Como melhorar a minha autoestima e a minha autoimagem?

Como melhorar a minha autoestima e a minha autoimagem?

A autoestima é um processo que é construído internamente em cada um de nós e que é influenciado pelo estado emocional, pela automotivação, pela autoconfiança, pelo medo, por fatores externos que nos rodeiam e pela falta de conhecimento de como fazer a mudança e a atitude quando se trata do Eu.

A comunicação interna e a forma como nos vemos e formamos pensamentos sobre nós próprios, a confiança que temos no ser que somos e no que nos podemos tornar, refletem-se na construção da autoestima e autoimagem.

Fatores que podem influenciar e elevar a autoestima

A aceitação de si próprio como é, não se compare com outros, você é único(a)!!

  • Procure melhorar todos os dias um pouco mais por si e para si, elogie-se, reconheça-se, festeje os pequenos passos que dá e as vitórias mesmo que pequenas, liberte a criança que há em si!! Sorria ao espelho! Sinta-se uma pessoa maravilhosa! Comunique com os outros da forma que gostaria que comunicassem consigo. O mundo precisa de mais sorrisos!! Faça isso por si, dê mais atenção a si! 

 

  • Altere pensamentos e a forma como comunica consigo e com os outros, procure o treino mental para melhor superar o que quer que possa ter acontecido no passado que possa estar a bloquear emocionalmente, procure ajuda de um profissional que o pode acompanhar. Liberte-se!

 

  • Aceite o que não pode mudar e feche o ciclo por mais difícil que possa parecer. Permita-se ser o presente, hoje está tudo a acontecer. O futuro é já amanhã, como pode uma pessoa ver, sentir e aproveitar o melhor da vida e ser o que pode e deve ser e viver, se o seu pensamento e comunicação está no passado? Aceite a mudança o conhecimento e a melhoria continua como algo de bom para o crescimento pessoal. Saia da zona de conforto! Seja mais positivo!

 

  • Deixe as críticas de lado, faça uma lista no papel do que gosta em si em seguida do que nemos gosta e o que pode melhorar. Sabia que pode mudar ou melhorar o que quiser em qualquer idade ou fase da vida? Basta querer!!, cuide da sua autoimagem, adeque à sua profissão e idade ou estado em que se encontra, eleve as costas coloque-se numa posição de uma pessoa de sucesso, melhore a comunicação, faça a mudança, peça o apoio adequado, obtenha o conhecimento e as ferramentas corretas que o vão ajudar a adaptar-se ao seu ritmo e sinta a diferença. 

 

  • Aceite a opinião dos outros mas faça o que sente que faz mais feliz, deixar de estar aprisionado ao que os outros possam pensar e antecipar situações que podem não ser a verdadeira realidade, acontecem pela formulação errada de pensamento interno e da falta de comunicação e expor o seu ponto de vista e em saber o que o outro pensa sobre determinada situação. 

 

  • Procure aos poucos melhorar a sua autoimagem, cuide de si, esteja bem em primeiro lugar para si, só assim estará bem para os outros, faça coisas que gosta, tente mais uma vez, altere onde errou, e tente, crie uma nova versão de si!! Se sentir que precisa de ajuda, deixe-se acompanhar por um profissional, e passo a passo melhore a sua autoimagem, mude o visual, escolha cores que favorecem e adapte à sua área profissional. É fundamental para que se sinta melhor, mais feliz consigo e será mais favorável para obter melhores resultados.  

 

  • Seja aquilo que quer ser, viva a vida ao máximo e sinta-se bem consigo, seja uma pessoa mais genuína, faça o que gosta, rodeie-se de pessoas com quem possa aprender, desenvolver-se, que sejam motivadoras, inspiradoras e positivas, encontre a beleza de dentro de si e deixe-a brilhar para fora, treine para o sucesso e sentirá que é melhor e de certeza que não vai querer voltar ao que era, porque afinal você é linda/o. Transforme-se e faça a diferença na sua vida!!     

 

Ana Matos – Consultora e Coach – Academia de Excelência Pessoal

One response to “Como melhorar a minha autoestima e a minha autoimagem?”

  1. Álvaro Magalhães diz:

    Parabéns Ana pelo teu artigo! Excelente 👌

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *