Alto Rendimento: Melhore o seu desempenho mental!

Alto Rendimento: Melhore o seu desempenho mental!

É cada vez mais evidente a importância do desempenho mental para alcançar o alto rendimento. Quando ouvimos esta última expressão, associamo-la na maioria das vezes a um esforço enorme e apenas à parte física do atleta. Aquilo a que chamamos de alto rendimento desportivo está totalmente interligado com as conquistas feitas pelos desportistas.

Contudo, para tal ser atingido, é necessário aplicar todos os recursos que os atletas têm ao seu dispor. Por isso mesmo, às competências físicas devemos associar sempre o desempenho mental.

Tendo em conta o tema, deixo-vos estas questões:

– Conseguiremos atingir um rendimento elevado, ao nível desportivo ou noutra área da nossa vida, sem que o desempenho mental esteja bem treinado e ajustado ao pormenor?

– É considerável construirmos equipas bem-sucedidas sem grandes pessoas e boas pessoas?

– Quais as características mais importantes num atleta de alta competição?

 

3 Ferramentas para melhorar o desempenho mental

 

Hoje em dia, é necessário darmos a devida atenção ao treino mental e à sua diferenciação nos atletas e nas equipas. Inseridas no treino do desempenho mental, existem inúmeras técnicas e ferramentas que, ao serem postas em prática, podem ter resultados tremendos e bastante diferenciadores.

Neste artigo, gostaria de abordar com mais ênfase três temas que são fulcrais para conseguirmos atingir o alto rendimento. São eles:

  • Projetar triunfar;
  • Ser mentalmente resistente;
  • Seguir um método.

 

1. Focar-se no triunfo ajuda a atingir o alto rendimento

 

Projetar triunfar parece simples, mas nem sempre está tão nítido na mente dos atletas como seria suposto. Quantas vezes já ouviu a expressão “Se pensares em falhar, irás falhar”?

Os atletas profissionais ganham inúmeras competições a nível mundial porque, entre muitas outras coisas, estabelecem objetivos individuais. Depois de definidos, trabalham incansavelmente até os conseguirem alcançar.

Os objetivos têm o poder de ajudar os atletas a continuarem focados e motivados ao longo do tempo, mantendo-os no caminho certo do alto rendimento. Assim, aprender a definir metas e posteriormente trabalhar para as alcançar é uma das muitas características que contribuem para o sucesso dos atletas de competição.

Um desportista, ao estabelecer as suas metas individuais, manterá a nitidez para ter a força necessária para as atingir. Da mesma forma que os atletas de alto rendimento possuem esta característica, também qualquer pessoa a deve aplicar no seu dia-a-dia para alcançar o sucesso.

 

2. Melhorar a resistência mental é essencial no desempenho mental

 

A força mental no desporto é, como vimos anteriormente, tão necessária como ter uma capacidade física excecional. Os atletas com maior sucesso e êxito são também os que têm o pensamento mais “forte”. São aqueles que conseguem resistir mesmo quando surge qualquer tipo de contratempo.

Desengane-se aquele que acha que nunca vai acontecer consigo, porque os contratempos acontecem inevitavelmente no percurso de qualquer triunfador. O que o irá distinguir de um fracassado é o facto de persistir a caminho dos objetivos traçados.

Além da elevada performance física, acrescenta-se o desempenho mental. Isto fica ainda mais evidente quando estudamos os grandes atletas, casos de sucesso em diversos desportos a nível mundial. Os mesmos mostram-nos que é preciso mais do que ser competitivo para ganhar ou alcançar um objetivo. É necessário desafiar-se a superar as suas próprias expectativas. Ou seja, é preciso apontar para grandes feitos e objetivos e conseguir sempre levantar-se mesmo depois de uma adversidade.

 

3. A importância da metodologia para o triunfo

 

Por último, os atletas de competição sabem a importância de manter as suas rotinas controladas. Ou seja, o sucesso e os resultados só aparecem com um grande esforço e dedicação.

A vida dos atletas é organizada ao extremo. Aliás, é dessa forma que conseguem atingir os objetivos traçados e manter o foco nos mesmos. Alguns procedimentos diários podem parecer alternativos e até fora do comum. No entanto, com o passar do tempo, acabam por solidificar a base do sucesso. Vão permitir, num grupo, distinguir uma performance elevada do alto rendimento.

Na I Have The Power, apoiamos diariamente o crescimento pessoal e profissional dos nossos clientes. Queremos ajudá-lo a encontrar-se, a superar-se e a vencer todos os obstáculos. Acompanhe todos os nossos conselhos através do audiobook “Vitaminas para a Mente”, com novos conteúdos todos os meses.

 

Quero estimular a minha mente!

 

Diogo Pinto

Consultor IHTP Academia Desporto

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *