Vida saudável, com saúde e bem-estar, por onde começar?

Vida saudável, com saúde e bem-estar, por onde começar?

Vida saudável: o que significa exatamente e por onde começar? Quais são as boas práticas associadas? Vida saudável implica desde logo ter saúde. Mas este conceito, hoje em dia, é muito mais do que não estar doente. Ter uma vida saudável, é estar bem fisicamente mas também mental e socialmente. É estar de bem com a vida, é ter alegria de viver. Pense na sua vida e no seu dia-a-dia, olhe para si, escute o seu corpo. Não está bem? Quer mudar? Se quer uma vida saudável, vai sempre a tempo de começar!

 

# Ter saúde é estar bem plenamente, em termos físicos, mentais e sociais

Hoje em dia a definição de saúde difundida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é a seguinte: Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças.

A verdade é que a maioria de nós quando fala de ter saúde pensa logo na ausência de doenças. Há que mudar este paradigma e começar a associar o conceito de ter saúde a um estado de completo bem-estar. Se o fizermos, teremos uma nova perspetiva sobre o assunto. Alguns dirão que estão cheios de saúde, outros dirão que, embora não estejam doentes, estão com uma péssima saúde.

Ter saúde é portanto o estado de equilíbrio entre o corpo (ausência de doenças) e a mente (bem-estar), tal como Platão disse “Corpo são mente sã”. Este equilíbrio surge num estilo de vida saudável e só é possível assim.

 

# Alimentação e exercício, os aliados de um corpo saudável

A manutenção de um corpo saudável pode ser feita através da alimentação e do exercício. Como escreveu Hipócrates “Que o teu remédio seja o teu alimento e que o teu alimento seja o teu remédio”. A forma como nos alimentamos e a qualidade dos alimentos que ingerimos está intimamente ligada com a nossa saúde. Podemos escolher diferentes tipos de alimentação – alcalina, vegetariana, macrobiótica, paleolítica ou mediterrânea – de acordo com as necessidades, gostos e crenças de cada um. O importante é que seja variada e o mais natural possível, para que seja rica em nutrientes e vitaminas. Alimentos processados, fast food, açúcares e gorduras são alimentos proibidos já que nos conduzem a graves problemas de saúde. Estes em nada acrescentam ao nosso bem-estar, antes pelo contrário.

Para a boa manutenção de um corpo saudável, necessitamos também de praticar exercício. Opções não faltam para se exercitar, para todos os gostos e objetivos, indoor ou outdoor, a pagar ou gratuito, no ginásio ou na rua, correr ou caminhar, subir ou descer escadas, dançar ou nadar, etc… O importante é manter o corpo em movimento, ativo e, de preferência, ao ar livre pois é onde há níveis maiores de oxigénio.

 

# Uma mente saudável: encontre o seu equilíbrio

Quanto à manutenção de uma mente saudável, depende de cada um encontrar a melhor forma de o conseguir. Psicologicamente somos todos diferentes e temos que perceber o que nos incomoda, o que nos perturba e como podemos melhorar para ter uma vida mais completa, alegre, feliz, sem stress e chatices.

Há quem aposte na meditação para manter a mente sã. Há quem opte por estratégias de relativização e higienização do pensamento. A verdade é que estamos sempre a pensar em algo e a imaginar, assim sendo imaginemos algo que nos fortaleça, que nos dê recursos, que nos anime, eliminando pensamentos negativos, pensamentos que nos consomem e deprimem.

Aposte em rir, rir mais, dar boas gargalhadas. Elimina o stress, é libertador, rejuvenesce e estimula o cérebro.

 

Seja grato. Segundo a Universidade da Califórnia, quem expressa gratidão pelas pequenas coisas da vida tem melhor humor, dorme melhor, são mais eficazes na resolução dos problemas e têm menos probabilidade de desenvolver inflamações.

 

A pergunta que muitos colocam é: o que preciso de fazer para melhorar a minha saúde? Mas a pergunta que se impõe é: o que preciso de fazer para me sentir bem e ter uma vida saudável? Aposte numa mente sã num corpo são, como lhe explicamos acima. Adicione tudo o mais que possa tornar a sua vida mais alegre, completa e feliz. Isso depende de pessoa para pessoa porque as realidades, necessidades, os gostos e os objetivos também mudam. Cada um de nós saberá o que precisa de fazer para se sentir ainda melhor: rir mais, andar mais, fazer mais atividades que gosta, comer melhor, dormir mais e melhor, ter objetivos, sonhar mais, ser mais grato, ser mais relaxado, etc… Cabe-nos a nós ter a coragem de fazer a pergunta, responder com sinceridade e tomar a decisão de mudar e tornarmo-nos saudáveis.

 


Subscreva o nosso blog!

 

8 responses to “Vida saudável, com saúde e bem-estar, por onde começar?”

  1. Maria José diz:

    Muito grata pela partilha de sabedoria para uma vida melhor..

  2. Luis Moutinho diz:

    Nada tenho a acrescentar, está espetacular!Parabéns.

  3. Miguel Pires diz:

    Parabéns pelo blog e obrigado pela partilha de conhecimento. Só um reparo: as gorduras são essenciais para o corpo aproveitar as vitaminas lipossolúveis. Mesmo as saturadas, se não forem consumidas em excesso, dentro de uma dieta paleolítica ou até mesmo mediterrânica, além de não fazerem mal são ótimas para a saúde. Esse é um mito que foi criado talvez para esconder o veneno que são os açucares refinados e para enriquecer as farmacêuticas com a venda de medicamentos que, além de inúteis neste aspeto ainda prejudicam gravemente a saúde! Outro aspeto que é importante realçar é a diferença entre o sal marinho ou a flor de sal e o sal refinado! Quando se diz que o sal faz mal à saúde sem se fazer a distinção é outra fraude! A flor de sal ou o sal marinho, numa concentração isotónica fazem milagres à saúde enquanto que o sal refinado é um veneno ao nível do açúcar refinado.

  4. Maria do Carmo amante diz:

    Muitos parabéns pelo dicas de saúde aqui postas,um artigo muito interessante de ler e aplicar no nosso dia a dia.
    É muito importante nos preocuparmos em ter uma boa saúde ,para assim podermos estar de bem com a vida.
    Fico á espera de novos artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *