Técnicas de vendas: 4 Dicas para vender mais sem impingir!

Técnicas de vendas: 4 Dicas para vender mais sem impingir!

As técnicas de vendas são os principais truques que os vendedores utilizam para conseguir vender mais! Todos pretendemos o mesmo e trabalhamos para esse objetivo. Ninguém está na área comercial para ter resultados fracos ou para ficar atrás dos seus colegas de equipa.

Todos queremos alcançar o primeiro lugar do ranking, mas nem todos podem lá estar. Aliás, a ideia do primeiro lugar significa que há quem fique em segundo, terceiro e por aí fora. De outra forma, não fazia sentido haver classificação.

Então, o que fazemos para vender mais? Essa, provavelmente, é a pergunta que ecoa na cabeça de todos os vendedores, principalmente dos melhores e daqueles que ocupam os primeiros lugares. A esses, a cada mês, trimestre, semestre ou ano que passa, a pergunta deve ser repetida mais alto.

Se é difícil chegar aos lugares cimeiros, mais desafiante se torna manter-se lá. Além disso, quem chega ao primeiro lugar não gosta (pelo menos os comerciais que conheço) de baixar para segundo. Por isso, precisa de ter cada vez mais ferramentas, trunfos, métodos e técnicas de vendas. O objetivo é continuar a vender mais e melhorar a sua apresentação de serviços.

Neste artigo, vou apresentar-lhe quatro dicas que o podem ajudar a suprir a necessidade de vender mais. Mas também para continuar a melhorar, sem ter de impingir nada a ninguém!

 

1. Aposte em si mesmo para conseguir vender mais

 

A primeira dica é apostar sempre em si e creditar que é capaz, mesmo naquelas fases em que as coisas não correm exatamente como pretende. Confiar em si, mesmo que mais ninguém o faça, pode implicar melhorar algumas das suas técnicas de vendas (aquelas que já possui, mas que ainda não estão a ser postas em prática a 100%).

Normalmente, passa por aprender a fazer algo novo ou a fazer a diferença. Diz o nosso povo que “o Diabo está nos detalhes” e é bem verdade! Na área comercial, é absurdamente verdade! E, na maioria dos casos, pode não ter de implicar grande investimento da sua parte. Pode ser ler um livro novo, assistir a uns vídeos online ou fazer um pequeno curso ou workshop. Investir em si é sempre uma aposta ganha e o trilho certo para conseguir vender mais, com mais profissionalismo.

Enquanto melhora as suas competências, também fortalece a sua capacidade de acreditar que é capaz. Ao aprender mais e melhor (por exemplo, sobre técnicas de vendas), vai melhorar as suas competências! Acreditar que é capaz de mais e mais depressa vai-se entranhando no seu subconsciente. Com o passar dos dias, faz com que aplique melhor as técnicas de vendas e cumpra tarefas mais rapidamente.

 

2. Comunicar assertivamente é uma importante técnica de vendas

 

A segunda dica para conseguir vender é garantir que está efetivamente a comunicar de forma assertiva. Tradicionalmente, um bom vendedor teria de ser alguém que falasse “pelos cotovelos”. Nos dias que correm, já não é assim.

Atualmente, todos os consumidores têm pouco tempo disponível e são bombardeados com milhares de mensagens publicitárias por dia. A escolha é feita de uma forma muito rápida e criteriosa. Por isso, a mensagem de cada produto ou serviço tem de ser cada vez mais eficaz, precisa, direta, consistente, criativa e eficiente. Tudo isto vai permitir aplicar as técnicas de vendas da melhor forma.

Nesse sentido, deve rever a sua mensagem de venda. Já percebeu quem é o seu público? Já conhece as “dores” que o seu produto ou serviço evita ou diminui? Então, a sua mensagem tem de demonstrar rapidamente que consegue suprir essas questões.

Aqui, o mais importante é ser rápido. Se demorar muito tempo ou a parte importante não for imediatamente percetível, pode estar a perder oportunidades para vender mais. Com este registo, o seu comprador vai perder interesse e focar-se noutra mensagem publicitária qualquer.

Já agora, seja criativo! Ao conseguir rapidamente prender a atenção do consumidor, pela forma diferente de apresentar a mensagem, estará a ganhar pontos. A diferenciação e a criatividade fazem com que os clientes captem a mensagem ao nível do subconsciente e do consciente. E isso faz toda a diferença.

 

3. Perceba as necessidades do cliente

 

A terceira sugestão para conseguir vender mais é perceber exatamente quais são as necessidades do seu cliente. A maior ou menor capacidade para aumentar o seu volume de negócio está intimamente ligada à relação que cria com os consumidores. É importante que venda a um cliente algo de que este precisa ou que vai ajudá-lo a resolver as suas necessidades. Caso contrário, é meio caminho andado para que não volte a vender.

Na aplicação das técnicas de vendas, esforce-se por dar sempre ao seu cliente aquilo que ele espera de si. Ao fazê-lo, acabará por conseguir alcançar uma série de objetivos:

  • Aumenta a confiança do seu cliente em si. Pense sempre no que ele precisa e encontre a melhor solução;
  • Fideliza clientes. Passará a ser a primeira escolha quando o cliente pensar em comprar;
  • Melhora os resultados. Ao vender constantemente, mantém as suas vendas sem flutuações e, com o passar dos anos, vai conseguindo aumentá-las;
  • Cria uma reputação de bom vendedor. Tal pode significar melhorias de rendimentos e de equipas comerciais;
  • Passa a vender sempre que quiser, sem esforço. A reputação torna-se o motor dos seus resultados.

Vender sem “impingir” é, então, uma das principais técnicas de vendas que convém adotar. Aliás, deve passar a ser a sua forma de estar nas vendas!

Em algumas empresas, os problemas de gestão de stock podem obrigá-lo a dar prioridade a um determinado produto. É algo aceitável esporadicamente no mundo dos negócios. Contudo, não deve ser a regra, mas sim a exceção! Se os diretores comerciais não entenderem isto, vão acabar por perder alguns clientes!

Procurar constantemente novos clientes sem dar atenção aos que já estão fidelizados não é a opção mais inteligente para nenhuma atividade comercial. Apenas faz com que esta esteja sempre a ser reiniciada.

 

4. Seja inteligente a vender

 

Por fim, a quarta dica é que seja inteligente na aplicação das suas técnicas de vendas, na sua atividade e na gestão do seu tempo. Invista naqueles que o podem ajudar a ser um melhor comercial e a vender mais.

Foque-se em quem efetivamente precisa dos seus produtos ou serviços. Esses clientes serão sempre os que irão comprar mais. Por isso, se ainda não os encontrou, procure-os! Mas sem esquecer quem o ajudou a chegar ao lugar onde se encontra atualmente.

Assim, para fazer com que a venda seja algo que acontece naturalmente deve:

  • Saber tratar bem os clientes que já tem;
  • Perceber quais as suas necessidades;
  • Conseguir resolver as questões que têm ou os desafios que encaram, sabendo identificar o produto ou serviço mais indicado.

Claro que isto demora algum tempo. Mas a atividade comercial é uma maratona e não um sprint!

 

Quer melhorar as suas técnicas de vendas? Com a ajuda da I Have The Power, pode começar a fazê-lo a partir de agora. Só precisa de descarregar gratuitamente o ebook 5 Estratégias Vencedoras para Vender Mais. Seja um vendedor eficaz e caminhe connosco rumo ao sucesso!

 

Cristina Sousa

Consultora IHTP Academia Desenvolvimento de Negócios

 

CTA Ebook 5 Estratégias Vencedoras para Vender Mais

 

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *