Líder Respeitado e Reconhecido numa Liderança Positiva!

Líder Respeitado e Reconhecido numa Liderança Positiva!

Líder verdadeiro, que motive com naturalidade, que seja um pilar de confiança, com grande reconhecimento por quem o segue, não é comum. Ser um líder assim exige empenho, trabalho, dedicação e uma profunda crença em todas as práticas diárias. Se não for sincero, facilmente perde a credibilidade. Querer liderar para motivar, ajudar verdadeiramente os outros a crescer e aprender com eles, não é típico. Mas quando assim é, gera uma força motriz inabalável e capaz de tudo. A isto se chama liderança positiva.

O processo de Liderança está em todo o lado! Em casa, na educação dos nossos filhos; no desporto, onde temos várias cadeias de Liderança, de linhas ascendentes e descendentes; no local de trabalho, extensível a qualquer área, onde nos é apresentada uma hierarquia. Enfim, em todo o lado! Parte do trabalho de um Líder é seguir e fazer seguir a estrutura de Valores da instituição que Lidera. Por isso, parece-me fundamental que os elementos da equipa conheçam os Valores fundamentais da instituição. Não obstante o facto de estar em todo o lado, quantas instituições têm definida uma estrutura de Valores?

 

4 Características Para Um Líder ser Reconhecido

Independentemente de todas as características que devem ser inerentes ao Líder, destaco 4 que considero absolutamente fundamentais para que o Líder seja reconhecido como tal e tenha intervenção direta no bom rendimento dos elementos da sua equipa:

 

1. Reconhecimento

O Reconhecimento é processado de forma muito positiva pelo cérebro e faz verdadeiros milagres ao nível da motivação. Uma palavra de reconhecimento pode catapultar qualquer pessoa para grandes feitos.

 

2. Preocupação genuína

É muito importante as pessoas perceberem que o seu Líder tem uma verdadeira preocupação com eles e não apenas uma preocupação de circunstância, porque fica bem ou porque não querem condicionar os resultados. Os resultados devem ser a consequência do trabalho árduo, do planeamento ajustado, de uma equipa alinhada e de uma liderança orientadora.

 

3. Amor

Considero impossível atingir objectivos de grandes dimensões sem amor. Sobre este ponto, acrescento que, muitas vezes, gostar muito não é suficiente para garantir que a determinação não é abalada e que o compromisso permanece intacto. Amor! O que preciso é amor pelo que se faz!

 

4. Crença Total

A capacidade de acreditar que é possível e, sobretudo, a capacidade de continuar a acreditar quando os obstáculos aparecem… porque eles aparecem! É fundamental! Ter a capacidade de contagiar as pessoas que fazem parte da equipa com esta crença, transforma um grupo de pessoas numa equipa inabalável e, portanto, geradora de grandes resultados!

 

A preocupação com o crescimento de cada elemento da equipa, pelo menos com aqueles que demonstram claramente que querem crescer, deve também ser uma das preocupações de qualquer Líder. Se o Líder é reconhecido pelo trabalho e resultados da sua equipa, não se entende que sonegue informação, impeça o crescimento da equipa e/ou tenha uma postura absolutamente autocrática. Arrisca-se a que o seu exemplo seja seguido, por um ou vários elementos da equipa, corroendo a instituição.

Gosto particularmente do Líder que percebe o que pode aprender com as pessoas que lidera e percebe aquilo que podem acrescentar à equipa. Naturalmente, a decisão caberá sempre ao Líder mas um Líder centrado exclusivamente na sua capacidade e que não proporciona um ambiente propício à descoberta do talento de cada elemento, está a hipotecar a possibilidade de garantir que se pense em equipa, que se crie em equipa e que se cresça em equipa.

 

Pedro Rufino

Consultor, Practitioner PNL e Coach IHTP

Campeão da Europa e Melhor Treinador do Mundo em 2014

 


Subscreva o nosso blog!

 


2 responses to “Líder Respeitado e Reconhecido numa Liderança Positiva!”

  1. Excelente artigo!
    Parabéns Pedro Rufino, concordo plenamente!

  2. Joaquim Muchanga diz:

    Adorei o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.