Regresso ao Ginásio

Regresso ao Ginásio

E estamos de volta das férias…

Uns animados, outros nem por isso! Mas, acima de tudo, de volta às rotinas! E uma delas que temos de encarar (e sim, é mesmo encarar), é voltar a apostar numa melhor forma física. Porque tenhamos frontalidade de perceber que cometemos erros durante as férias que agora vão ser pagos.

Desde logo, paramos de nos exercitar (para além dos excessos alimentares que nos deliciaram e até enquadraram as férias). E por mais memória muscular que tenhamos, nos primeiros dias de treino vai custar. Vai custar durante os treinos; vai custar nos dias a seguir aos treinos. Por isso, deixo-lhe aqui 3 pequenas sugestões (que espero que use):

Primeira: faça menos, comece devagar, melhor dizendo, recomece devagar. Com menos intensidade, com menos repetições, menos tempo. Vai ver que não se sente tão cansado (nem lá nem nos dias seguintes) e isso dá-lhe mais vontade de voltar. Todos sabemos que exercício físico pode ser de desafio; se a isso juntar dor física, o desafio torna-se naturalmente enorme. Então, evite a dor física o mais possível. Portanto, aplique o «devagar se vai ao longe»!

Segunda: diversifique. Nada como o momento de recomeço para experimentar modalidades, aulas ou equipamentos novos, com novas pessoas ou em novos horários. E vá estando atento(a) ao que sente em relação à novidade. Se gostar mais, fique com a novidade; caso não lhe encha as medidas, volte ao que costumava fazer. De certeza que vai continuar a achar piada!

Terceira: aproveite o tempo para cultivar também a sua saúde mental. Enquanto estiver na passadeira ou a levantar o seu peso, leve os seus fones e escute o seu áudio favorito. Seja para motivar, seja para desenvolver alguma competência pessoal, use esse tempo para fazer duas coisas ao mesmo tempo. Porque mesmo que a sua atenção não esteja totalmente no que está a ouvir (há sempre tanto a acontecer nos ginásios!!), o seu subconsciente está a escutar. E grande parte do que escutar vai influenciar o seu humor, as suas decisões, as suas escolhas e os seus sentimentos e emoções no futuro (próximo ou longínquo, caso mantenha o hábito das audições).
E é neste último aspeto que podemos ajudar. Deixo-lhe o convite de conhecer a variedade de audiobooks que temos no nosso site. Com certeza, irá encontrar pelo menos um que possa acompanhar os seus treinos!

Agora, se é dos(as) que decidiu que seria esta ano que iria trabalhar na sua melhor versão física e ainda não tinha começado, então, este momento não é de recomeço, mas de começo. Se assim for, as sugestões que leu, vão dar jeito na mesma: comece devagar, experimente várias modalidades e aproveite o tempo para cultivar a sua mente.

Seja qual for o seu caso, que seja 2024 o ano em que atinge a sua melhor versão física possível. Ainda faltam 4 meses para o ano terminar e ainda há tempo para a atingir! Espero que acredite nisto! Espero que acredite em si! E faça acontecer!

Cristina Sousa
Consultora de Excelência Pessoal no IHTP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *