Sucesso em vendas: Como lidar com dias maus?

Sucesso em vendas: Como lidar com dias maus?

Para se alcançar o sucesso em vendas, também é preciso saber lidar com os dias maus. Todos nós, comerciais, temos momentos em que nos apetece atirar a toalha ao chão. Esses são os dias em que as vendas não acontecem… e nem sempre é por causa do que não fazemos.

Se fosse esse o caso, o sentimento de desilusão e frustração com os clientes não seria grave. Se eu não fiz o que devia, como é que posso estar chateado com os outros? Não fiz telefonemas, não mandei emails, não publicitei nas redes sociais, não visitei clientes. Então, como é que posso querer ter sucesso em vendas?

Não são esses os dias de que falarei neste artigo. Referir-me-ei àqueles em que faço tudo o que sei que tenho de fazer (e quero fazer), mas mesmo assim os clientes não aparecem.

 

Nem sempre o nosso esforço resulta em vendas!

 

Acreditar muito no pensamento positivo (eu acredito) ou apenas visualizar os meus resultados não chega. É mesmo preciso fazer! Há dias em que, ainda que façamos o devido, os clientes não cumprem aquilo a que se comprometeram connosco, seja porque não nos souberam dizer que não, mudaram de ideias ou a nossa oferta não se revelou a mais importante.

Não importa qual foi a razão pela qual os clientes não compraram quando disseram que o iam fazer. A verdade é que este tipo de situação compromete o nosso sucesso em vendas e nos deixa um amargo de boca que nem o melhor chocolate tira!

Acima de tudo, parece-me que o que nos deixa frustrados é a consciência de como o nosso produto ou serviço iria ajudar o cliente. Só que agora já não vai acontecer. Sim, eu sei que a nós também não nos fazia mal mais um contributo para o sucesso em vendas. Por conseguinte, há algo que temos de fazer, sob pena de desistirmos e deitarmos a toalha ao chão.

 

1. O sucesso em vendas depende da autoavaliação e aprendizagem

 

A primeira coisa a fazer é perceber claramente que não fizemos o nosso trabalho da melhor forma. Se tivéssemos convencido o cliente do valor do produto ou serviço, ele teria comprado! Por isso, precisamos de melhorar a nossa apresentação. As melhorias podem passar por:

  • Termos um discurso mais assertivo;
  • Sermos mais esclarecedores;
  • Criarmos relações mais fortes com os clientes.

Cada um de nós terá de olhar para o que faz e perceber como pode melhorar para atingir o sucesso em vendas. Outra forma de crescer pode passar por aprender novas competências. Na IHTP, pode frequentar o curso Sales Mastery – Alto Desempenho em Vendas com PNL. Conheça-o em detalhe.

 

2. Reconsiderar a estratégia e o público

 

A segunda coisa que devemos fazer é perceber se estamos a fazer esforços suficientes. Além disso, temos de verificar se estamos a abordar clientes que estão interessados no nosso produto ou serviço. Desta forma, será possível determinar se o problema é apenas uma falha na estratégia ou no público-alvo.

Encostar a escada na parede errada faz com que desperdicemos energia e tempo, sem fazer o melhor investimento com o nosso know-how comercial. Por isso, temos de olhar para os números, esses malfadados a que temos tanta aversão. Sem os conhecermos, não conseguimos perceber nada do nosso negócio e ficamos mais longe de alcançar o sucesso em vendas.

Já lá vão os tempos em que bastava saber falar muito e bem para se consumarem as vendas. Hoje, temos de ter um conhecimento maior e mais diversificado para sermos bons vendedores! Acima de tudo, os fatores que influenciam as nossas vendas, os números determinantes, têm de ser dominados. Se não os conhece ou tem dúvidas, pergunte.

Existe sempre algum elemento na equipa que estará disposto a partilhar consigo este tipo de conhecimento. Se não o encontrar no seu grupo de trabalho, então está na hora de mudar de equipa.

Além disso, também há livros onde pode aprender ou vídeos a que pode assistir. No era atual de informação liberalizada, não podemos esquecer que tudo está ao alcance de um clique. Utilize todas as ferramentas ao seu dispor.

 

3. A importância da visão

 

Por fim, é importante olhar e relembrar a razão pela qual continuamos na área comercial. Porque fazemos o que fazemos e nos levantamos da cama todos os dias? Devemos olhar para aquilo a que chamamos visão, que não é mais do que o objetivo maior, uma perspetiva relativamente ao futuro. É o mais inspirador de todos os sonhos: é a meta maior!

Se ainda não tem uma resposta muito clara, insista! Sem uma visão, os dias são mais pesados. Torna-se mais difícil sair da cama de manhã. Vive-se à espera da sexta-feira, porque a seguir vem o alívio do fim de semana. Vive-se um dia de cada vez quando fomos feitos para muito mais do que aquilo que fazemos!

 

O nosso sucesso depende de nós!

 

Fomos feitos para vencer e para triunfar! Mesmo que haja dias em que não nos apetece lidar com os clientes, a forma como agimos faz a diferença!

Fazemos a diferença na vida de alguns clientes (sim, porque nem todos são iguais) e nos nossos sonhos! E estes merecem que insistamos e persistamos! Só assim nos tornaremos a pessoa que vai conseguir concretizar a visão!

Então, que venham os dias menos bons, porque a seguir a esses vêm os melhores! Devemos estar prontos para os receber! Acreditar em nós próprios e no que sabemos. Assim, as vendas acontecerão!

 

Se ainda assim necessitar de ajuda, na IHTP, podemos auxiliá-lo na criação da sua melhor versão. Descubra a nossa oferta formativa na área de vendas e inscreva-se. Ajude-nos a trilhar consigo o caminho para o seu sucesso.

 

Quero alcançar o sucesso em vendas

 

Cristina Sousa

Consultora IHTP Academia Desenvolvimento de Negócios

 

One response to “Sucesso em vendas: Como lidar com dias maus?”

  1. Parabéns Cristina pelo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *