FOCO
Quando procuramos documentação sobre sucesso encontramos com muita frequência um vasto manancial de técnicas e ferramentas sobre definição de objetivos, sobre medo e ansiedade, sobre os tipos de objetivos, enfim, um vasto repositório de métodos e ferramentas que ajudam uma pessoa a ativar o 1º passo para se conseguir alguma coisa: saber o que se quer alcançar.
Vou encontrando nestes já 40 anos de estudo destas áreas, e com maior proximidade nos quase 18 anos de I Have the Power, muitas pessoas com objetivos fantásticos e planos detalhados maravilhosos, mas que se esquecem de algo muito importante: para se conseguir algo temos de trabalhar para isso.
Ora, acontece que para se conseguir trabalhar com eficácia e durante algum tempo, algo que normalmente está associado a grandes objetivos, temos de ter a capacidade de nos mantermos alinhados com o que queremos e a essa capacidade chamamos FOCO.
Sem foco as pessoas perdem-se no caminho e convertem-se nos que eu chamo “salta-pocinhas mentais”.
À segunda-feira querem uma coisa, à quarta-feira já querem outra e na sexta-feira já querem uma terceira coisa. Não conseguem manter um rumo durante muito tempo e isso é uma característica fundamental para se ter sucesso em qualquer área.
Como será possível manter um ritmo adequado de trabalho se não mantemos o alinhamento com um dado objetivo?
Como vamos garantir o atingimento de um objetivo se passamos a vida a mudar de alvo?
Como queremos que o nosso subconsciente nos ajude se não lhe dizemos, de forma repetida e com palavras e atos, o que queremos alcançar?
Ter a capacidade de focar é, pois, fundamental para se conseguir alguma coisa na vida.
Para que consigas melhorar esta tua capacidade, aqui vão algumas dicas que eu sigo há alguns anos e que, se as aplicares, te vão ajudar a alcançar muito mais:
1º define claramente o resultado que queres alcançar e se necessário trabalha nessa descrição para que possa ser visualizável;
2º Verbaliza, em voz alta, a todos os teus conhecidos e amigos, o que vais alcançar. Assim, aumentas o teu nível de compromisso e ajuda a que seja para ti mais fácil decidir que te vais focar no que queres;
3º Ignora e se possível não escutes os que te dizem para desistires.
4º Trabalha repetidamente, em cada dia, para conseguires o que queres e não facilites nem saltes fora desse caminho, até alcançares o objetivo. Não alteres as prioridades, não substituas o objetivo, não tentes ir pelo caminho mais fácil correndo o risco de desistir. Mantém-te firme e persiste até conseguires o que queres e assim manténs o foco e as possibilidades criativas de solucionar problemas e alcançar grandes coisas irão surgir das profundezas do teu subconsciente para te ajudar.
5º Quando alcançares o objetivo comemora e dá um miminho a ti mesmo porque bem o mereces.
Agora, repete isto sempre na tua vida e terás uma vida longa e muito feliz e bem sucedida.
Adelino Cunha – CEO Solfut – I HAVE THE POWER
Excelente artigo!
Este artigo é brilhante! Deveria ser obrigatório para todos os que começam a ter dúvidas do seu caminho.
Muitos parabéns Dr. Adelino Cunha