Aprender com audiobooks: 3 Pilares para vencer a crise

Aprender com audiobooks: 3 Pilares para vencer a crise

Os audiobooks podem ser aliados importantes para lidarmos melhor com este período de confinamento. Atualmente estamos a atravessar um momento único na história da humanidade: o mundo enfrenta uma pandemia de Covid-19, provocada por um novo tipo de coronavírus.

Tempos como este requerem que o Homem, as famílias, empresas e nações façam algo diferente para conseguir resistir à situação da melhor forma. Tudo no sentido de minimizar os estragos e conseguir preparar da melhor maneira possível o período pós-crise. Na prática, também se torna clara a importância de nos prepararmos para enfrentar situações idênticas no futuro.

 

Manter a mente ativa durante a crise Covid-19 com a ajuda de audiobooks

 

Costuma-se ouvir que a mente é como um jardim: temos que tratar dela para as ervas daninhas não se apoderarem do solo. Hoje, mais do que nunca, estamos em contacto com muito conteúdo que nos pode contaminar e dominar a mente. Estas ervas daninhas podem advir da televisão, da rádio, das conversas do dia a dia entre família e amigos e até das redes sociais.

Curiosamente, muita gente tenta combater a situação com humor e divertimento. Este é, aliás, um mecanismo de defesa para nos proporcionar mais disponibilidade mental para conseguirmos vencer situações de crise.

Existem, no entanto, outras formas de arrancar as ervas daninhas e tratar do jardim da mente para potenciar o melhor que há em nós. Uma delas é aprendendo com ferramentas como os audiobooks, algo a que muitos têm recorrido nesta crise da Covid-19.

Há mais de 2 anos que estou inserido num programa de excelência pessoal designado de Vitaminas Para a Mente. Muito deste conteúdo é transmitido em formato áudio. Hoje decidi partilhar aqui a mensagem que me foi passada no último audiobook disponibilizado.

 

Audiobook Vitaminas para a Mente – 3 Pilares Anti-crise

 

O autor deste conteúdo é Adelino Cunha, CEO da SOLFUT. Lidera uma empresa que tem surgido entre as mais felizes do país nos últimos anos. Aliás, conseguiu colocá-la no 5º lugar deste ranking em 2017! Entre os muitos títulos alcançados, talvez se destaque o facto de ter sido o primeiro português distinguido como um dos 100 melhores GLOBAL COACHING LEADERS.

Mais importante do que qualquer galardão, o que mais admiro na sua personalidade é o facto de colocar em prática aquilo que ensina. Além disso, é congruente no exemplo que dá e que é enquanto pessoa. Pude percebê-lo ao longo dos últimos anos em que tive a sorte de poder privar com ele e com a sua família.

No audiobook 3 Pilares Anti-crise – que integra o plano Vitaminas para a Mente – são referenciados dois grandes momentos a ter em consideração num processo de crise:

  • Durante a crise, as pessoas procuram minimizar o estrago a todo o custo (ou pelo menos deveriam);
  • No pós-crise, existe um conjunto de fatores determinantes para lidar com os danos, fortalecer e preparar para melhorar tudo o que é possível. Nesta fase, será importante retirar aprendizagens de tudo o que aconteceu.

 

Os 3 pilares fundamentais anti-crise deste audiobook

 

1. Saúde

A primeira prioridade é a capacidade de cuidarmos de nós próprios, do nosso físico e da nossa mente. Para isso é preciso termos atenção à alimentação, praticarmos exercício físico, termos cuidados de higiene e bons hábitos em geral.

Conseguir estar na nossa melhor forma dá-nos uma maior resistência para superar situações e acontecimentos normais do dia a dia. Além disso, dá-nos uma proteção adicional para uma situação mais extrema, como é o caso de uma crise.

Estamos mais fortes para o nosso organismo reagir, mas também mentalmente mais preparados para aguentar situações como, por exemplo, o atual isolamento social.

 

2. Capacidade

Este segundo pilar está relacionado com o conhecimento e com os recursos. Em momentos de crise as aprendizagens, tanto de áreas técnicas (hard skills) como comportamentais (soft skills), dão-nos mais bagagem para:

  • Enfrentar com conhecimento e recursos alguma eventualidade futura;
  • Saber como gerir emoções e responder a situações durante a crise. Tudo isto para minimizar os estragos e conseguir perceber as oportunidades para aprender e melhorar. Muitas pessoas têm aproveitado a situação atual de quarentena para recorrer a formações online.
  • Recuperar depois da crise, regressando à vida normal com as adaptações necessárias. O objetivo passa por sermos melhores pessoas do que antes, tanto em termos de pensamento, como de sentimentos e ações.

 

3. Segurança

O audiobook refere que o sentimento de segurança é fundamental para enfrentar épocas de crise. Para esta sensação contribui a nossa casa, a sociedade que integramos e as forças de segurança pública. Mas, para além da segurança física, também é muito importante a segurança financeira.

Em tempos de paz, uma parte considerável da sociedade orienta os recursos financeiros para o que não é mais relevante. Assim, a consequência é não haver uma preparação necessária para enfrentar situações de emergência que possam surgir. Esta é uma realidade que muitos indivíduos, famílias, empresas, sociedades e governos enfrentam agora. Este tipo de comportamento pode pôr em causa um futuro melhor.

Mais uma vez, a preparação de um “pé de meia” para um dia difícil pode fazer toda a diferença a longo prazo. Para ajudar, pode perguntar-se: quanto tempo consigo viver com o estilo de vida atual, apenas com o dinheiro que tenho guardado? A resposta permite-lhe ter uma ideia mais realista do tempo que é capaz de resistir a uma crise.

 

Pontos importantes a reter sobre o audiobook

 

A fórmula para superar situações difíceis de crise inclui:

  1. Cuidar da saúde o melhor possível. Não temos tudo o que precisamos se não pudermos usufruir da vida por falta de saúde;
  2. Desenvolver capacidades ao nível de conhecimento e recursos. A sabedoria confere aptidões de adaptação a vários cenários;
  3. Ter a segurança necessária para superar todo o tipo de adversidades e a duração das mesmas, sejam físicas ou financeiras.

 

Neste momento existe muita gente a sofrer e não sabemos ao certo quanto tempo é que esta crise vai durar. Por isso, só há uma coisa a fazer: desenvolver o ser humano o melhor possível dentro daquilo que são os recursos disponíveis. Melhores pessoas conseguem melhores resultados!

Continue a aprender com ajuda dos Powerful Audiobooks da I Have The Power. Complemente os seus conhecimentos nesta e noutras áreas. Aproveite a crise para crescer enquanto pessoa!

 

Quero descobrir os audiobooks IHTP

 

 

Edgardo Lopes
Consultor IHTP Academia de Liderança
Sargento do Exército Português

 

One response to “Aprender com audiobooks: 3 Pilares para vencer a crise”

  1. Parabéns Edgardo pelo teu artigo 👌

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *