tarefas, de preferência, todos os dias, temos uma fórmula quase perfeita para evitar a nossa desmotivação.

Mas, para quem gosta de trios, deixo-vos a terceira forma de garantir que o desalento não se instala: mantém estes caminhos e propósito visíveis, ou seja, escreve-os todos os dias ou cria um mural com fotos que exemplifiquem o que queres atingir.

Cria um quadro de sonhos.

Coloca fotos do que te motiva no fundo dos teus écrans.

Escolhe a melhor forma de os manter presentes e visíveis todos os dias.

A partir daqui, direi que se ainda assim não te sentes motivado para agir, volta ao início, porque, provavelmente, o que decidiste como sendo o teu “para quê” não deve ser mesmo teu, porque se fosse, estarias em pulgas para começar a fazer!

Então, agora que todos os elementos da equipa já decidiram estes 3 passos, o seu papel enquanto líder, é mantê-los a funcionar.

É gerir egos!

É fazer avançar e crescer cada vez mais.

É relembrar-lhes dos “para quê” e do caminho escolhido.

E, já agora, convém que enquanto líder também tenha estes passos bem claros na mente e na vida, pois a sua equipa olhará para a liderança em busca de inspiração e de modelo.

Seja claro no que eles e elas devem copiar e precisando de ajuda, procure-a. Há anos que ajudamos Líderes a serem melhores (https://ihavethepower.net/areas-tematicas/lideranca/).

 

Ter equipas motivadas começa pelo topo a dar o exemplo e continua com uma definição clara de para onde vamos e como vamos!

Agora, só falta, levantar da cadeira e ir fazer!

 

Cristina Sousa

IHTP Business Development Academy Manager

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *