Líder de Sucesso: 5 Estratégias para Desenvolver a Liderança!

Líder de Sucesso: 5 Estratégias para Desenvolver a Liderança!

Líder de sucesso e chefe são termos que geram alguma confusão. Há pessoas à frente de equipas ou empresas que desempenham apenas o papel de chefes. A era em que o líder precisava de ter uma posição social, um carro diferenciado e a melhor casa do bairro terminou. Isso pode existir, mas não determina quem é um líder de sucesso. A chave está na atitude e nas estratégias usadas para desenvolver a liderança.

 

1. Saber diferenciar o título do estado mental

Ter um cargo de sonho não impede que muitos chefes se sintam sem poder algum. A postura do líder de sucesso está no comando interior e não no status exterior. Está em saber responder às situações mesmo quando ninguém vislumbra uma saída.

O líder pode ou não ter o título de líder. É a sua atitude que faz com que brilhe e se destaque entre os demais pela forma de ser. Vejamos estes dois exemplos.

De um lado, temos um diretor financeiro que zela por cada euro da empresa, mas não consegue gerir o orçamento familiar e faz gastos impulsivos. Só se sente líder de sucesso quando veste a camisola de diretor financeiro. Fora desse contexto, não tem coragem de aplicar o que sabe.

Do outro lado, temos uma mãe que, não tendo nenhum título de liderança, é um exemplo para os filhos. Dá o máximo e ajuda os outros a cumprir os valores praticados pela família. Na vida profissional, age da mesma forma. Não é o título que lhe dá força, mas sim aquilo em que  acredita e demonstra através dos seus atos.

Quando o tema é liderança, há quem esteja focado no título e tenha a necessidade de ser tratado como chefe. Quem precisa de ter um título para se sentir líder dificilmente triunfará a longo prazo. Um líder de sucesso pode sê-lo em qualquer área da vida. Basta alterar o estado mental e vestir a atitude de líder.

 

2. Aplicar a estratégia dos três i’s

Inspiração: Uma pessoa inspirada por outros seres e ideias consegue inspirar com o seu entusiasmo. A inspiração surge em variadíssimas situações e lugares: ao dar um passeio pela Natureza, a ajudar os outros ou a superar uma situação difícil. Um líder de sucesso pode ser fonte de inspiração para quem faz e também para quem vê.

Influência: A capacidade de influenciar os outros advém em grande medida da capacidade de comunicar. Não basta saber por onde ir, é necessário partilhar a visão com os que estão à sua volta. É nesta partilha que vai encontrar companhia (equipa) para o caminho (visão comum) e com ela contornar as pedras e buracos (obstáculos), chegando ao destino desejado (sucesso).

Impacto: Um líder de sucesso acaba por impactar muitas vidas e, acima de tudo, a sua própria vida. À medida que vai caminhando, vai fazendo o caminho e construindo o caminhante. Um líder com a inspiração correta, comunicação adequada e ação alinhada acaba por influenciar os outros. Os líderes de sucesso são pessoas impactantes no mundo!

 

3. Ter excelência na execução

A excelência na execução só se consegue de uma forma: praticando. A prática é a mãe da perfeição. Mas não é qualquer prática. É fazendo as coisas da melhor forma que se consegue que se melhora cada vez mais aquilo que é feito.

Olhemos para o exemplo de um colaborador que fica responsável por um edifício. O objetivo é manter as instalações a funcionar corretamente, mas ele melhora aspetos que vão para além da sua responsabilidade. Fá-lo porque a sua filosofia é transformar tudo aquilo em que toca em ouro.

Quando se entrega o máximo valor a tudo o que se faz, até a coisa mais simples pode ser transformada em arte. O segredo consiste em estar presente de corpo e alma, seja em microtarefas, seja em missões grandiosas. Ser a melhor versão de nós próprios consegue levar-nos à excelência.

 

4. Construir relações

Nunca ninguém construiu nada grandioso sozinho. Os grandes sonhos, os grandes feitos, as grandes conquistas são sempre conseguidos através de sinergias. Mas como se conseguem estes contactos e estas equipas? Construindo relações!

Criar relações em todas as áreas da vida passa por criar empatia e perceber os outros antes de ser percebido. Há livros, cursos e técnicas que podem ajudar, como conhecer os canais de comunicação em que cada pessoa funciona. Mas o melhor remédio é mesmo relacionar-se com pessoas e perceber as suas capacidades e limitações.

Um líder de sucesso tem defeitos e virtudes. Mas, ao invés de esconder os defeitos, aprende com eles. Um verdadeiro líder deve ser o primeiro a reconhecer o bom trabalho da equipa e o primeiro a reconhecer as falhas, predispondo-se para ajudar a melhorar os resultados.

Motivação, reconhecimento e interajuda fazem parte do prisma do líder. Cada momento de interação é uma oportunidade para desenvolver a liderança. Como? Se perceber que o entusiasmo é mais importante do que a mensagem, cada conversa vivida transmite mais do que um contacto comum. É o cultivar de um relacionamento.

Construir relações é sentir-se focado na pessoa com quem fala, ouvindo-a verdadeiramente e não estando ao telemóvel ao mesmo tempo. É cumprir as promessas que faz ao seu filho, é devolver as chamadas não atendidas ao seu irmão. É perceber que somos todos um só e que a individualidade jamais terá tanto poder quanto o coletivo.

 

5. Criar outros líderes

A missão última de um líder é criar outros líderes. É transmitir aos outros aquilo que sabe, respeitando a identidade de cada pessoa. Criar outros líderes não é limitá-los a seguir os seus passos. É partilhar o mesmo sonho e seguir na mesma direção.

Quem não percebe que tudo o que faz pode influenciar os outros não se concentra numa atitude de liderança. Porém, quem sabe que cada palavra ou gesto pode semear sonhos na mente dos outros, deixa de ser uma luzinha, passa a ser um foco que ilumina o caminho dos outros.

Como diz John Maxwell, “o líder é aquele que sabe o caminho, percorre o caminho e mostra o caminho”. Também você pode ser um líder de sucesso, desde que tome a decisão de o ser e pratique a liderança na sua vida!

 

Edgardo Lopes

Sargento do Exército Português

Consultor IHTP Academia de Liderança

 


Subscreva o nosso blog!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *