Atenção plena: De que forma pode mudar a sua vida?

Atenção plena: De que forma pode mudar a sua vida?

Vivemos tempos agitados e, por isso mesmo, a atenção plena é cada vez mais posta em causa. Tudo está à distância de um clique, de um start, de um on. Somos do tempo do já, do agora, do imediato, mas curiosamente sem darmos a devida atenção a nada nem a ninguém.

Estamos sempre numa imensa correria, mesmo em tempos de férias, já reparou? E não somos só nós. Passamos essa correria e agitação para os nossos familiares e amigos. Depois vêm as típicas frases “e a seguir onde vamos?”, “e a seguir o que vamos fazer?”. E a seguir, e a seguir, e a seguir…

Na verdade, não existe problema nenhum em planear e traçar objetivos. Muito pelo contrário, não fosse o facto de termos acabado de chegar a algum lugar e de ser o momento para apenas “estar”.

 

Aprender a estar em atenção plena

 

O momento em que dedica tempo a apenas “estar” e dar atenção plena é aquele que pode mudar a sua vida. É o instante em que o mundo parece parar e em que o tempo se torna especial.

Esta é a mudança de perspetiva em que passamos a prestar atenção a todos os sentidos despertos e atentos. É “estar”, sentir, saborear, cheirar, ouvir e ver, até o invisível aos olhos. Nesses momentos, normalmente conseguimos dar respostas a muitas perguntas que fizemos ao longo do tempo.

Trata-se essencialmente de aprender a desfrutar do momento, seja uma refeição, uma pessoa ou um lugar. Este acaba por se tornar um tempo grandioso, pois liberta em nós uma série de sensações como gratidão, amor, alegria, paixão e riso. Desperta também as hormonas que geram felicidade e bem-estar:

  • Oxitocina;
  • Serotonina;
  • Endorfina;
  • Dopamina.

A prática da atenção plena deve ser aplicada nos pequenos gestos do dia-a-dia e com todas as pessoas que passam pelas nossas vidas.

 

Um pequeno passo, uma grande mudança

 

Pensar em aplicar a atenção plena no dia-a-dia pode assustar-nos. Por isso, devemos começar por uma pequena jornada de evolução: 5 minutos por dia na primeira semana, 10 minutos diários na segunda semana e assim sucessivamente, até aos 20 minutos/dia no primeiro mês.

Durante este período, devemos focar-nos a 100% num momento à escolha, seja beber um café, abraçar um filho, degustar uma refeição, etc. Depois, temos apenas de estender esta prática a tudo o que fazemos, aos poucos e sem pressa. Um passo de cada vez para chegarmos longe.

Para que todos à nossa volta possam sentir o máximo sentido da vida, há que passar e repassar conhecimento. É importante ensinar outras pessoas a fazerem este pequeno exercício para que os nossos momentos juntos sejam de maior ligação, alegria e felicidade. Esta mensagem deve ser passada principalmente aos jovens e às crianças.

A nossa vida muda na medida em que o nosso bem-estar aumenta, assim como o dos que estão à nossa volta. A vida é bela quando vivida, sentida e saboreada, mas para isso temos de lhe dar a devida atenção.

 

A I Have The Power ajuda todos os dias muitas pessoas a conhecerem-se melhor e a encontrarem o seu bem-estar. Consulte no nosso site os cursos, audiobooks e livros da Academia de Saúde e Bem-Estar.

 

QUERO ALCANÇAR A ATENÇÃO PLENA

 

Anabela Trindade
Consultora IHTP Academia de Saúde e Bem-Estar

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *