A chave do sucesso para resolver problemas e triunfar!

A chave do sucesso para resolver problemas e triunfar!

Percebermos que há sempre solução para os problemas é a chave do sucesso em muitos aspetos da nossa vida. Em alguns momentos, sentimos o mundo a desabar e achamos que é impossível encontrar uma saída. Mas, há um conceito que nos ajuda a olhar para os desafios de outra forma – o Tools For Success.

Basicamente, aprendemos a recorrer a determinadas ferramentas que nos auxiliam mesmo nos momentos que parecem completamente impossíveis de solucionar. Há sempre um caminho. Focar-se nas soluções ao invés dos problemas pode, por vezes, parecer impossível. Mas é precisamente aí que vai encontrar a chave do sucesso!

Enquanto consultores, quando alguém nos pede ajuda para solucionar uma dificuldade, não queremos acrescentar problemas aos que eventualmente já tenha identificado. Não devemos fazer parte do problema, mas antes fazer parte da solução.

Dentro dos vários papéis que desempenhamos – como consultores, trainers, coachs, gestores de projetos ou decisores, nas áreas do mentoring, aconselhamento ou liderança de equipas –fazemos todos parte da solução. Então, também nós podemos ser uma grande ajuda para que os nossos clientes encontrem a chave do sucesso.

 

Excesso de informação vs Necessidade de agir

 

Hoje em dia, somos constantemente encharcados de informação. Desde artigos inócuos, com títulos que começam por “10 passos para” ou “7 coisas que não pode deixar de fazer antes de”, passando por fotos sobre métodos, ferramentas ou pins com as soluções para qualquer situação.

Podem ser excelentes artigos recreativos, imagens inspiradoras e fantásticos lembretes ou resumos. Podemos até lê-los, sorrir e guardar para voltar a ler mais tarde. Mas o que poderá estar a faltar?

Daniel Pink diz que “o hemisfério do cérebro que mais importa não é o racional e analítico, estimulado nas escolas de negócio, mas o lado emocional e sintético, que grita ação”. Devo dizer que concordo a 100%. É preciso AGIR, FAZER!

O quê? O que somos desafiados a conhecer e dominar, para podermos ajudar e fazer parte da solução. Passar à ação, fazer, é um dos fatores críticos e a chave para o sucesso. Considera-se que esta é a capacidade de alcançarmos os objetivos a que nos propomos.

No dia-a-dia, nos vários ambientes em que nos movimentamos, somos permanentemente colocados perante enormes desafios, obstáculos que à partida nos parecem intransponíveis, ou algumas contingências que raramente podemos controlar. Muitas vezes, algumas destas situações são suscitadas por nós ou por quem nos rodeia ou faz parte da nossa equipa. O mais importante é que sejamos capazes de agir e ter o “delivery” esperado.

 

Do zero ao tudo: Como agir para superar os desafios?

 

Há uma questão que nos é colocada muitas vezes pelos nossos clientes: “Porque é que ainda não consigo obter o que quero?”. Questões como esta são excelentes oportunidades para nós – consultores, trainers, coachs – podermos “brilhar”.

É precisamente nestas situações que podemos dizer aos nossos clientes o que conseguimos FAZER para os ajudar. Mas, atenção, esta ajuda tem de ser uma ajuda efetiva. Isto é, tem de ser prática, levando essas pessoas a FAZER, ainda que com o nosso apoio.

Para isso, é preciso partir do zero. É essencial que os profissionais comecem por ajudar o cliente a definir o quadro de referência ou de partida, realizando um diagnóstico. Este deve ser feito depois de estabelecido o quadro de partida, determinando, entre outras coisas, qual ou quais são os fatores críticos de sucesso.

E como identifico estes fatores? Se tenho uma ideia de negócio, ainda que apenas no papel, como consigo saber se é válida? Como verifico que tudo, ou quase tudo, foi devidamente acautelado? Que metodologias posso usar para encontrar soluções para uma, duas ou três situações específicas?

Há uma série de questões que são colocadas quando nos deparamos com desafios reais. Passar do zero ao tudo pode não ser tarefa fácil, mas existem algumas ferramentas que poderão ajudá-lo a alcançar o sucesso desejado.

 

As ferramentas que constituem a chave do sucesso

 

“Vou investir numa dada solução. Posso, por antecipação, saber qual o impacto dessa decisão?”. Podemos elencar uma série de questões associadas ao funcionamento das organizações, grupos de trabalho, projetos ou até do âmbito pessoal onde faz sentido a utilização de ferramentas que levem à obtenção e aplicação da real chave do sucesso (Tools For Success).

As ferramentas para o sucesso deverão sempre ser adaptadas a cada situação. Será a melhor? Podemos sempre ter essa dúvida e ficar a pensar como seria se tivéssemos feito de outra forma. O ideal é recorrer às metodologias que fazem mais sentido em determinado momento.

Enquanto profissionais da área do Coaching, teremos de ser capazes de oferecer soluções aos nossos clientes recorrendo a algumas ferramentas de resolução de problemas e de excelência pessoal. Falo das tais Tools For Success, das quais fazem parte metodologias como o brainstorming, análise SWOT, diagrama de Ishikawa, entre outras.

Através do recurso a estas ferramentas, pretende-se ajudar as pessoas a aumentar a sua produtividade e, consequentemente, alcançar o tão desejado triunfo.

 

Na IHTP, queremos ajudá-lo a encontrar a chave para o seu sucesso! Queremos fazer parte das suas soluções e nunca dos problemas que enfrenta. Esteja atento às nossas ofertas e perceba qual o melhor curso ou evento para si.

 

VER DATAS DOS PRÓXIMOS CURSOS

 

António Balau
Manager IHTP Academia RH & Coaching

 

2 responses to “A chave do sucesso para resolver problemas e triunfar!”

  1. Noémia Martins diz:

    Excelente!

  2. João Miguel Macedo Rodrigues diz:

    Olá!
    Apesar de eu ser formador na área comportamental há vários anos, inclusivamente pertenci a uma empresa de referencia, a Infortec, Projectos & Consultoria, sempre que me é possível, frequento os vossos eventos com a certeza de qua saio mais rico e sobretudo FELIZ! : ))))

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *