Reconstrução do EU

Reconstrução do EU

Há momentos na vida de algumas pessoas em que o mundo desaba.

Problemas financeiros sem solução, empresas que vão à falência, doenças graves que surgem, paixão e confiança destruídas, enfim, um sem número de traumas emocionais que ocorrem na vida das pessoas e que as atiram para os momentos mais dolorosos.

Quando tal acontece a nossa mente activa recursos para tentar gerir a situação e que passam muitas vezes por um certo atordoamento (o que me está a acontecer? Porquê a mim?), seguido em alguns casos de um processo de negação (isto não me está a acontecer…) e que pode terminar em alienação (não quero saber porque se vai resolver).

Passados estes momentos e quando nos apercebemos que afinal é bem real, surgem as questões: o que fazer? Como resolver?

Há pessoas que perante uma adversidade ganham energia suplementar e enfrentam a situação e parece que a adversidade os estimula e motiva.

Há outros que desfalecem, ficam sem energia e não conseguem reagir.

Em qualquer dos casos, passado o “calor da batalha”, o trauma existe, a gravação da recordação aconteceu e jamais serão esquecidos esses momentos difíceis.

Eu já tive alguns destes momentos e senti na pele muito do que aqui descrevo. São efetivamente momentos difíceis e atrevo-me a dizer que a parte material não é a mais relevante mas sim a parte emocional, a relação que se perde, a expectativa sobre pessoas que se destrói, o mau carácter que se descobre, e o efeito de desencanto sobre os seres humanos que se pode instalar, pondo em causa a nossa humanidade e a nossa crença nas pessoas.

Perante este conjunto de circunstâncias temos de, passada a tormenta, recuperarmos e reconstruirmo-nos.

 

Eis, pois, um conjunto de passos que me ajudaram e que te podem ajudar a saíres da zona mais escura da vida e olhares para o futuro com novas energias:

1º Perdoa-te a ti mesmo, se tiveres responsabilidade em algo menos bom, e perdoa rápido a quem te fez mal

2º Afasta-te de quem te prejudicou e procura pessoas boas

3º Aceita o que já não podes alterar, coloca isso no passado e não tentes mudar o que já passou pois não será possível

4º Lembra-te que um momento não faz uma vida e que, passado este momento, daqui a alguns anos, quando olhares para trás verás que foi apenas um momento, pelo que não exageres na dimensão que dás aos acontecimentos

5º Busca apoio em especialistas de PNL (programação neurolinguística) que te possam ajudar a desativar as emoções negativas associadas à experiência.

6º Toma a decisão de recomeçar e de nunca desistir.

7º Olha para o futuro e começa a pensar nos teus novos sonhos que gostarias de alcançar

8º Vai à procura dos caminhos que te possam ajudar a chegar aos teus sonhos

9º Escolhe apenas 1 desses caminhos e foca-te nele. Não te disperses nem percas o foco, pois ele será muito importante para alcançares um novo patamar de sucesso e felicidade.

10º Trabalha, foca-te no que tens de fazer e no mundo novo que vais construir e diverte-te no caminho que escolheres

 

Eu segui por várias vezes esta check-list e sempre fiquei melhor, mais forte e mais capaz, e hoje sinto-me mais tranquilo e seguro de que poderei enfrentar obstáculos e sair melhor depois de cada crise que ultrapasse.

Desejo-te o mesmo para ti.

 

Adelino Cunha – CEO

Solfut, Lda – I HAVE THE POWER

One response to “Reconstrução do EU”

  1. Álvaro Magalhães diz:

    Parabéns Adelino.
    Excelente artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *