Dicas de decoração para tornar os espaços mais harmoniosos

Dicas de decoração para tornar os espaços mais harmoniosos

Sabia que os espaços provocam em nós emoções que nos transportam para momentos de maior harmonia, bem-estar e felicidade? Neste artigo, vai conhecer algumas dicas de decoração para conseguir tornar os seus espaços mais harmoniosos sem perder a autenticidade.

Todos nós já percecionámos diferentes sensações ao entrar em determinados locais. As cores, as texturas e os cheiros despertam sensações que nos levam a diferentes emoções: alegria, tristeza, angústia, tranquilidade, inquietude, paz, raiva ou amor. Importa percebermos de que forma este processo ocorre para sermos capazes de construir ambientes que nos tragam um maior bem-estar.

Para iniciar este processo, é imperativo perceber o que é realmente indispensável para si. Conhecer-se bem, saber o que ama e o que odeia, quais são os seus valores fundamentais e qual o seu objetivo.

Por muitas dicas de decoração que lhe possa dar, ninguém saberá melhor do que você mesmo aquilo que o faz sentir bem. Assim, antes de criar o seu lugar ideal, é essencial definir o que nele quer sentir ou vivenciar. Depois, deve também pensar no que deseja que os outros sintam ou experienciem nesse espaço.


4 Dicas de decoração para viver em harmonia

 

1. Escolha cores que lhe despertam sensações positivas

As cores que escolher deverão estar sempre de acordo com o propósito final. Antes de decidir, pergunte a si mesmo: o que quero que aquele local transmita? Tranquilidade, paz, entusiasmo, criatividade, luxo?

Com base nas suas respostas, escolha a cor que lhe provoque tal sensação. Sabemos atualmente o poder da cromoterapia, por isso podemos e devemos utilizá-la para os nossos fins: o bem-estar e a saúde.

 

2. Organize para se sentir sereno

Para além da cor, a organização do espaço é extremamente importante para os olhos e esta é outra dica de decoração que deve ter em conta. Visualizar cada objeto no devido lugar e ter uma perceção de arrumação e ordem transmite tranquilidade.

O sentimento de organização transporta ao nosso cérebro uma mensagem de serenidade que ajudará a diminuir os níveis de stress, proporcionando uma elevada sensação de bem-estar.

 

3. Aposte em texturas que lhe transmitem harmonia

A escolha das texturas e a temperatura do ambiente são outras importantes dicas de decoração. O que é para si mais atrativo, o macio ou o rugoso? Prefere cadeiras duras ou moles? E os colchões? Os ambientes quentes e frios remetem-no para quê?

Mais uma vez, importa pensar o que queremos com o ambiente que estamos a criar, qual o objetivo e para quem o estamos a construir. Tal como as cores, as texturas e a temperatura criam em nós sensações que nos transportam para vivências positivas ou negativas. Emitem energia e informação que nos faz sentir bem ou mal.

Na realidade, o que pretendemos é criar ambientes que nos levem a níveis superiores de bem-estar e felicidade. Por isso, é importante darmos atenção a estas dicas de decoração.

 

4. Valorize o poder da aromaterapia

O perfume do ambiente também é um fator determinante, já que os cheiros têm o poder de atrair ou repelir. Porque é que gostamos dos aromas de um passeio no campo ou à beira mar? Para onde nos remete o cheiro de uma rosa ou de um protetor solar?

Os cheiros transmitem-nos emoções que provocam uma resposta do cérebro. Assim como a cromoterapia se baseia em cores, a aromaterapia, como o nome indica, é a terapia que utiliza o aroma.

Certamente já percecionou o quão importante é para si o cheiro dos ambientes e como muitas vezes este é determinante para escolher os lugares onde quer ir e ficar. O olfato é, sem dúvida, um dos nossos sentidos mais apurados. A aromaterapia, através do uso de óleos essenciais, pretende provocar uma resposta do nosso organismo proporcionando um maior bem-estar e equilíbrio.

 

Para criarmos ambientes harmoniosos, é essencial seguirmos algumas dicas de decoração e compreendermos o que é a harmonia. Qual o seu significado e o que nos transporta realmente para esse sentimento? Use as cores, as texturas e os cheiros para criar um espaço único, um lugar onde se respire felicidade.

Na IHTP preocupamo-nos em tornar a sua vida mais tranquila e harmoniosa, alcançando o tão desejado bem-estar. Nesse sentido, publicamos frequentemente artigos que visam ajudá-lo a caminhar rumo à felicidade. Subscreva o nosso blog e fique a par de todas as novidades.

 

Anabela Trindade

Consultora IHTP Academia de Saúde e Bem Estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *