Personal trainer: As 5 principais funções do guru do treino!

Personal trainer: As 5 principais funções do guru do treino!

O personal trainer é, por vezes, referido como “super vendedor” de personal training. A sua missão é delinear um plano de treino personalizado que permita aos clientes atingirem os seus objetivos. Nesse sentido, a expressão não é a mais correta para designar este profissional. Vendedor define aquele que usa táticas de persuasão para vender, ou seja, que presta um serviço que tem como finalidade transacionar um produto.

No serviço de personal training, a palavra vendedor deveria ser abolida. De facto, a função do personal trainer não é vender. O seu principal papel é aconselhar, motivar e ensinar as melhores práticas para que os clientes atinjam os resultados pretendidos.

Assim, os “super vendedores” de personal training não são mais do que excelentes técnicos de exercício físico. Estes profissionais criam, numa primeira instância, um enorme rapport (ou seja, relacionamento estreito) com o cliente. Posteriormente, deixam-no completamente à vontade para perceber quais as suas necessidades e qual a sua meta.

Após identificá-las, o personal trainer irá criar o mapa (planeamento adequado de longo, médio e curto prazo) que deve ser seguido e monitorizado diariamente. Esse acompanhamento é essencial para que os resultados apareçam no final. O mapa delineado não é imutável e há necessidade de ajustes constantes para que nada falhe.

 

Conheça as 5 principais tarefas do personal trainer

Ser um personal trainer de sucesso vai muito além dos planos e dos dias de treino. É uma tarefa constante de proximidade e de coaching com o cliente. Só desta forma é possível que este assuma o compromisso de atingir os resultados a que se propôs.

O treino é uma ínfima parte do dia a dia dos clientes. Os personal trainers só controlam a 100% uma média de 2 a 3 horas da sua semana. Por isso, se apenas lhes derem atenção nesse período, os resultados obtidos serão praticamente nulos.

Tendo isto em mente, indicamos de seguida as principais tarefas dos gurus do personal training:

  1. Comprometem o cliente com o resultado pretendido;
  2. Traçam um mapa (planeamento) personalizado;
  3. Dão informações constantes sobre aspetos técnicos de treino, alimentação, descanso, hábitos saudáveis, entre outros;
  4. Encaram como missão atingir os resultados nos timings pré-definidos;
  5. São profissionais no ativo 24 sobre 24 horas.

 

Seguindo estes passos, o personal training deixa de ser um produto para venda e passa a ser uma solução. Desta postura profissional resultam clientes para toda a vida. Os mesmos ficarão satisfeitos com o trabalho prestado e irão referenciá-lo a outros que precisem de obter resultados.

 

Se gostou deste artigo, não perca todos os conteúdos exclusivos dos consultores I Have The Power. Aceite o desafio! Subscreva o nosso blog e fique sempre a par de todas as novidades.

 

Miguel Andrade

Consultor IHTP Academia Desporto

 


Subscreva o nosso blog!