Hipnose: Surpreenda-se com os benefícios desta terapêutica!
A hipnose pode ser definida como um estado alterado e expansivo da consciência, semelhante à vigília ou ao sono. Não leva a perdas de consciência, sendo este um dos diversos mitos associados à terapia. Contrariamente, permite que todo o conhecimento que adquirimos ao longo da vida fique disponível.
A palavra hipnose foi criada por James Braid (1795-1860), investigador e um dos pioneiros no estudo desta técnica. O cientista concluiu que o procedimento conduzia a um estado de sono induzido. Por isso, o nome foi criado a partir do termo Hipnos, o deus grego do sono. Apesar de as conclusões de Braid não estarem corretas, o termo hipnose estava já difundido e manteve-se em utilização.
Anos mais tarde, Milton Erickson, um dos principais teóricos e fundadores da corrente moderna desta terapia – a hipnose conversacional – definiu-a como um estado mais alargado e sem limites da consciência. Através do mesmo, o indivíduo adquire novos recursos e pode desenhar outros caminhos para si e para a sua vida.
Um método terapêutico seguro e eficaz
A esta altura, poderá estar a pensar que entrar em transe pode ser, eventualmente, um processo complexo. Contudo, isso não é verdade. Está provado que, a cada 90 minutos, entramos num estado de transe natural. Este pode ocorrer quando vemos um filme, conduzimos num percurso que nos é familiar ou quando estamos apaixonados.
Em nenhum momento, a pessoa pode ser hipnotizada sem o seu consentimento. O indivíduo hipnotizado jamais perde a lucidez e a consciência, e, consequentemente, o controle da situação. A ideia de que poderá revelar segredos é igualmente um mito, que deve ser devidamente esclarecido.
Várias vezes nos questionam se a pessoa em transe pode não voltar a despertar. Saiba que, se o hipnoterapeuta se ausenta de junto do seu paciente por algum tempo, este “acordará” sozinho. O processo acontece tão naturalmente como se tivesse dormido uma sesta.
Benefícios e formas de atuação da hipnose
Fazer terapia por hipnose permite ao hipnoterapeuta aceder a informações que ajudam a resolver o problema do paciente. Esta terapêutica trabalha com o mecanismo mais poderoso – a mente. É no inconsciente que ficam gravadas memórias, acontecimentos e informações que fomentam a perturbação, a doença ou qualquer tipo de desafio que a pessoa possa vivenciar.
As emoções recalcadas limitam a nossa saúde e bem-estar. Ao trabalhar com a hipnose clínica, damos novos significados e inoculamos esses momentos. Assim, as experiências guardadas deixam de ser traumáticas e de desencadear estados ansiosos ou depressivos.
Em hipnose, trabalhamos com sugestão, implícita ao processo de comunicação e que pode ser direta ou indireta, auto ou hétero. A mesma tem o objetivo de influenciar positivamente a resolução do problema, processo ou estado que leva a pessoa à consulta. A utilização da hipnoterapia permite resolver perturbações funcionais e psicopatologias. Este método é mais célere do que a alternativa psicoterapêutica.
Tendo por base a hipnose moderna ou naturalista, de Milton Erickson, o hipnoterapeuta atua como facilitador neste processo. O seu papel é cooperar com o paciente para que este consiga alcançar o que procura e resolver o problema. Um dos ex-libris do processo de terapia com hipnose é a utilização das metáforas. “As metáforas adormecem as crianças e despertam os adultos.”
A terapia que ajuda a lidar com emoções recalcadas
Em transe hipnótico, é possível aceder, na origem, às reais emoções e dimensões psíquicas do paciente. As mesmas estão na base dos problemas que levam a pessoa a ser consultada por um especialista. Memórias recalcadas ou recordações difíceis são facilmente acessíveis em estado de transe.
Desta forma, é possível ao terapeuta aceder a estas memórias de uma posição externa, enquanto observador objetivo. O utente poderá, assim, entender, dar novo significado e resolver aquela situação.
A hipnose permite ainda, através da utilização de diferentes técnicas, intervir em diversas áreas da saúde física, mental, psíquica e emocional. Há largos anos que é utilizada na Europa e nos Estados Unidos, tendo sido comprovados os seus resultados na prática clínica. Existe, por isso, uma procura crescente de novas soluções em psicoterapia, que respeitem a individualidade da pessoa, no seu todo.
A hipnose é um dos mecanismos que pode utilizar para alcançar uma vida mais equilibrada e feliz. Mas não é o único! Conheça outros conselhos e dicas no nosso ebook 4 Passos para um corpo e mente saudáveis. Aprenda a melhorar a sua saúde e a alcançar o bem-estar!
Andreia Dias e Ricardo Telo
Consultores IHTP Academia Saúde e Bem-Estar
Excelente artigo Andreia Dias e Ricardo Telo!
Obrigado por partilharem o vosso conhecimento sobre Hipnose, pois não tinha conhecimento concreto sobre a área.
Bem haja Ricardo pelo seu comentário.
Muito obrigada pelo excelente artigo, muito esclarecedor.
Parabéns aos dois.
Gratos pela seu comentario Carina , ficamos felizes de poder ajudar .