Como ser um bom vendedor, conhecer pessoas e fazer negócios?

Como ser um bom vendedor, conhecer pessoas e fazer negócios?

Como ser um bom vendedor é uma dúvida que se impõe em muitos profissionais da área das vendas. Uma das características dos bons vendedores é gostar de estar com pessoas, de falar com elas, de as ajudar, de fazer a diferença na sua vida e de, no processo, fazer com que a intervenção mude o seu futuro. Todas estas situações advêm da capacidade de gostar de estar com pessoas!
Obviamente, por não ser “uma pessoa de pessoas”, não quer dizer automaticamente que a sua carreira enquanto vendedor esteja terminada. No entanto, gostar de estar com pessoas é uma característica que ajuda bastante a fazer mais negócios. De certa forma, responde à questão “Como ser um bom vendedor?”.
Então, o que deve fazer se não tiver estas competências? Escolher outra carreira ou habituar-se à ideia de que os seus resultados sejam medianos? Inicialmente, pode parecer que não existe outra solução. Contudo, se assim acha, desengane-se! Existe sempre a possibilidade de aprender a ser mais “people friendly” (amigo das pessoas)!
Reconheço que, no início, pode ter alguma resistência a esta nova tendência. Em alguns momentos, pode até pensar em desistir. No entanto, se aguentar mais um dia, tenho a certeza que será capaz de tornar-se o vendedor que merece ser!
Por onde começar? Desde logo, deve decidir que quer ser um vendedor acima da média! Precisa de se consciencializar que necessita de aprender mais e ter a humildade suficiente para absorver o que precisa para melhorar! Depois de isto estar totalmente esclarecido dentro da sua cabeça, está pronto para ser um bom vendedor.

 

Como ser um bom vendedor? 4 Passos imprescindíveis

 

1. Comece por trabalhar em si!

Comecemos, então, pelo primeiro ponto. Deve compreender que o seu negócio (seja em que área comercial for) precisa de pessoas. Sem elas é impossível fazer mais negócios, por muito bom que seja o seu produto, por muito fantástico que seja o seu serviço.
As pessoas serão sempre a parte mais importante do seu negócio. Além disso, a não ser que quem está a ler seja uma máquina, o comercial também é uma pessoa. Por isso, é importante, começar por trabalhar, em primeiro lugar, em si! Trabalhar na sua progressão será sempre o seu melhor investimento!

 

2. Melhore as suas competências

Preocupe-se em melhorar as suas competências. Pode começar pela capacidade de relacionamento com os outros ou pela sua relação consigo. Também pode focar-se nas suas competências de comunicação, de liderança ou de negociação. Seja qual for a escolha, perceba que é apenas o começo. Caso pretenda manter-se no topo e ser um bom vendedor, vai ter sempre de aprender algo novo. Esta é uma verdade tanto na área comercial como no resto das atividades.
Sempre que melhorar algo em si, que aprender uma nova técnica/ferramenta, vai querer aplica-la! É aqui que entram as pessoas. Pode (e deve) treinar sempre tudo isto consigo, com o seu espelho, com a câmara do seu telemóvel ou até com o seu cão… A escolha é sua, mas treine! Quando tiver a noção que o conceito está apreendido, passe à ação.
Apenas um alerta: não espere tempo demais para aplicar as novas ferramentas. Caso o faça, podem do prazo de validade. Além disso, experimente com os seus clientes ou arranje novos para experimentar (com um grau de comprometimento menor). Isto fará com que conheça pessoas novas e encontre o seu melhor cliente.
Essa vontade de aplicar vai fazê-lo esquecer todas as ideias preconcebidas que possa ter sobre conhecer pessoas! Consequentemente, saberá como ser um bom vendedor. Afinal, já que aprendeu todas estas novas ferramentas, quem é que o vai impedir de as aplicar?

 

3. Saiba encontrar pessoas novas

Portanto, já começou a conhecer pessoas novas. Agora, amplifique! Comece a pensar onde pode encontrar mais pessoas para poder fazer mais negócios. Será que precisa de sair mais? Vai ter de se inscrever em alguns clubes locais? Conhece alguma associação que precise de ajuda ou colaboração? Vai às reuniões de escola dos seus filhos? As salas de espera do dentista? Grupos de empresários? Eventos de networking? Outras pessoas que também passeiam os seus cães? As ocasiões para conhecer pessoas são tantas e tão variadas que só precisa de encontrar o melhor local e a melhor abordagem. Tudo depende do produto que está a vender.
O mais importante é ter imaginação e sentido de oportunidade. Pense comigo: como se chama a pessoa a quem paga o combustível que mete no seu carro? Qual é o nome da pessoa que lhe serve o café todas as manhãs? Como se chama o seu vizinho de baixo? Ou de cima? A pessoa responsável pelo condomínio? A senhora da caixa do supermercado? O pai e a mãe do melhor amigo do seu filho? A pessoa que corre na passadeira ao seu lado? O empregado do restaurante onde almoça todos os dias? E as pessoas que se sentam na mesa ao lado da sua? Se não sabe todas estas respostas, então ainda tem muitas pessoas para conhecer.

 

4. Prepare uma abordagem para início de conversa

Eu percebo que não vai meter conversa sem saber o que vai dizer. Por isso, a sugestão é que tenha duas ou três frases de começo de conversa. Temos aqueles lugares comuns como o tempo, a saúde ou como está a correr o dia. No entanto, se quiser ser mais original, vai ter que se esforçar um pouco. Ao querer ir mais além, vai também estar a trabalhar a sua competência a lidar com pessoas e a preparar-se para ser um bom vendedor.
Pode dizer o que quiser desde que o faça de forma genuína. As pessoas são recetivas à genuinidade e vão aceitar o que lhes disser. Não seja demasiado gentil ou engraçado. A ideia é apenas começar uma conversa.
Isto não quer dizer que deva aproveitar para dar um tratado acerca do seu produto ou serviço. É apenas uma forma de iniciar o seu conhecimento com aquela pessoa. Há um ponto de equilíbrio que vai ter de encontrar. Convém que, em algum momento da conversa, diga o que faz. Talvez não seja na primeira ocasião em que fala com aquela pessoa (a não ser que ela pergunte). Caso seja conveniente, marque um outro momento para falar especificamente do que faz e do que vende. Esta primeira oportunidade de começar a conversa tem de ser marcante para aumentar as suas probabilidades de fazer mais negócios.
Portanto, se optar por ter frases específicas de começo de conversa, seja original, sem ser cansativo. Deixe a sua imaginação funcionar a plenos pulmões. Sempre que pensar em novos sítios para conhecer pessoas, experimente o mais breve possível. Assim, rapidamente vê se funciona ou se precisa de experimentar algo diferente.

 

Continue a aprender a vender mais e melhor com a IHTP

Conhecer pessoas é, efetivamente, a resposta à pergunta “como ser um bom vendedor?” que motivou este artigo. Torne a experiência o mais agradável possível e não vai querer outra coisa! Contudo, existem outras qualidades a serem desenvolvidas. A IHTP tem para si um ebook onde poderá descobrir cinco estratégias para fechar mais negócios. Só precisa de fazer o download gratuito e continuar a percorrer o caminho para se tornar num vendedor melhor.

 

Cristina Sousa
Consultora IHTP Academia Desenvolvimento de Negócios

 

CTA Ebook 5 Estratégias Vencedoras para Vender Mais

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *