Relacionamentos em pandemia

Relacionamentos em pandemia

Embora o COVID possa ativar preocupações adicionais sobre o impacto nos relacionamentos, eu diria que ao longo da nossa vida há várias “pandemias” que podem acontecer, pelo que importa ter algumas dicas e métodos que nos ajudem a transformar os relacionamentos em fontes de energia positiva nas nossas vidas.

Partilho aqui 10 ideias e atitudes que deves desenvolver para poderes ter relacionamentos positivos e potenciadores. Depois de 7 anos de namoro e mais de 30 anos de casamento feliz, de ter relacionamentos bons e maus nas empresas e entidades com quem me relaciono, depois de escutar centenas de pessoas em sessões de coaching há mais de 17 anos, tendo estudado e continuando a estudar o melhor que se conhece nesta área complexa, estes são os conselhos mais eficazes que te posso recomendar:

1 – Ninguém gosta de se relacionar com coitadinhos. Assim, assume desde já que TU TENS VALOR e que és capaz de ENFRENTAR QUALQUER OBSTÁCULO, por mais difícil que ele possa parecer.

2 – No início e no final de cada dia, AGRADECE MAIS AS COISAS BOAS DA VIDA, começando por agradecer a VIDA que tens. Estar vivo é sempre melhor que estar morto.

3 – Antes de responderes a algo negativo, CONTA ATÉ 10.

4 – RECONHECE MAIS as coisas boas que outras pessoas fazem. O reconhecimento faz milagres, principalmente a quem é mais carente.

5 – Fala mais em NÓS e menos em EU.

6 – Tem PACIÊNCIA contigo. Não tens de estar sempre certa(o), não tens de ser perfeita(o), pode acontecer que erres de vez em quando.

7 – Tem paciência com os outros. Eles também não são perfeitos, tal como tu não és.

8 – Agenda MOMENTOS a dois. Ex: irem caminhar os dois, verem a televisão os dois, praticarem desporto os dois, etc.. A felicidade constrói-se não vem por geração espontânea.

9 – ACEITA o que não podes mudar e MUDA o que podes para o que GOSTAS.

10 – Se não estás a conseguir melhorar, PEDE AJUDA.

 

Coloca em prática de forma gradual e partilha e o mundo dos humanos ficará muito melhor.

 

Adelino Cunha

Fundador do I Have the Power

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *