Sucesso escolar: Qual o segredo para ter bons resultados?

Sucesso escolar: Qual o segredo para ter bons resultados?

O sucesso escolar é algo que todos os estudantes ambicionam. Contudo, nem todos o conseguem alcançar, por falta de método de organização e estudo.
Ao longo dos últimos anos, tenho ajudado jovens estudantes a incrementar os resultados escolares. Recordo-me de uma jovem que tinha como objetivo melhorar a média. Dizia-me que estudava muito, mas que não conseguia subir as notas.
O caso desta aluna não é único. Pelo facto de achar que já estudava muito, a jovem não era capaz de vislumbrar outras possibilidades que a conduzissem ao sucesso escolar.
Para validar esta tese, apresentei à estudante um horário em branco. Pedi-lhe que o colorisse em função das atividades que realizava ao longo da semana. Posteriormente, definimos um plano de ação. Dei-lhe um novo horário em branco, para que o preenchesse com cores de acordo com as minhas indicações.
O objetivo passou a ser colorir o tempo que estava em aulas, pintar blocos de 30 minutos de segunda a sexta que seriam ocupados por imprevistos, assinalar o tempo dedicado diariamente aos estudos, colorir o período ocupado em atividades extracurriculares, pintar o tempo dedicado às várias estratégias definidas no plano de ação e, por último, marcar pausas de 5 a 15 minutos a cada 60 a 90 minutos de estudo.
Após terminar este exercício, pedi à aluna que colocasse os dois horários lado a lado e que refletisse sobre as diferenças. O que mais me surpreendeu foi a sua resposta: “Afinal, eu não estudava assim tanto!”.

 

Organização: O segredo para o sucesso escolar!

Um dos segredos para o sucesso escolar é organizar muito bem as atividades durante a semana. Este alinhamento deve ser feito tendo em conta os objetivos definidos e o plano de ação desenvolvido. É necessário disponibilizarmos alguns minutos para os imprevistos, bem como tempo para nós e para as atividades que nos dão prazer.
Uma coisa é a forma como organizamos o tempo na nossa mente, outra é dispormos de um instrumento físico que nos dê informação, em tempo real, de quão disciplinados somos relativamente ao que fazemos diariamente.
Ao seguirmos o nosso próprio plano de atividades diárias e semanais, cumprindo os horários estabelecidos, estaremos a aumentar exponencialmente a probabilidade de obtermos sucesso e de alcançarmos os nossos objetivos escolares.
Seguindo estes conselhos, a jovem de que vos falo conseguiu aumentar a média de 13,5 valores no primeiro período para 15,6 valores no terceiro período do ano letivo.

 

Nelson Ramos

Consultor IHTP Academia de Educação
 


Subscreva o nosso blog!

 


4 responses to “Sucesso escolar: Qual o segredo para ter bons resultados?”

  1. Excelentes dicas Nelson!
    Muito obrigado pela partilha!

  2. Mário Ferrão diz:

    bom dia
    Gostaria de saber se dão apoio a distancia uma vez que não resido em Portugal, o apoio pretendido é para minha filha de15 anos que frequenta o 10ª ano de escolaridade na escola portuguesa de Luanda

    • Nelson Ramos diz:

      Boa tarde Mário.
      Muito obrigado pela sua questão.
      Sim podemos e fazemos apoio à distância com jovens e também adultos.
      Se permitir, entrarei em contacto consigo através do seu email para esclarecer todas as suas questões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.