Comunicação com eficácia: 3 Estratégias para Professores!

Comunicação com eficácia: 3 Estratégias para Professores!

Comunicação com eficácia é essencial no dia-a-dia dos Professores. Ensinar é transmitir uma mensagem e fazê-lo com sucesso só é possível se a mensagem for recebida e percetível por quem a escuta.

 

Um exemplo prático de comunicação ineficaz e insuficiente

Um dia, a pedido de uma mãe, recebo uma jovem para uma sessão de Student Coaching, para a ajudar a estar mais concentrada na sala de aula. Lembro-me como se fosse hoje. Essa jovem sentada à minha frente, com um semblante um pouco fechado e na expectativa do que se iria passar na sessão. Foi uma experiência surpreendente pela aprendizagem que me proporcionou e pela forma como esta jovem conseguiu ultrapassar este obstáculo.

A dificuldade que ela tinha era bem simples. Passado algum tempo de estar a escutar o professor, ela “desligava”, perdia a concentração, por mais que se esforçasse, não conseguia, era mais forte do que ela.

Numa situação destas, importava saber em que disciplinas isso acontecia e em que disciplinas isso não acontecia. Depois de muito pensar, havia uma disciplina onde isso não acontecia. Ótimo, pensei eu.

A seguir, quis saber o que o professor dessa disciplina fazia de diferente, comparativamente com os outros, para compreender o que a mantinha concentrada mais tempo. Este professor tinha por hábito fazer várias atividades práticas com os alunos. Usavam, por exemplo, o computador, faziam trabalhos em grupo – movimentava-se por entre os alunos e fazia-lhes várias perguntas. Já descobri, disse-lhe eu. Já sei porque “desligas” nas outras disciplinas.

Quando comunicamos com os outros, pensamos a nossa linguagem segundo 3 estratégias:

  • Uma Linguagem mais Visual;
  • Uma Linguagem mais Auditiva;
  • Uma Linguagem mais Cinestésica.

Todos nós pensamos a comunicação dentro destes 3 canais de comunicação, no entanto, ao longo da nossa vida, vamos mostrando maior preponderância a uma delas. No exemplo descrito, a jovem pensa a mensagem de um modo mais cinestésico. Como os professores comunicavam em canais diferentes do seu, diminuíram o seu sucesso de aprendizagem. Isto é válido para a comunicação na escola, mas também entre famílias ou nas empresas.

 

3 Estratégias para melhorar a comunicação

A comunicação eficaz é um trunfo para qualquer professor. Afinal de contas, todos querem desempenhar da melhor forma a sua profissão o que, por sua vez, implica saber comunicar cada vez mais e melhor. A minha sugestão é simples:

  1. Procure aprender um pouco mais sobre as estratégias de Pensamento ensinadas na PNL (Programação Neurolinguística);
  2. Identifique qual será o seu canal preponderante de comunicação;
  3. Procure definir estratégias de comunicação ajustadas aos 3 canais para que consiga comunicar os seus conteúdos com maior eficácia junto dos seus alunos.

 

A seguir estas 3 estratégias, enquanto Professor poderá esperar:

  • Uma melhoria na relação com os seus alunos porque está a ser uma pessoa mais empática, compreendendo que eles são todos diferentes e precisam de uma comunicação diferenciada;
  • Uma diminuição dos conflitos e comportamentos inapropriados porque ao comunicar de uma forma mais eficaz estará a ajudar os seus alunos a sentirem-se mais capazes e confiantes, mais “agarrados” à matéria;
  • Um aumento dos resultados escolares porque se ele compreender a matéria saberá o que fazer e como aplicar a mesma no futuro.

 

Siga estas sugestões! Obtenha maior eficácia na sua comunicação ajudando os seus alunos a triunfarem na escola e na vida!

 

Nelson Ramos

Consultor IHTP Academia de Educação

 


Subscreva o nosso blog!

 


One response to “Comunicação com eficácia: 3 Estratégias para Professores!”

  1. Já tive formação em PNL com o I Have The Power e realmente percebi a importância que tem sabermos comunicar nos 3 canais.
    Excelente artigo e muito obrigado pela partilha Nelson!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.