Vendedor de Sucesso: 3 dicas para aumentar os seus resultados!

Vendedor de Sucesso: 3 dicas para aumentar os seus resultados!

Vendedor bem-sucedido é a ambição de quem trabalha na área comercial. Contudo, são vários os fatores que interferem no processo de uma venda de um negócio e nem sempre é fácil ter isso sempre presente. Há pequenas atitudes por parte do profissional vendedor, que fazem toda a diferença no seu dia-a-dia. É isso que hoje pretendemos abordar.

 

Socorro! Sou vendedor e agora?

Este texto é para vocês, que estão a iniciar-se nesta atividade e para quem já se esqueceu porque se tornou vendedor.

“Pronto! Eu aceito! Vamos experimentar! O que tenho a perder?”. Já não me lembro quantas vezes ouvi estas expressões, ou outras similares, normalmente de jovens que se iniciavam na carreira comercial. Muitas vezes, por falta de opções nas suas áreas de formação ou de eleição, outras vezes, porque precisavam de ganhar algum dinheiro rapidamente.

Na sua grande maioria, não duravam muito. Uns porque antecipavam uma carreira cheia de facilidades e rapidamente perceberam não ser a realidade a que se candidataram; outros porque o dinheiro não aparecia nem com a rapidez, nem nos montantes que tinham imaginado.

Em todos, uma coisa em comum: o olhar de expectativa e maravilha do primeiro dia! Expectativa de tanta coisa nova a acontecer e maravilha por tudo de diferente que estavam a aprender…

E nós, que até já fazemos trabalhamos em vendas há algum tempo, será que ainda nos lembramos do primeiro dia? Da primeira vez que alguém se sentou connosco para nos explicar como se fazia? Da apreensão e ansiedade com que encaramos o primeiro cliente? De toda a confusão que fizemos com os formulários, materiais de apresentação e outros papéis? Pois é! Já vai há algum tempo!

E lembram-se porque é que o fizeram? Porque é que decidiram ser vendedores? Porque ficaram? E porque o continuam a fazer todos os dias?

Este artigo é para vocês. Os que estão agora a começar a trabalhar em vendas e os que precisam de relembrar porque são vendedores. Aqui seguem três conselhos para melhorar a vossa prestação ou tornar o vosso dia mais prazeroso.

 

1. O cliente não tem sempre razão, mas deve pensar que tem!

Ajuda estar sempre do lado do cliente. Quando ele/ela não tem mesmo razão, devemos conseguir trazê-lo para o nosso lado. Podem ser necessárias grandes doses de paciência e bom senso, mas acredite que é o caminho. Infelizmente, não se podem comprar; têm de ser cultivadas. E se algum dia deixar de funcionar, escolha outro cliente!

 

2. Saiba do que está a falar!

Se ainda não se sente à vontade para expor toda a gama de produtos e/ou serviços que representa, não desanime. Opte por uma de duas soluções: ou treina mais, sozinho, para fazer uma melhor figura ou assume que não conhece tudo e mostra o seu lado mais vulnerável ao cliente. A primeira dará sempre melhores resultados do que a segunda. Ao treinar, tem a vantagem de melhorar o seu desempenho e a estimular as suas capacidades. Seja para este emprego, seja para o próximo. Ao assumir que não sabe tudo, corre o risco de algum cliente mais “chico-esperto” aproveitar-se da situação e… não vai correr bem para ninguém. Por isso, estude e treine, sozinho, em frente ao espelho ou com a ajuda da namorada, da mãe ou da vizinha, mas treine. Grave no telemóvel, ouça o seu discurso e perceba o que precisa melhorar. E mesmo quando achar que está bom, continue a treinar para melhorar! Diz o nosso povo que “a prática faz a perfeição” e tem toda a razão!

 

3. Use e abuse dos exemplos que tem ao seu dispor.

De certeza que na sua equipa de vendas, deve existir alguém mais experiente e que tenha mais resultados. Então, veja como faz e, sem receio, copie! Faça como vê fazer! Inventar em vendas normalmente não tem bons resultados. E se tiver hipótese, faça perguntas. Como fez para chegar onde está agora? Quais os desafios que teve de enfrentar? O que corre melhor? O que gosta mais? O que o desafia menos? Prepare as suas próprias questões, consoante os seus maiores desafios e dúvidas. “Mas eu não tenho ninguém, como faço?” Deve existir, com certeza, no mundo, alguém que seja melhor vendedor. Então, estude-o(a). Aprenda com o seu percurso com os problemas que enfrentou e as vitórias que teve, como o conseguiu fazer. E depois, repita. No caso da primeira vez não correr muito bem, relembre-se da segunda dica e volte a tentar!

Ser vendedor é algo único no mundo! Seja persistente, focado, dedicado e vencedor! Só precisa de mostrar ao mundo que sem a sua atividade, ele pára!

 


Subscreva o nosso blog!

 

3 responses to “Vendedor de Sucesso: 3 dicas para aumentar os seus resultados!”

  1. Muito obrigado pela partilha destas dicas!
    São Excelentes!

  2. É sempre bom conhecer pessoas com este dinamismo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *