Como encontrar o caminho para alcançar o sucesso?

Como encontrar o caminho para alcançar o sucesso?

Todos ambicionamos ter sucesso, tanto a nível pessoal como profissional. Se reparar, as empresas bem-sucedidas têm uma visão, possuem um propósito. E quanto às pessoas? Terão todas um propósito e uma visão para a sua vida? A grande maioria não tem. Quem tem um propósito e uma visão estará sempre mais perto de ser bem-sucedido.

 

A importância de ter um propósito

 

John C. Maxwell é uma personalidade de referência na área da liderança. O mesmo refere, numa das suas palestras, disponíveis no YouTube, que existem dois grandes dias na vida das pessoas. O primeiro é o dia do seu nascimento e o segundo é o dia em que descobrem o seu propósito.

Quando as pessoas se dedicam a fazer aquilo que mais as apaixona, percebe-se a diferença: tornam-se habitualmente pessoas bem-sucedidas. O sucesso engloba conhecer o seu propósito, ou seja, o seu objetivo na vida.

Quando há turbulência, ou seja, quando as coisas não estão a correr bem, é essencial ter um propósito. Haverá muitos momentos na vida em que as coisas não vão correr bem. Por vezes, podem até correr muito mal e é então que algumas pessoas conseguem manter-se firmes.

São as pessoas que têm objetivos, que conhecem qual é o seu propósito. Estes indivíduos têm a força necessária para ultrapassar todos os obstáculos e dificuldades sem perder a direção.

 

Como encontrar o seu propósito?

 

Como refere John Maxwell, “descobrir o seu propósito pode ser um desafio, mas também pode ser o seu objetivo”. Deve fazer duas perguntas a si próprio. Se conseguir responder, estará mais perto de descobrir o seu propósito.

  1. Qual é a minha paixão na vida?
  2. O que é que eu amo fazer, o que é que eu faço bem?

Deste modo, para encontrar o seu propósito, existem duas possibilidades, ou seja, dois caminhos:

 

O caminho da paixão

 

É quando encontra aquilo que gosta de fazer, que o apaixona. Quando sente que faz uma coisa de que gosta mesmo e ainda lhe pagam por isso. Nesse caso, não vai precisar de estar motivado porque a paixão gera energia. Quando alguém é apaixonado por aquilo que faz, transmite muita energia e isso nota-se na sua motivação.

Pelo contrário, quando nos cruzamos com pessoas sem energia, percebemos que não fazem o que gostam, nem têm paixão. Como diz John Maxwell, “essas pessoas estão mortas, só não tornaram esse facto oficial”.

 

O caminho do talento

 

O segundo caminho é o caminho do talento e tem a ver com aquilo que sabe fazer bem. Questione-se: “O que é que eu amo e sei fazer bem?”. Isso vai dar-lhe pistas para poder mais facilmente descobrir o seu propósito.

 

O sucesso está ao seu alcance!

 

Pessoas bem-sucedidas fazem o que amam e amam o que fazem. O que eu amo normalmente faço bem feito.

Sucesso é também trabalhar e aprender até ao seu potencial máximo. As pessoas de sucesso estão sempre a aprender. Só que o crescimento não é um processo automático, porque nós não crescemos de forma automática. Temos de crescer intencionalmente, propositadamente.

As pessoas que vão trabalhar diariamente não estão necessariamente a crescer todos os dias. Assim como matricular-se no ginásio não coloca ninguém em forma e praticar exercício físico de modo aleatório também não. Apenas seguindo um plano, um método, um objetivo, com compromisso e consistência, vai conseguir ficar em forma.

 

Ser bem-sucedido é um trabalho diário

 

O sucesso também não é um mistério. John Maxwell refere que um dos segredos para ser bem-sucedido é igualmente determinado pela sua agenda diária. O que faz em cada dia pode ajudar a construí-lo ou derrubá-lo. 70% do seu sucesso é determinado por aquilo que faz diariamente e também pelos seus relacionamentos interpessoais.

É importante saber se gosta das pessoas à sua volta e se elas gostam de si. Se prioriza as coisas importantes ou se, pelo contrário, gasta o seu tempo em coisas que não lhe vão trazer nenhum benefício. É muito melhor sermos nós a controlar a agenda do que sermos controlados por ela.

As pessoas que estão perto de si são determinantes e podem influenciar o seu sucesso. Em cada dia, olhe à sua volta e questione-se. Que tipo de pessoas tem ao seu redor? O que estão elas a fazer para melhorarem como pessoas? O que estão a fazer para investirem em si próprias? Se não investirmos em nós, mais ninguém investirá! O que está você a fazer para investir em si? O que está a fazer para poder inspirar os outros a tornarem-se também melhores?

 

3 Dicas importantes para ser bem-sucedido

 

  1. Saber qual é o seu objetivo na vida;
  2. Crescer e atingir o seu potencial máximo;
  3. Semear benefícios que ajudem outras pessoas a ter sucesso.

Faça o que é bom para si, mas faça também coisas que tragam melhorias para os outros. Algo que acrescente valor e ajude as outras pessoas.

Se eu melhoro, os outros melhoram.

Se eu aprendo, os outros aprendem.

Se eu cresço, os outros também crescem.

 

Crie a melhor e mais grandiosa visão para a sua vida, porque você torna-se aquilo em que acredita.
– Oprah Winfrey

 

Jorge Mendonça

Consultor & Manager
Academia Liderança IHTP

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *