Alimentação saudável: conheça 20 dicas úteis e essenciais!

Alimentação saudável: conheça 20 dicas úteis e essenciais!

Alimentação saudável, saúde e estilos de vida saudáveis têm sido assuntos da moda. São temas que cada vez mais suscitam – e bem – interesse por parte das pessoas e existe cada vez mais consciência e preocupação com eles. Contudo, a verdade é que há uma grande tendência para valorizar a saúde apenas quando a perdemos e para adotar boas práticas de vida saudável mediante problemas que surgem. Não cometa esse erro, preocupe-se consigo agora e queira mais e melhor para si.

Comece pela sua alimentação. Queira uma alimentação saudável, cuidada, o mais natural possível, rica e vitamínica, exatamente o que o seu corpo precisa. Uma alimentação saudável reflete-se muito para além do seu prato de comida. Esta tem influência no funcionamento do seu corpo, no estado da sua pele e órgãos, no reforço do seu sistema imunitário, na sua saúde em geral, vitalidade e energia. Preparamos para si 20 dicas para que consiga uma alimentação saudável. Um conjunto de regras simples e básicas para aplicar a partir de hoje e manter um estado pleno de saúde e bem-estar.

 

20 Dicas para uma alimentação saudável:

  1. Ingira uma quantidade apropriada de comida e bebida, nem demais nem de menos, para que o corpo mantenha o seu bom funcionamento e equilíbrio.
  2. Ingira entre 1,5l a 2l de água por dia. Para um cálculo rápido da quantidade necessária de água por dia, tenha em mente cerca de 250ml por cada 10 kg de peso.
  3. Mastigue bem os alimentos, se possível até se tornarem líquidos. Muitos problemas de digestão e fermentação, quer a nível do estômago, quer a nível dos intestinos advém deste pormenor.
  4. Dê preferência aos cereais, frutas, legumes e frutos secos. A alimentação à base de carnes, complexa e estimulante, não proporciona a força, a resistência e vigor intelectual que uma alimentação diversificada e nutritiva fornece.
  5. Tenha uma alimentação variada para que consiga fornecer ao organismo todo o tipo de nutrientes e vitaminas. Claro que a alimentação deve ser ajustada em função da idade e do estilo de vida de cada pessoa. Um atleta ou um trabalhador que despenda muita energia física deve ter uma alimentação mais rica em hidratos de carbono do que alguém que passa o dia sentado, em frente ao computador, que despenda mais energia intelectual, para o qual as frutas são essenciais.
  6. Os hidratos de carbono e as gorduras devem ser comidos com moderação. O seu consumo em excesso acumula-se em forma de gordura.
  7. Dê preferência às gorduras saudáveis como o azeite, as que estão presentes nos frutos secos e em alguns peixes.
  8. Prefira os cereais integrais já estes têm uma maior quantidade de fibra.
  9. Evite refrigerantes já que estes acidificam o sangue e contêm enormes quantidades de açúcar.
  10. Prefira os sumos naturais feitos na hora, com frutas ou legumes frescos.
  11. Beba todos os dias, em jejum, um copo de água com sumo de ½ limão.
  12. Evite os açúcares pois acidificam o sangue, desenvolvem cáries, alimentam as células cancerígenas, aumentam os índices de glicémia no corpo e aceleram o envelhecimento.
  13. Opte por adoçantes naturais como o mel.
  14. Comece o dia com um bom pequeno-almoço.
  15. Introduza a sopa em todas as principais refeições, de preferência sem batata.
  16. Dê preferência aos produtos biológicos.
  17. Evite os fritos.
  18. Tenha uma alimentação o mais natural possível evitando os alimentos industrializados e processados.
  19. Reduza o consumo de Sal.
  20. Evite os molhos.

 

Como vê não é assim tão difícil ter uma alimentação saudável e, com certeza, algumas destas dicas já conhecia. O segredo está na motivação e vontade que precisa para colocar em prática esta mudança. Pense em si, na sua saúde e qualidade de vida. Faça uma alimentação saudável e equilibrada e, se preferir e for mais fácil para si, faça-o gradualmente. Qualquer alteração que introduza, já é positivo para si! Os benefícios que irá sentir vão com certeza motivá-lo a continuar e ir ainda mais além com as boas práticas alimentares. Acredite em si, um dia vai comer com prazer, mais do que por qualquer outra razão, só por ter um prato carregado de vitaminas e nutrientes que encherão os seus dias de saúde e bem-estar.

 

Vanessa Silva

Consultora IHTP Academia de Saúde e Bem Estar

 


Subscreva o nosso blog!

 

2 responses to “Alimentação saudável: conheça 20 dicas úteis e essenciais!”

  1. Maria José diz:

    Excelente. Estou a gostar destas informações sobre alimentação e saúde.
    Nada como depois de férias começar a ter novos hábitos.
    Muito obrigado.
    Maria José Almeida

    • Anabela Trindade diz:

      Gratos pelo seu comentário Maria José .
      Estamos sempre a tempo de iniciar um processo de mudança para uma vida mais saudável , este é o momento.
      Esperamos que os nossos artigos a possam continuar a ajudar .
      Bem haja .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *