Filhos: 5 Passos para ter mais harmonia familiar

Filhos: 5 Passos para ter mais harmonia familiar

A família desempenha um papel fulcral no desenvolvimento dos nossos filhos. Assim, é cada vez mais importante oferecer-lhes harmonia familiar.

“A educação começa em casa” é uma frase utilizada apressadamente e que oiço com frequência em conversas a que assisto ou participo. Contudo, é mais fácil apontar o dedo ou colocar a responsabilidade no outro.

Sabemos que não é de todo assim. Vivemos em comunidade e as crianças aprendem com todos os que as rodeiam. Os pais têm um papel fundamental, mas também a escola, a família, os amigos ou, por exemplo, o treinador de futebol e a professora das atividades extracurriculares.

Que exemplos lhes estamos a dar? Sabemos que as crianças são como esponjas que absorvem tudo o que ouvem e veem. E, se nós somos o espelho delas, será que a nossa linguagem está a ser a mais adequada?

Já ouvi de diferentes pessoas o seguinte: “A minha professora disse-me que eu nunca iria ser bom aluno”. Ainda me recordo perfeitamente da tristeza no olhar e da fisiologia arqueada de cada pessoa ao recordar o momento. Perceba a força das palavras e tenha muita atenção na hora de utilizar o “Nunca” ou o “Sempre”. Poderá facilmente estabelecer uma crença limitadora na criança.

 

As dificuldades dos pais em alcançar harmonia familiar

Atualmente, toda a família (pais e filhos) tem muitas atividades diárias, desportivas e passa muito tempo no trânsito. Além disso, existem ainda os estímulos externos, como por exemplo as redes sociais. Na hora de educar e viver a harmonia familiar, é importante parar, analisar e ajustar.

Através da nossa Academia de Educação, temos recebido muitas queixas de pais que não sabem como impor regras aos seus filhos. Temos observado que estão cansados, cedem à pressão, resignam-se e “não têm cabeça”.

Sabe como colocar o seu filho a fazer o que você quer? Esta é a pergunta para queijinho! Acredita que é muito simples? Acredita nas suas capacidades? Está disposto a aprender para conseguir ter mais harmonia familiar? Afinal de contas, os filhos são a coisa mais importante na vida dos pais, não é verdade?

 

Como moldar o comportamento dos filhos sem conflitos?

Se respondeu afirmativamente às questões anteriores, encontre agora disponibilidade para aprender com os seguintes passos:

  1. Pare, observe e reflita sobre o que se passa à sua volta. Os seus filhos estão felizes, motivados e têm objetivos?
  2. Converse e conheça-os. Eles vão dizer-lhe exatamente o que quer. Podem querer bens materiais ou apenas passar tempo consigo!
  3. Utilize o que já conhece. Agora já sabe o que os seus filhos pretendem. É ir ao cinema ver um filme? Então, utilize esse argumento para o motivar para a ação.
  4. Mova para a ação. Se pretende que o seu filho arrume o quarto, diga-lhe que tem uma surpresa para ele relativamente ao filme que quer ver. Certamente, ele vai ficar entusiasmado e terá um motivo para fazer o que o pai ou a mãe pretendem.
  5. Elogie as boas ações na hora, no momento em que os seus filhos estão a fazer a tarefa. Além disso, não se esqueça de os elogiar no final. Quando estiver com outras pessoas, diga, partilhe e elogie as tarefas feitas por eles. Vão sentir-se especiais, vão ficar motivados e vão voltar a fazê-lo.

 

Mau exemplo:

“Filho, vai já arrumar o teu quarto” ou “Vai arrumar o teu quarto, senão ficas de castigo”.

 

Bom exemplo:

“Filho, arruma o teu quarto se faz favor”. Se ele se opuser, acrescente: “Ok, tudo bem. Sendo assim, irei cancelar a reserva dos bilhetes para o cinema”.

 

A importância de dar o exemplo

Para alcançar harmonia familiar, é muito importante que sejam os pais a dar o exemplo. Faça primeiro, seja líder, mostre. Não utilize chantagem e não inclua o fator medo na equação, pois não vai funcionar. Converse de uma forma tranquila, porque as crianças copiam a maneira como os pais falam! Tenho a certeza de que conseguirá encontrar uma maior harmonia em família.

A experiência na I HAVE THE POWER é muito positiva quando, nos nossos cursos, indicamos aos pais estes exemplos e estas técnicas. Sempre que os mesmos as aplicam corretamente, o sucesso é garantido. Certamente, também funcionará consigo!

Se com a sua família tudo está a correr bem, excelente trabalho. Continue! Mas, se necessitar, use estas dicas e não se esqueça que o treino e a repetição são fundamentais para atingir a excelência.

Partilhe connosco a sua experiência e coloque-nos as suas dúvidas. Estamos disponíveis para o ajudar a ter a família harmoniosa que deseja!

 

Carina Pereira

Consultora IHTP Academia de Educação

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *