Coaching com PNL: Desenvolvimento pessoal e profissional

Coaching com PNL: Desenvolvimento pessoal e profissional

As áreas que estudam o desenvolvimento pessoal têm, nos últimos anos, assistido a uma grande transformação. Lembro-me do tempo em que, para poder comprar um livro sobre o tema, tinha de procurar na secção de Esoterismo das livrarias. Nessa altura, ninguém falava de Coaching ou PNL e muito menos de Coaching com PNL. Estes conceitos estavam reservados a uma elite, sendo sobretudo utilizados nas grandes empresas, onde havia acesso a formação específica sobre este conteúdo.

Hoje, vivemos numa era muito diferente. O saber, outrora reservado às elites, está disponível para cada vez mais pessoas, verificando-se uma maior oferta de livros, workshops, cursos ou certificações.

Neste mercado gigante, surgiram dois poderosos conceitos: o Coaching e a PNL, que têm suscitado um crescente interesse e gerado novas áreas de negócio e variantes profissionais um pouco por todo o mundo.

 

O essencial para perceber o Coaching

 

O Coaching é um processo em que, durante um prazo previamente definido, um profissional (coach) fornece ao seu cliente as ferramentas necessárias para atingir determinado fim. Durante este processo, o coach deve identificar as competências do cliente, ensinando-o a tirar partido das mesmas, ao mesmo tempo que o ajuda a reconhecer e ultrapassar fraquezas.

Quer seja no campo pessoal ou profissional, o coach trabalha lado a lado com o seu cliente para que os objetivos definidos por ambos sejam alcançados.

No contexto individual, o Coaching beneficia a produtividade, aumenta a confiança e a criatividade, melhora a qualidade de vida, entre outras vantagens. Se estivermos a falar do campo profissional, dentro de uma empresa, o Coaching traz benefícios ao nível do envolvimento e compromisso dos colaboradores, trabalho em equipa e desempenho.

 

O que é a PNL?

 

A PNL – Programação Neurolinguística – surgiu nos EUA, na década de 70, resultante dos estudos desenvolvidos por John Grinder e Richard Bandler. Este conceito teve como base a adaptação das estratégias do ser humano, focando-se essencialmente em pessoas bem-sucedidas. A ideia era converter os padrões de sucesso em ferramentas que permitissem ensinar, programar ou condicionar outros seres humanos, melhorando assim o seu desempenho.

Importa referir que, não sendo uma ciência, na prática, a PNL é um conjunto alargado de ferramentas que quando aplicadas corretamente geram resultados positivos na vida das pessoas.

Há muitas áreas nas quais a PNL pode ajudar os indivíduos, nomeadamente desenvolvimento pessoal, desporto de alto rendimento, liderança, comunicação, marketing e aprendizagem.  Além disso, pode ser utilizada para ajudar pessoas com ansiedade, fobias ou stress pós-traumático.

 

Combinar Coaching com PNL: Metodologias e ferramentas

 

O Coaching, sendo um processo e uma metodologia de trabalho, não inclui em si mesmo ferramentas propriamente ditas. Nesse sentido, existe sempre necessidade de recorrer a outras fontes de conhecimento.

Para mim, profissional desta área há vários anos, não existem melhores ferramentas do que as de PNL para ajudar a transformar a vida das pessoas. Então, Coaching com PNL é a combinação perfeita para os profissionais trabalharem junto dos clientes na construção e alcance de objetivos.

Sendo assim, o Coaching é uma metodologia orientada para ajudar as pessoas a descobrirem o melhor de si, a entenderem e ultrapassarem fraquezas e a definirem claramente quais os seus objetivos. A combinação da metodologia de Coaching com PNL e respetivas ferramentas pode ser aplicada, por exemplo, nos seguintes casos:

  • Definição e diagnóstico da situação atual do sujeito ou da equipa, dependendo se se trata de contexto pessoal ou profissional;
  • Determinação dos objetivos a alcançar. Com a ajuda da PNL, podem ser maximizados no que diz respeito à gravação subconsciente das metas a atingir;
  • Identificação de conflitos de valores e realinhamento com as ferramentas de PNL;
  • Reconhecimento das crenças limitadoras, nomeadamente medos, que estejam a impedir a pessoa de agir e que possam ser rapidamente alteradas pela PNL;
  • Identificação das crenças potenciadoras não calibradas que geram distorções na ação;
  • Acompanhamento dos níveis motivacionais e otimização das estratégias a aplicar.

 

Os resultados da combinação de Coaching com PNL

 

Estes são apenas alguns dos casos em que a combinação de Coaching com PNL é altamente virtuosa, destacando-se completamente de qualquer outra estratégia.

Contudo, convém sublinhar que a qualidade dos resultados depende muito da aplicação que as pessoas fazem daquilo que lhes é transmitido pelo coach. Este é talvez o maior desafio de quem quer usar Coaching com PNL: a capacidade de fazer, de aplicar o que já se sabe, com o acompanhamento adequado.

Estas são, sem dúvida, duas áreas emergentes que, quando combinadas, poderão ter um crescente benefício. Para que isso aconteça, importa que a qualidade dos programas de treino seja exigente e certificada por entidades credíveis para que representem realmente uma mais-valia para quem os procura.

 

Na IHTP, trabalhamos para poder fornecer-lhe as ferramentas necessárias para melhorar os seu dia-a-dia e alcançar os seus objetivos. Esteja atento ao nosso blog e às datas dos próximos cursos, para ficar a par de todas as novidades.

 

VER DATAS DOS PRÓXIMOS CURSOS

 

Adelino Cunha
CEO Solfut, Lda – I HAVE THE POWER

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *